Concursos 2022

28 de janeiro de 2022 0 min


Estabilidade e salários atraem candidatos; saiba quais estarão abertos e dicas sobre como se dar bem

Salários atraentes, benefícios e a chance de seguir uma profissão nova, são alguns dos aspectos que fazem milhares de pessoas concorrerem a vagas de empregos propostas pelo governo, em todas as esferas: municipal, estadual ou federal.

Mas, para conquistar uma vaga, é preciso estudar para as provas e isso nem sempre é fácil. Além de muito estudo e conhecimento, existem técnicas que auxiliam na absorção do conteúdo, aumentam a autoconfiança e, consequentemente, trazem melhores resultados para quem se prepara para um concurso.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deste ano, enviado pelo governo, prevê preencher até 73 mil vagas com provimento e criação de novos cargos em concursos públicos. É óbvio que todas estas vagas não serão preenchidas. Mas é um indício de que muitas delas poderão ser ofertadas.

Entre as seleções mais aguardadas pelos concurseiros para este ano estão a do INSS, que tem pedido feito para abrir até 7.575 vagas; e também da Receita Federal, que enfrenta forte defasagem de pessoal e quer abrir 700 vagas.

O Ministério da Economia teve edital lançado no dia 10 de janeiro e tem inscrições abertas até 14 de fevereiro.

Os novos cargos vão envolver todos os níveis de formação escolar e as remunerações iniciais podem chegar a R$33 mil no Senado Federal.

De acordo com o PLOA 2022 (Projeto de Lei Orçamentária Anual), 73.640 vagas devem ser preenchidas em processos seletivos, um aumento de 27% em relação ao orçamento do ano passado.

Das vagas indicadas no documento, 4.097 são para a criação de novos cargos e 69.543 para provimentos, por meio de convocação de aprovados e realização de novos certames.Saiba como se preparar para os concursos, e boa sorte!

Tenha objetivos
A primeira coisa que  um concurseiro iniciante deve fazer é definir qual objetivo quer alcançar. Ou seja, não é apenas olhar um concurso qualquer que pague um alto salário e não analisar se o edital tem a ver com você.

Por exemplo, o local onde será o trabalho fica próximo e é de fácil acesso? Quais benefícios são oferecidos? Quais exigências do edital quanto à formação, experiência e quais as matérias que deverão ser estudadas para concorrer a uma vaga?

São muitas preocupações que o edital deixa claro, mas você deve analisar se está apto e deseja realmente aceitar o desafio de estudar muito.

Ter objetivos é fundamental para se dar bem num concurso público.

Monte um programa
Depois de ler o edital, é hora de se programar para os estudos. Monte um programa de estudos de segunda a sexta-feira, em horários que tenha tempo para alimentação e algum momento de lazer.

Muitas pessoas na busca de uma oportunidade, deixam até seu emprego na iniciativa privada para poder estudar e se dedicar melhor nos estudos. Porém, nem todas as pessoas podem fazer isso. Um erro muito comum é esquecer da família, amigos e de ter uma vida social.

Também tome cuidado com a saúde! Não durma muito tarde ou pouco, descanse por que uma mente descansada é mais fácil de absorver conteúdo.

Seja disciplinado
A disciplina é o que fará toda diferença entre uma pessoa que consegue passar num concurso para outra que não consegue. Não estamos falando em desistir de viver ou não cuidar da saúde e nem do emocional.

O segredo das pessoas que conseguem uma vaga, é que elas se concentram, dedicam, sabem o que querem e lutam por isso. Tenha tempo para tudo, desde o momento de estudo até a hora de comer, dormir e se divertir.

Foco é tudo
Manter o foco não é algo fácil, mas é essencial. Principalmente se você estuda sozinho ou sem o auxílio de material especializado. Perder a concentração olhando as redes sociais, assistindo tv e batendo papo no telefone, podem ser riscos que quando corridos, tiram seu foco e disciplina, agindo de forma negativa para que seu objetivo seja alcançado.

Para manter o foco de maneira eficiente, procure um local tranquilo e silencioso para estudar, com tudo o que será necessário para os estudos como livros, cadernos, computador com internet para informações e também tirar dúvidas. Converse com sua família e deixe claro que precisa de espaço e tempo para os estudos.

Tente vários concursos
Muitos concursos têm as mesmas obrigações e exigências em seus editais e quanto mais concursos fizer, maiores as chances de conseguir uma vaga, enquanto se prepara melhor para futuras oportunidades.

Conheça a área em que quer trabalhar
No edital, a área a que você está concorrendo fica bem clara, por isso veja se ela coincide com sua formação para não encontrar dificuldades nos estudos. Conheça bem todas as matérias que é necessário estudar.

Aprimore os conhecimentos
Ler muitos livros, escrever e sempre estar por dentro das notícias e acontecimentos pelo mundo, são formas de aprimorar seus conhecimentos. Outras formas de absorver bom conteúdo é ouvir músicas de qualidade, assistir bons filmes e de preferência, que tenham relação com o tema da redação por exemplo, pois isso facilita na hora de escrever uma ideia.

Invista em conteúdos especializados
Muitas pessoas ao entrar num concurso podem ficar um pouco perdidas e uma forma de facilitar os estudos é comprando material específico para aquele edital. Apostilas que possuam apenas as matérias pedidas no edital, facilitam a aprendizagem e ainda possuem atividades e até provas anteriores, para que você tenha uma ideia de sua performance para as novas provas que vem por aí.

Controle a ansiedade
A preparação para concursos públicos é um processo que demanda tempo e dedicação por parte do candidato. Não adianta iniciar seus estudos já pensando em obter resultados em curtíssimos prazos. Entenda que uma preparação consistente e séria leva em consideração a curva de aprendizado para determinado concurso. Por sua vez, esta será delimitada pelo tempo disponível para os estudos, extensão e profundidade do edital e a base de formação prévia do candidato.

Confira aqui edital para 10 concursos públicos previstos para este ano.