Dia do Arquiteto: Os impactos positivos para a sociedade

14 de dezembro de 2023 0 min

O Dia do Arquiteto, comemorado em 15 de dezembro, homenageia o nascimento de um dos maiores profissionais da área em todo o mundo, Oscar Niemeyer (1907-2012). O arquiteto foi quem transformou Brasília em um verdadeiro museu a céu aberto. 

Em entrevista ao Jornal da Globo, em 2007, Niemeyer falou sobre o objetivo da arquitetura na sociedade. "O que nós queremos na arquitetura, com a mudança na sociedade, não é nada especial, As casas de luxo serão menores. Os grandes empreendimentos urbanos, os cassinos, os teatros, os museus, tudo isso será maior, ainda porque, todos deles poderão participar. Não basta fazer uma cidade moderna. É preciso mudar a sociedade", disse à época. 

E é entre grandes edifícios e o caos das cidades que a mudança acontece. A necessidade de alternativas sustentáveis que possam moldar o futuro do planeta é o grande desafio dos profissionais da arquitetura. Pensar de forma que as cidades possibilitem aos seus moradores viver com qualidade, reduzindo as desigualdades, aliando responsabilidade social e a tecnologia. Ao contrário do que se imagina, os arquitetos não são responsáveis apenas por projetos residenciais, carregando também a parte urbanística, ou seja, do planejamento de cidades que atendam às necessidades da população. 

Há alguns anos as Cidades Inteligentes são tema de diversas feiras e palestras ao redor do planeta. É evidente a importância do debate para garantir um futuro melhor para as próximas gerações, tendo em vista os problemas ambientais que temos vivenciado ao longo dos últimos anos. 

Curitiba tem se destacado neste cenário e é considerada pioneira na adoção e desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022, recebendo o prêmio de Cidade mais Inteligente do Mundo em 2023.

Escola de Engenharia e Arquitetura

Para atuar tanto na área de Arquitetura, quanto em Urbanismo, é preciso formação técnica de qualidade. O Curso Superior Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do UniOpet une a formação artística e humana com as disciplinas de exatas e tecnológicas. 

O aluno estuda História da Arquitetura e Urbanismo, meios de expressão, topografia, projetos integrados, tecnologia das construções, conforto ambiental, instalações prediais, sistemas estruturais, planejamento urbano e BIM (Modelagem da Informação da Construção).

Com duração de cinco anos na modalidade presencial, o curso oferece formação para o futuro profissional de arquitetura que, na maioria das vezes, irá trabalhar em conjunto com um engenheiro civil, acompanhando a construção, gerenciando a mão de obra e os custos da obra. Além disso, projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. É um profissional de fundamental importância para o crescimento, racionalização e humanização das cidades. Por essas razões a tecnologia BIM agrega e muito no conhecimento e interação com as diversas áreas de projeto. 


Compartilhe