Como ser feliz no trabalho?

14 de agosto de 2020 0 min

Embora a felicidade no trabalho pareça inatingível, é possível cultivar um ambiente mais alegre se todos fizerem a sua parte 

Quem não almeja alcançar a felicidade plena no ambiente de trabalho? Esse conceito de ser feliz no trabalho talvez seja o mais mal compreendido no tempo em que vivemos. Por que é tão importante ter alegria no que se faz e como conquistar essa sensação que, por vezes, parece tão inatingível?  

Quando questionados, poucos profissionais afirmam serem plenamente satisfeitos no trabalho todos os dias. Os prazos apertados, o estresse, as tensões diárias, colegas difíceis são testes nos quais nem sempre somos aprovados. 

É importante, no entanto, lembrar que mesmo com dificuldades pontuais é possível ser feliz na maior parte do tempo, não que eventualmente não existam dificuldades que geram desgastes. A felicidade 100% é uma meta a ser cultivada ativamente mas bem difícil de alcançar. 

Só de saber deste fato muita frustração já é poupada.  

Mas o que é felicidade?   

Em primeiro lugar, é útil entender o que realmente significa felicidade no contexto do local de trabalho. É a sensação que vivenciamos quando um projeto é concluído com sucesso e somos reconhecidos pelo nosso gestor? Ou é algo maior, fatores subjetivos que impulsionam a motivação, a produtividade e o engajamento? 

As pessoas muitas vezes confundem felicidade no trabalho (e na vida) com ligeiros momentos de gratificação. Ela explica que a felicidade realmente envolve a capacidade de acessar uma ampla gama de emoções positivas, incluindo a esperança, o otimismo, a confiança, a gratidão, a inspiração e a admiração.  

Felicidade no trabalho resumida em 3 emoções:   

Entusiasmo  Um estado de alta energia que ajuda as pessoas a criarem e aproveitarem oportunidades. Também pode atuar para mobilizar os esforços deles mesmos e dos outros. 

Interesse  Esta é uma "energia focada" que ajuda a nos comprometermos com tarefas que podem ser um desafio em curto prazo, mas que trazem benefícios de médio ou longo prazo. 

Contentamento – Trata-se da "alegria" de ter conquistado algo, que pode nos fazer sentir mais motivados a executar as ações que irão repetir o sucesso no futuro.   

A felicidade também desempenha um papel significativo na produtividade e na qualidade do trabalho. Quase dois terços dos colaboradores felizes relatam que consistentemente superam as expectativas no trabalho, de acordo com um estudo da Horizons Workforce Consulting. 

E a pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology mostra que os colaboradores com altos níveis de satisfação no trabalho são mais propensos a ajudar os outros e são mais cooperativos. 

É importante ressaltar ainda que a felicidade também faz bem para a saúde – quando há menos cansaço e frustração crônica, registra-se redução de doenças e absentismo. Ainda assim, muitas empresas veem a felicidade no trabalho como algo intangível, que seria "bom de ter", em vez de uma “importante prioridade organizacional”. 

Apesar de não ser possível forçar os colaboradores a serem felizes – ou controlar todos os fatores que contribuem para a felicidade –, ainda assim é possível criar condições que vão ajudar a promover a felicidade e a positividade no trabalho.  

6 fatores que propiciam uma equipe mais feliz:   

  1. Contratação adequada para o trabalho e a empresa 
  2. Empoderamento 
  3. Sentimento de apreciação 
  4. Trabalho interessante e significativo 
  5. Senso de justiça 
  6. Relações positivas no local de trabalho  

UniOpet Live Now  

Você sabia? Agora a UniOpet Live Now vale horas complementares!  

O UniOpet Live Now é nosso projeto de encontros online e webinares para debater educação, tecnologia, mercado de trabalho e todos assuntos tão pertinentes para nosso futuro. O nosso sexto encontro traz o tema "Em busca da alegria: Uma visão 360º sobre felicidade"  . 

Será no dia 18 de agosto, às 18 horas no nosso canal do Youtube  

Convidados:   

Rogério Saraiva - Graduado em Marketing de Varejo e pós-graduado em Docência em EAD. Atua como palestrante da doutrina Espírita e atualmente como coordenador doutrinário e presidente da Casa Espírita Renascimento, no bairro Fanny em Curitiba.  

Patrícia Fernandes Bega -  Advogada, Analista de Marketing e Professora Universitária. Mestre em Direito pela Unicuritiba (2013), Especialista em Direito Administrativo (2020), Tributário (2011) e Socioambiental (2008), graduada em Direito pela PUCPR (2007), autora do Livro A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO , pela Editora CRV, e autora de diversos artigos científicos na área.  

Cintia Suplicy -  Psicóloga, Publicitária, Especialista em Psicologia Positiva, co-fundadora da Wiegrow,  Consultora com foco em Organizações Positivas, Mentora em felicidade e facilitadora de vários cursos na área de Felicidade e Desenvolvimento Humano. 

Compartilhe