Estudos sobre economia circular atestam que a implantação desse modelo de negócio vem ganhando cada vez mais terreno no Brasil. A economia circular nada mais é do que um modelo de produção e consumo que envolve a reutilização, reparação, renovação e reciclagem de produtos, no lugar do simples descarte.
Dessa maneira, o ciclo de vida dos bens de consumo é aumentado, diminuindo a quantidade de resíduos e promovendo o uso mais consciente dos recursos naturais, o que contribui para a preservação do meio ambiente.
A economia circular está presente em diversos setores, desde a compra e venda de roupas em brechós até a utilização de embalagens retornáveis, por exemplo. E vai ser desdobrada durante o Climathon UniOpet 2023, edição paranaense do evento global que será realizada pelo Centro Universitário UniOpet em parceria com o Impact Hub no dia 28 de outubro.
No Paraná, universitários e empreendedores estarão reunidos em um hackathon de 12 horas para fomentar localmente o combate às práticas que vêm provocando acentuadas mudanças climáticas no planeta. Inscreva-se gratuitamente para o Climathon pelo link.
Além de reforçar a formação cidadã dos profissionais da instituição, o evento estimula áreas fundamentais como meio ambiente, sustentabilidade, governança e economia circular.
Na economia circular, os materiais são aproveitados em cadeia de forma cíclica e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas, para reduzir a extração e ampliar sua disponibilidade. Assim, a economia circular tem potencial para reverter danos ambientais como o aquecimento global
O hackathon vai estimular os participantes a desenvolverem soluções de combate às mudanças climáticas em projetos que atendam às necessidades locais. Entre os parceiros confirmados estão Renault, Condor e iCities, além do Vale do Pinhão. Além de reunir em um só espaço de networking líderes locais, empresas e autoridades, o Climathon reforça a formação cidadã dos profissionais do UniOpet.
O grupo que ficar em 1º lugar ganha um tablet para cada integrante, mentoria e visita técnica na Fiep, além de participar do Smart City Expo Curitiba 2024. O 2º lugar ganha uma Alexa cada um e o 3º lugar leva um kit de casa inteligente.
Curitiba será a única cidade do estado a participar do Climathon, evento global que ocorre simultaneamente em todo o mundo, envolvendo mais de 30 mil participantes, com mil eventos realizados desde 2015. O programa faz parte do EIT Climate-KIC, comunidade de inovação e conhecimento para uma economia zero carbono.
“As inscrições são individuais, mas os desafios serão em equipes de cinco pessoas. Alguns já se organizam para ir em equipe, outros poderão montar seus grupos na hora. Os participantes unem forças com outros empreendedores, estudantes e desenvolvedores com ideias semelhantes. A sociedade ganha ideias e soluções para as mudanças climáticas que podem se tornar negócios reais. Também haverá certificação de atividades complementares”, convida Raphaella Caçapava, head do OpetLab, hub de inovação que acelera carreiras e integra ações do UniOpet com o mercado.
Durante o hackathon, as equipes irão criar soluções para a área industrial ou poder público, com auxílio dos mentores. “Também teremos pitchs ao longo do dia, para inspirar os participantes. Ao final do dia, haverá os pitchs simultaneamente de todos os grupos. As cinco melhores notas irão para o palco principal, com apresentação para todos os presentes, com premiação dos três melhores”, detalha.
Participe do Climathon
Para se preparar para idear sobre os desafios da mudança climática em Curitiba, confira as datas da jornada do Climathon UniOpet 2023:
●18 de outubro – Oficina 02/02 da metodologia Human Centered Design
●18 de outubro – Talks Climathon UniOpet no Congresso Sesi ODS 2023
●23 de outubro – Esquenta online Climathon UniOpet
●28 de outubro – 12 horas de hackathon (Climathon UniOpet)