Dicas de etiqueta digital para networking durante o isolamento social

12 de maio de 2020 0 min

Etiqueta digital é algo importante para você que quer cultivar um bom networking durante a quarentena

A pandemia de Covid-19 mudou a rotina de todo mundo literalmente. Em todos os países as medidas de isolamento social para controlar a curva de contaminação têm sido tomadas, mas alguns afazeres e responsabilidades não podem parar. 

Agora, mais do que nunca, a comunicação via plataformas eletrônicas se tornou um grande aliado das pessoas nesses tempos de comunicação à distância, como é o caso inclusive do UniOpet. 

Mas como se portar de maneira adequada para fazer um bom networking e sair da quarentena com boas oportunidades engatilhadas para sua carreira? Existe uma espécie de etiqueta digital para este mundo profissional digital? 

É o que você vai descobrir neste artigo.

Seja claro, positivo e objetivo

Tanto para o mundo real quanto para o mundo digital, procure ter uma atuação mais positiva na medida do possível. 

O hábito de ficar reclamando ou desabafando nas redes sociais deve ser evitado especialmente nas redes profissionais, ainda mais se a reclamação for direcionada a alguma empresa, colegas de trabalho ou mesmo relacionada à falta de oportunidades no mercado. 

Lembre-se que as pessoas não gostam de ficar ouvindo histórias ruins. Para postagens mais pessoais, dê preferência a redes sociais como o Facebook.

Explique o motivo da conexão

Ninguém dá a mínima atenção para aquela frase “gostaria de adicioná-lo à minha rede de contatos” no LinkedIn. Isso é tão genérico que chega a parecer preguiçoso. 

Personalize essa sua mensagem e chame a atenção de quem você gostaria de ter na sua rede explicando o real motivo do interesse nessa conexão. 

Mas não se prolongue muito, seja objetivo e principalmente sincero.

Cultive os relacionamentos

O fato de ter uma pessoa na sua rede de contatos não significa muita coisa em termos de networking. Assim como na modalidade presencial, no relacionamento virtual não adianta ficar tempo demais sem cultivar o relacionamento e, da noite para o dia, pedir um emprego.

Foque nas interações em publicações e comentários, sem exageros e bajulação. 

Isso é importante para se manter no radar dos profissionais.

Compartilhe informações relevantes

Ao expor sua imagem no LinkedIn ou em alguma outra rede social profissional, procure sempre fazer isso com conteúdo. Participe ativamente em grupos e publicações no seu perfil que sejam relevantes para a sua área e que seja interessante para seu círculo profissional. 

Do contrário você estará apenas floodando o feed com informações aleatórias e que podem prejudicar a sua imagem.

Peça recomendação para quem você indicaria como referência

A regra na hora de solicitar uma recomendação é essa: peça para pessoas que conhecem o seu trabalho e que poderiam dar referências profissionais suas a um recrutador. 

Muitas vezes falta bom senso nessa hora, e essa prática pode causar incômodos desnecessários.

Recomende só quem você realmente indicaria

A regra da indicação vale também hora de recomendar alguém no LinkedIn. Mesmo com o peso de uma recomendação virtual sendo menor do que o de pedir uma recomendação. 

Lembre-se de que é o seu nome e a sua credibilidade que estão em jogo. 

Aja sempre com bom-senso.



E aí, pronto para aplicar isso no seu dia a dia na hora de fazer o networking durante a quarentena?

Conte para nós o que você achou deste artigo.



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet