Como o universitário pode controlar seu gastos?

16 de junho de 2020 0 min

Algumas dicas bem fáceis podem auxiliar ao estudante universitário a mantar suas finanças controladas  

É natural, quando entramos na universidade começa a nascer uma preocupação maior sobre nossas finanças. 

É a vida adulta que bate à porta sem dó e desafia o estudante que, muitas vezes tem uma renda insuficiente, a conseguir manter uma vida completa e independente. 

Ainda por cima, surgem novas preocupações características de uma vida acadêmica:  como conseguir dinheiro para participar de todos os cursos e congressos, ir a todas as festas e eventos sociais e ainda comprar todos os livros e materiais interessantes?  

Para começar: mantenha a calma! Para tudo existe saída. Organize seus gastos, coloque em um papel e então inicie o plano para não entrar no vermelho!  

Na vida universitária é imprescindível ser cuidadoso com o seu dinheiro.   

Quer algumas dicas de como manter a saúde do seu bolso?  Nós vamos te ajudar:   

1. ABRIR UMA CONTA UNIVERSITÁRIA 

As instituições bancárias possuem planos especiais para estudantes que ainda estão engatinhando no mercado profissional. 

Eles disponibilizam taxas menores ou até isenção para os estudantes. Pesquise o banco com o maior número de benefícios e abra a sua conta. Na maioria das instituições não é preciso comprovar renda para abrir essa conta. 

Mas você precisa ter cuidado com um aspecto: muitas instituições financeiras oferecem opções de crédito facilitado para universitários. 

Cuidado com essa pegadinha. Para quem ainda tem uma renda limitada, não é indicado adquirir um cartão de crédito com limite alto ou fazer empréstimos.  

2. USAR APLICATIVOS DE CONTROLE DE GASTOS

A tecnologia trabalha muito a nosso favor no controle de gastos. São inúmeros os aplicativos capazes de te auxiliar a manter sua saúde financeira em dia. 

Esse pode ser o substituto das planilhas de ganhos e custos.   

3. ECONOMIZAR 

Ah, essa dica é até autoexplicativa. Logo quando um mundo de possibilidades se abre para você, é necessário segurar a ansiedade e não fazer gastos impulsivos. 

Difícil, hein? Mas fazer escolhas conscientes é a melhor forma de ver o dinheiro render até o final do mês e conseguir alcançar os seus objetivos mesmo ganhando pouco. 

É possível economizar com o transporte, caminhando um pouco a mais, comendo em casa ao invés de pedir o delivery e até indo a menos festas. 

Cada dinheirinho economizado pode deixar seu mês mais tranquilo.  

4. TER UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA 

Bom, se você conseguiu economizar, conseguirá ter uma reservinha de dinheiro para casos específicos: doença, problemas de manutenção da casa ou do carro. 

Os imprevistos costumam custar muito caro, ter uma graninha extra sempre auxilia nesses momentos.   

5. CONSEGUIR UMA BOLSA OU ESTÁGIO

Para economizar dinheiro, é preciso ter uma fonte de renda. 

Para universitários, as bolsas da faculdade e os estágios são ótimas opções para trabalhar na sua área, aprender mais e ainda conseguir uma remuneração. 

A seguir, vamos contar como o UniOpet pode te ajudar nesse sentido. Continue lendo!  

7. PROCURAR OPÇÕES DE RENDA EXTRA 

A renda do estágio geralmente não é muito alta, então, se for possível, tenha outras fontes. Trabalhar como freelancer é uma ótima opção para universitários. 

Os horários são flexíveis e você pode aceitar apenas o volume de trabalho que consegue conciliar com a faculdade. 

A cada dia que passa as empresas estão entendendo que o home office pode trazer ainda mais produtividade para seus colaboradores. 

Mantenha seu Linkedin bem atualizado e candidate-se a vagas como  estas.   

Como o Estudante do Uniopet pode economizar com os custos do curso?  

O UniOpet, sempre preocupado com seus alunos disponibiliza alguns tipos de financiamento para que todos possam ter acesso ao melhor ensino superior. Veja qual deles melhor se adequa a sua realidade e faça parte:   

  1. FicOpet: 

O Grupo Educacional Opet, cumprindo sua função social, tem à disposição dos seus alunos o Programa de Financiamento Interno, destinado a apoiar os alunos com insuficiência de capacidade financeira para garantir o pagamento parcial das mensalidades do seu curso. 

O financiamento é feito com recursos próprios do Grupo Educacional Opet. O FicOpet faz parte do conjunto de financiamento estudantil, cujo maior deles é o FIES. 

Um dos objetivos do programa FicOpet é possibilitar que o aluno com dificuldades financeiras possa iniciar ou continuar seus estudos até que seja aprovado no FIES ou solucionar sua situação financeira de modo arcar com a mensalidade integral do curso em que estiver matriculado. 

*IMPORTANTE: Cumulativo com desconto adimplência e Amigo Opet desde que não supere 50% na mensalidade. 

  1. CredIES 

Esse crédito educacional é uma parceria entre a Fundacred e a Uniopet e possibilita que o acadêmico pague 50% da mensalidade enquanto estuda e 50% depois de formado*. 

Ele não cobra juros remuneratórios e a taxa administrativa é a menor do Brasil (0,35% ao mês). 

*Após a conclusão do curso ou término do vínculo com a Uniopet.

Amigo UniOpet

Amigo UniOpet é a oportunidade perfeita para você que quer ganhar um desconto na mensalidade ou melhorar os benefícios que já tem. 

Seus amigos podem vir por meio de transferências, vestibular ou utilizando a nota do enem, para qualquer um dos nossos cursos. 

Não importa! Você traz um amigo e ganha 10% de desconto. 

Como participar: 

1 - Faça seu cadastro 

2 – Convide seus amigos com seu link exclusivo utilizando suas redes sociais. 

3 – Acompanhe seus amigos interessados e matriculado em tempo real na sua página exclusiva no site. 

4 – A cada amigo matriculado você ganha 10%* de desconto em TODO O SEMESTRE. 

Acesse o site www.amigouniopet.com.br e confira todo regulamento.


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet