Crie seu próprio método de estudo para aprender ainda mais

06 de julho de 2020 0 min

Cada pessoa tem sua fórmula de aprendizado, é possível encontrar formas criativas de fixar conteúdos complexos e até aprender coisas que achava que não tinha vocação  

Assistir às aulas, pesquisar e produzir pesquisas diretamente de casa, com tantos atrativos (séries, livros, descanso, lanchinhos …)pode ser um desafio absurdo pra muita gente. 

Manter o foco nos estudos quando os tempos são incertos e as transmissões são via internet tornam as coisas ainda mais difíceis. Da parte dos professores, o desafio é criar atividades colaborativas que correspondam diretamente ao interesse dos alunos. 

A ideia é estar sempre flexibilizando para que as estratégias de aprendizado sejam mais criativas mesmo com todo esse distanciamento social recomendado por consequência do Coronavírus. Tudo bem, mas e os alunos? 

Como eles podem fazer para que o seu processo pessoal de estudo possa ser mais efetivo e produtivo sendo que, para cada pessoa, essa fórmula é muito única? 

A resposta é uma só: autoconhecimento 

Algumas dicas podem lhe guiar neste caminho de descoberta do melhor jeito de estudar enquanto durar sua vida acadêmica. Vem ver: Assuntos difíceis de aprender? 

Você já se deparou com algum assunto difícil de aprender? “Não levo jeito pra tal assunto?” O que acha então de tomar as rédeas da sua vida acadêmica e economizar o tempo em frente aos livros?  

ESTUDANDO SOZINHO 

A pergunta que você precisa se fazer é “eu estou estudando isso direito?” 

Você pode estudar de incontáveis maneiras. Ouvindo áudiolivros disponíveis na internet, fazendo resumos dos livros disponibilizados pelos professores, relendo os resumos do que o professor passou em sala de aula, gravando as aulas (se for permitido) e revendo, fazendo exercícios.

 Qual é a forma que o seu cérebro absorve melhor esse conteúdo?  Se você gravar áudios de resumo, por exemplo, pode aproveitar tempos de ócio ouvindo os conteúdos que precisa fixar em seu celular. Que tal? 

Nada impede também que você aprenda (e apreenda) bem com duas ou mais formas dessas que citamos. Ou ainda que tenha uma forma de estudar que sequer conheçamos. É importante ter seu método! 

Desenvolva bem o seu, tome o tempo que for possível.   

FERRAMENTAS SENSORIAIS 

As pessoas têm facilidades diferentes. Alguns gravam na memória o que assistiram. Outros aquilo que escutaram outros o que puderam sentir nas mãos. A memória olfativa também é importante. Como você grava suas memórias? 

Talvez você seja uma pessoa que tenha mais facilidade em guardar informações que você ouviu, por exemplo, receber informações sobre direções perguntando a um orientador invés de olhar um mapa do local onde deseja se guiar, se este for o caso, vale a pena fazer maior uso do seu celular, grave as aulas dos seus professores, ao acabar uma sessão de estudo, invés de simplesmente revisar suas notas, grave áudios resumindo e explicando o assunto, deste modo você poderá escutá-los e relembrar rapidamente o assunto a caminho de sua prova. 

Buscar podcasts sobre o assunto que você está estudando, ou mesmo procurar um livro no audible (www.audible.com) podem ser formas incríveis de aprender e que complementam suas experiências, além disso, busque debater o assunto com seus colegas, discutir e mesmo ensinar ou explicar para os seus grupos de estudo o que está aprendendo, todos estes passos devem lhe ajudar a ter uma maior retenção do conteúdo. 

Hoje existem canais de Youtube sobre tudo. Procure o conteúdo que te interessa. Se for o caso (cursos como de estética, gastronomia, etc…), reproduza as aulas em casa, faça as experimentações.  

O QUE TE MOTIVA?  

Por que quero aprender isso tudo? Essa talvez seja a maior força motriz do aprendizado. Essa pergunta provavelmente já cruzou sua mente em algum momento da sua vida acadêmica. 

E, claro, como toda grande pergunta, ela é incrivelmente difícil de responder. Para que servirá esse conteúdo? Para que, num âmbito ainda maior, quero seguir essa carreira e quero me formar neste curso? 

Hoje mais que nunca, não basta apenas estudar para prova, é importante absorver o conteúdo e entender a sua utilidade na sua carreira da forma mais prática e tangível o possível, se não clarearmos para nós mesmos a razão de estarmos estudando, desenvolvendo aquela competência, ou participando da graduação que estamos, todo o estudo se torna mais desgastante. 

Quando compreender a importância do que todo aquele conhecimento terá no futuro da sociedade que você faz parte, tudo ficará mais fácil e prazeroso, isso é garantido!  



Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet