Dicas para criar uma apresentação de sucesso

27 de agosto de 2020 0 min

Confira algumas dicas para sua apresentação se tornar um momento agradável para você e, principalmente, para sua plateia  

Planeje antes em um arquivo de texto ou no papel  

Evite abrir o Power Point, ou qualquer outro aplicativo de apresentações antes de planejar bem no papel qual será o roteiro de sua apresentação. A sugestão da empresária Laís Vargas, que é dona da empresa Minimiza - Apresentações sem firulas é  determinar antes qual será o “flow”, o ritmo da apresentação. 

“Eu sei que é difícil e que nosso instinto induz a abrir o Power Point e começar a criar um “slide mestre”. Esquece slide mestre, paleta de cores e tipos de fontes. Particularmente, gosto bastante de pensar nesse flow e desenhar vários quadrados no papel (cada quadrado representa um slide) e, depois do flow, rabisco o que entrará em cada slide”, recomenda a especialista. 

Se você dedicar 60% do seu tempo planejando a apresentação, com certeza ela será um sucesso  

No máximo 140 caracteres por slide  

Para quem está assistindo a uma palestra, apresentação acadêmica ou profissional, se torna muito cansativo e até mesmo irritante muito texto em um slide só. Apresentação não pode ser confundida com uma dissertação.  

Por isso é extremamente importante fazer um slide limpo, com pouca informação, salientando palavras chaves e destacando imagens, gráficos e demais alternativas visuais. O texto precisa estar conectado com a imagem apresentada no slide, para que a plateia entenda a relação entre eles e consiga gravar mais facilmente a mensagem.  

Uma boa imagem pode substituir palavras excedentes 

Ao invés de exagerar em um texto muito longo, procure imagens em alta resolução no Google ou em bancos gratuitos de imagem. Dessa forma, não se preocupe com a quantidade de slides, essa informação é relevante quando há muito texto no slide e você vai ler cada palavra antes de explicar.  

Atenção para uma dica bônus! Como buscar boas imagens livre de royalties no Google?  A dica também veio da especialista, Laís Vargas, em um dos textos mais lidos no ano de 2018 no Linkedin:   

No Google: Digite a palavra que deseja (exemplo: “green frog” — de preferência digite a palavra em inglês) > vá em “Imagens” > Clique no símbolo da engrenagem no lado direito > Entre em “pesquisa avançada” > Na opção “tamanho de imagem”, selecione “Grande” > Aperte no botão azul inferior. Pronto! Dessa forma, todas as imagens da busca estarão em alta resolução e você pode utilizar sem medo dos pixels.  

Outros bancos de imagens (gratuitos):  

  1. Visual Hunt 
  2. Pexels 
  3. Behance 
  4. Pinterest  

Treine! Treine! Treine! 

Depois que você já desenvolveu todos os seus slides, já escreveu um bom roteiro, agora é a hora mais importante: treine! Fale seu texto de frente ao espelho, apresente pros seus familiares e amigos, se possível. 

Você sabia? Steve Jobs reservava dois dias inteiros em sua agenda para se preparar para as apresentações de novos produtos da Apple (o layout de seus slides não eram lindos, mas sua linha de raciocínio e sua firmeza ao apresentar eram tão incríveis que revejo seus vídeos de tempos em tempos).  

Seja um contador de histórias 

O que muitos palestrantes pecam é na quantidade de dados e informação sem nenhum envolvimento de personagens, emoções e conflitos na narrativa. É preciso gerar na plateia alguma identificação com o que você estiver falando. 

Busque em sua pesquisa histórias curiosas a respeito do assunto, ou até mesmo uma passagem pessoal da sua vida, desde que não seja uma exposição exagerada de sua intimidade. No meio de sua apresentação faça perguntas, chame a plateia a participar para que se sintam parte do assunto, como em uma conversa descontraída.  

 

 

Fonte de Pesquisa  

Compartilhe