Distrações e comunicação: Hábitos para estudar e trabalhar em casa

26 de março de 2020 0 min


Afastamento das distrações em sua casa e comunicação com as pessoas de seu convívio são essenciais para um bom home office

Continuamos nossa caminhada na busca por inserir hábitos que ajudem vocês, estudantes do UniOpet, a desenvolver seus estudos em home office, durante este período de isolamento social adotado como medida preventiva devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Vamos aos hábitos 5 e 6.


Hábito 5 - Afaste-se das distrações 


Um dos principais desafios para manter a concentração em casa é que ela é repleta de tentações para o lazer e distração. 

Televisão, vídeo-game, sofá, rede, cozinha, cama, pessoas, animais de estimação… são inúmeras possibilidades prontas para tirar seu foco a qualquer momento de descuido.

A única maneira de se manter longe dessas distrações é através do Hábito 1, usando seu local sagrado para e estudar.

E não podemos esquecer da maior de todas as distrações, que está praticamente colada em nós, do momento que acordamos à hora que vamos dormir: o celular. 

Quando precisamos de concentração, este aparelho se torna nosso maior inimigo com todos as notificações e aplicativos para as mais diversas funções - que em sua maioria não são relacionadas a estudo ou trabalho. 

Portanto, recomenda-se deixar o celular longe ou no modo avião (deixe ele para os momento de descanso do hábito 4).

Para estudar no computador, certifique-se que a sua conexão de internet é estável e segura. Mas cuidado! Deixe as redes sociais, os portais de notícia e demais conteúdos não pertinentes às aulas para depois.

Hábito 6 – Comunique-se com pessoas (que moram com você ou não) 


Quando você está em regime de home office, é comum que nem todas as pessoas que habitem o mesmo teto que você saibam que você está estudando ou trabalhando em horários e locais específicos. 

Portanto é fundamental que você comunique seus horários de estudo para evitar problemas desnecessários de barulho, privacidade, entre outras coisas. 

Estenda esse comunicado também para as pessoas que não moram com você. 

Deixe um telefone para recados de emergência enquanto você estiver desconectado do mundo e focado em suas tarefas.

Essa medida vai te ajudar muito a evitar situações que devem te distrair. Explique que você precisa da colaboração de todos e que se tudo der certo todos sairão ganhando. Se quiser, você pode até oferecer alguma recompensa, fica a dica!

Com o passar dos dias de quarentena, as pessoas vão começar a entender seu ritmo e seus horários, e logo todos vão respeitar seu tempo de home office e sua produtividade vai aumentar para que seu aprendizado durante as aulas do UniOpet não seja comprometido.


Não perca amanhã o último artigo de nossa série de bons hábitos para o estudante do UniOpet adotarem nos estudos durante o período de quarentena. Você está conseguindo aplicá-los no seu dia a dia?