Como se destacar em reuniões virtuais? 8 dicas interessantes podem ajudar

31 de agosto de 2020 0 min

Confira algumas dicas simples que vão te ajudar a se adaptar ao formato da reunião, e será possível melhorar bastante sua postura nessas situações.


Grande parte dos profissionais está trabalhando remotamente durante a pandemia do Covid-19. O mesmo acontece com os estudantes e professores Reuniões de equipe, sessões de brainstorming, encontros virtuais com clientes e aulas online estão se tornando parte da rotina de todas as pessoas em tempos de quarentena. A pandemia transformou o dia a dia do meio corporativo fazendo com que o trabalho remoto e as reuniões virtuais se tornem mais comuns.  Porém, essa nova dinâmica também impõe uma necessidade de fazer diferente para ser ouvido pelos pares já que a falta de presença física realmente se torna uma questão, especialmente para quem é mais tímido.  


Para ajudar potencializar a presença virtual em uma reunião, reunimos algumas dicas:    

1. Olhe para a câmera e não para os outros participantes
O contato visual direto é uma forma de reforçar seu argumento. Em uma videoconferência, isso significa olhar para a câmera e não para os outros participantes durante a sua fala, porque passa a impressão de que você está olhando para os olhos das pessoas.  

2. Mantenha uma voz forte  
Usar uma voz firme e clara, transmite autoridade, credibilidade e confiança. É um recurso utilizado nas apresentações presenciais que deve ser explorado também nas reuniões virtuais.  

3. Atente-se ao enquadramento da câmera
O enquadramento diante da câmera é extremamente importante na forma de apresentação em uma reunião virtual.  

4. O “cenário” de fundo é muito importante
Ambientes desorganizados fazem com que os comunicadores pareçam desorganizados também.  

5. Esteja presente, atento e mantenha a formalidade
Nas reuniões presenciais, todos costumam ter muita atenção ao grupo, principalmente em quem está falando. Nas reuniões virtuais é fácil perder o foco e se distrair com outras coisas perdendo informações importantes.

6. Não desvie a atenção checando emails e mensagens no celular  
A tentação de checar emails ou mensagens no celular é grande, principalmente quando a reunião se estende e você fica grande parte do tempo sendo um ouvinte.  

7. Distrações espontâneas  
Em uma reunião presencial, não existe a preocupação de interferências de crianças, animais de estimação ou campainha, armadilhas comuns das reuniões virtuais e que podem sabotar rapidamente a sua concentração.

8. Use a janela de bate-papo como seu aliado nas reuniões  
A janela de bate-papo é uma plataforma de discussão, mas também um recurso excelente para reuniões de apresentação.

Comentários