Egresso do UniOpet vence concurso estadual de culinária

08 de dezembro de 2023 0 min

Uma receita da época da faculdade, que conta com técnica de cozinha molecular, foi a responsável pela vitória do professor Ricardo Bois no Concurso de Receitas do programa "Caminhos do Campo”. O resultado premiou a melhor receita do concurso, sendo nove receitas ao todo. O prato usou ingredientes paranaenses bem conhecidos, como frango, milho e pinhão.

“O diferencial da receita era a espuma. É a chamada cozinha molecular: quem observa o prato tem a sensação de que vai comer um mousse, mas na verdade tem outro gosto na hora de provar. Aprendi a técnica com a professora Camila Pazello”, detalhou Ricardo, que é egresso do curso de Gastronomia do UniOpet.

Natural de Umuarama, ele também é professor de História e leciona no Colégio Estadual Júlia Wanderley. Ricardo se formou como tecnólogo em Gastronomia no UniOpet em 2012.

"A gastronomia é uma arte que vai além do simples preparo de alimentos: é uma celebração da diversidade de sabores, texturas e aromas que a culinária oferece. O manuseio habilidoso dos ingredientes transforma simples elementos em obras-primas, transmitindo paixão e criatividade à mesa. A gastronomia é uma expressão artística que nutre não apenas o corpo, mas também a alma", descreve.

Esta foi a primeira vez que participou de um concurso de receitas. “Fiz a inscrição, e foi uma surpresa quando fiquei sabendo que eu era finalista. Depois a RPC TV foi gravar a matéria, em seguida foi ao ar e abriu para votação por duas semanas”.

Gastronomia UniOpet

No UniOpet, o curso de Gastronomia forma profissionais em educação tecnológica com foco específico, capazes de atender mais rapidamente às demandas de mercado, voltados para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Gastronomia. Na modalidade semipresencial (EAD com encontros presenciais), o curso de tecnólogo tem duração de dois anos e é pioneiro em Curitiba, criado há 14 anos.

O curso é estruturado em módulos para a formação de profissionais completos e multidisciplinares. "Ao final de cada semestre, o aluno estará capacitado em uma área específica como, por exemplo: gestão de hospitalidade, técnicas de cozinha, food concepts e cozinheiro profissional. O curso possui duas disciplinas exclusivas: Café e Cozinha Criativa, sendo o único de Curitiba em que o aluno sai com certificação de barista. O Bistrô Escola proporciona ao aluno a prática da produção, venda, gestão e empreendedorismo", detalha a professora Camila Pazello, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição.