BBB mostra que ainda precisamos falar muito de FIES

09 de março de 2022 0 min

Programa do Governo Federal fornece crédito para alunos com renda de até 3 salários. Saiba o que é e como se inscrever

Nesta edição do Big Brother Brasil, o artista e participante do reality show Tiago Abravanel, em conversa com a professora Jessilane, mostrou total desconhecimento do que é o Fundo de Financiamento ao Ensino Superior, o Fies.

Será que essa dúvida é comum? 
É por meio do Fies que os estudantes podem aderir a um financiamento para custear cursos superiores em instituições de ensino privadas. Faça uma consulta personalizada aqui.

Por meio dele, quem não conseguiu vaga em instituições públicas podem seguir seus planos de cursar uma faculdade. O programa federal é o último processo seletivo a abrir inscrições, que neste ano podem ser realizadas entre os dias 8 e 11 de março.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Fies deste ano aceitará as notas do exame de 2010 a 2021. No primeiro semestre de 2022, serão  disponibilizadas 111 mil vagas.

Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, podendo ser a juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. Na prática, o governo cobre uma parte ou toda a mensalidade durante a duração do curso, e o aluno passa a devolver o valor quando se formar.

O financiamento é uma opção para quem não obteve vaga em universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou outro vestibular da instituição, e não se qualifica ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em universidades privadas.

Podem se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, que tenha obtido média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve possuir renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3.363).

O Governo Federal possui dois programas criados com a finalidade de ampliar as vias de acesso das pessoas que não têm condições de pagar o valor integral das mensalidades das instituições da rede particular de ensino superior, o Fies e o Prouni (Programa Universitário para Todos). Ambos utilizam a nota do Enem como critério de seleção. No entanto, cada um atua de forma diferente. Para conseguir o benefício, os candidatos têm que atender a alguns critérios.

No Prouni, por exemplo, o programa concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes de baixa renda. Ao concluir o curso de graduação o estudante não deve nada ao governo e nem à instituição de ensino.

Diferente do Prouni, o Fies não concede bolsas de estudo. Trata-se de um fundo de financiamento estudantil, que funciona como um empréstimo do governo (modalidade Fies) ou agente operador de crédito (modalidade P-Fies) ao estudante durante o período de estudos e, ao concluir o curso, o beneficiário terá que devolver o valor investido de forma parcelada e com juros (a depender da modalidade). 

Os estudantes contemplados com uma bolsa parcial do Prouni e que não têm condições de arcar com a outra metade do valor das mensalidades, também podem solicitar o financiamento do Fies, sem a necessidade de um fiador. Para isso, é necessário verificar se a instituição de ensino adere ao programa. 

Mais informações podem ser consultadas no site do Fies.

O que é Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode se inscrever?
Pode se inscrever no processo seletivo Fies 2022 o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir da edição de 2010 e tenha obtido nota nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Passo a passo para fazer a inscrição
Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do FIES.

  1. Caso abertas as inscrições, crie uma conta clicando em “Primeiro Acesso”. Se já tem um cadastro, faça o login.
  2. Em seguida, preencha a ficha de inscrição com os dados solicitados - isso inclui o questionário socioeconômico e de perfil familiar, além de escolher o seu grupo de preferência, que nada mais é do que a cidade, estado, curso, instituição e turno que você deseja.
  3. Por fim, envie a sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado.

Fies 2022: cronograma de data

  • Inscrições: 8 a 11 de março 
  • Resultado: 15 de março 
  • Complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março de 2022
  • Lista de espera: 16 de março a 28 de abril 

Diferença entre o Fies e o P-Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é operado pelo governo federal, com juros zero, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros e é  destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, na qual os financiamentos variam conforme a renda familiar do candidato.

Faça o cálculo do financiamento pelo Fies
O valor exato das prestações é informado no momento da assinatura do contrato, mas com um simulador é possível ter uma boa noção com antecedência de quanto você vai gastar para pagar o financiamento. Algumas faculdades participantes do Fies disponibilizam em seus sites o simulador. Além do portal da Caixa Econômica Federal, o próprio site do Fies tem a ferramenta para o cálculo.