Comunicação: a soft skill do momento

30 de julho de 2020 0 min

80% das vagas oferecidas no Brasil colocam como pré-requisito essencial que o candidato saiba como se comunicar efetivamente  

Soft Skills são as competências comportamentais de cada profissional. Dentre as 10 principais habilidades que as companhias mais buscam, 56% diz que o candidato deve ser um bom COMUNICADOR. 

A revista Você S/A cruzou dados de estudos e relatórios nacionais e internacionais do Fórum Econômico Mundial e revelou que 80% das vagas do território nacional colocam como pré-requisito essencial que o candidato saiba se comunicar muito bem e que tenha um pensamento digital. 

Aqui a comunicação não só escrita como falada, foi a única do estudo do Você S/A que apareceu como prioridade em  24 setores do mercado de trabalho. 

É sabido que uma boa comunicação evita erros e mal entendidos, o que ajuda a manter o fluxo do trabalho mais harmônico. Lembrando que se comunicar não envolve somente saber como e quando se expressar, mas também - ou principalmente -  saber ouvir. 

Uma boa comunicação facilita a criação e manutenção de bons relacionamentos. As habilidades de comunicação podem parecer muito mais abstratas do que a programação ou o gerenciamento de projetos, mas na verdade são fáceis de atingir.  

Confira algumas dicas para manter a comunicação de sua equipe em dia!   

1- Canais adequados 

E-mail, telefone, chat interno ou rede social, você precisa refletir qual meio de comunicação é mais adequado para discutir determinados assuntos. Se você precisa registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail! 

Se quer combinar um happy hour com os colegas de trabalho, o chat pode ser definitivamente a melhor escolha. O caminho é esse.   

2- Feedbacks 

Para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou área de atuação, o feedback é uma ferramenta fundamental. Saber emitir uma opinião que enriqueça o trabalho de outra pessoa e saber ouvir opiniões sobre suas ações é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e da organização.

Quando a comunicação no ambiente de trabalho é valorizada em uma empresa, o feedback passa a fazer parte do dia a dia. Através desse diálogo construtivo, colaborador e empresa sabem o que esperar de cada um e o que oferecer.  

3- Um bom ouvinte 

Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles. 

4- O seu público 

Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa. É necessário um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno. 

5- O discurso e o momento certo 

A comunicação no ambiente de trabalho tem por sua vez a linguagem formal como predominância. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evite usar palavras informais como gírias, por exemplo. 

Tenha cuidado com palavras e gestos que levem à percepções e reações negativas. Evite também usar palavras negativas no início da conversa para não fechar o canal de comunicação, antes mesmo que ela se estabeleça.   

6- Seja direto 

É preciso ser assertivo na hora de praticar a comunicação, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva. Se você deseja ter uma comunicação no ambiente de trabalho eficaz, é fundamental ser objetivo e ir direto ao ponto. 

Isso é válido para qualquer meio de comunicação a ser utilizado.