Aulas práticas em tempos de Covid-19

08 de julho de 2020 0 min

Tão logo sejam liberados os encontros presenciais pelas autoridades de saúde pública tudo retornará ao normal, estamos preparados para receber nossos alunos com toda a estrutura dos nossos campus  

Uma preocupação frequente dos nossos alunos durante esse período em que as aulas estão sendo transmitidas via internet pelo Zoom é sobre os conteúdos práticos.  

Então vamos lá, sobre as aulas práticas no UniOpet as notícias são que: nada mudou nas aulas, apenas nos dias. Elas serão ministradas nos laboratórios e instalações do Campus Rebouças tão logo seja possível e liberado pelas autoridades de saúde pública! 

Continuamos seguindo tudo à risca pela segurança de nossos alunos e de nossa equipe. Todas as aulas seguirão na mesma carga horária prevista antes da pandemia de COVID-19. 

Para o segundo semestre de 2020, optamos por concentrar nos meses de julho a setembro, uso de simuladores e também a teoria inicial e, para as disciplinas práticas, a previsão para a realização no câmpus se dará em outubro a dezembro. 

Isso nos dará uma banda de segurança caso a orientação de afastamento social se alongue além do que temos previsto. A intenção é de que no último trimestre, no Uniopet, as aulas sejam concentradas em um bloco único de projetos e práticas.  

Definições do MEC 

De acordo com o Ministério da Educação em Portaria  publicada no Diário Oficial da União em junho estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020. 

O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus, também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde. 

Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias. Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autorização para aulas online é estendida até o fim de 2020. 

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período. 

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial. 

Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas. 

 (Fonte: Agência Brasil )  

Ensino a Distância  

Não existe a previsão de aulas práticas presenciais, com exceção do curso de Educação Física, que tem aulas de laboratório no Campus Rebouças. Há atividades práticas realizadas em simuladores ou a partir de orientações de vídeo-aulas.