Alunos do Direito UniOpet se destacam em competição nacional de Direito Eleitoral

11 de julho de 2022 3 min


A equipe de alunos da Escola de Direito UniOpet chegou às quartas de final da mais importante competição brasileira em Direito Eleitoral. O trio de alunos, coordenado pelo professor Frederico Rafael Martins Almeida, venceu com brilho várias etapas do desafio.

A segunda edição do Julgamento Simulado em Direito Eleitoral foi promovida pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ocorrida de maneira online durante o VIII Congresso de Direito Eleitoral em Curitiba.

A Escola de Direito do UniOpet foi representada pelos alunos Paola Anjos Lima, Tatiane dos Santos Vieira e Kauan Henrique Stelle Barbosa, do 7º período, que chegaram às quartas de final, entre 20 faculdades e escritórios de advocacia de todo o país. 

O grupo de acadêmicos do UniOpet chegou às quartas de final nesse evento que é reconhecido como um dos maiores sobre a temática eleitoral, reunindo especialistas de renome do mundo jurídico, como Guilherme Gonçalves, Luiz Fernando Pereira, Gustavo Severo, Moisés Pessuti, Paulo Golambiuk e Marcelo Weick, entre outros.

Inspiração nas faculdades dos EUA

Inspirada no “Moot Court”, nome em inglês para o Julgamento Simulado, é uma competição baseada em disputas das faculdades norte-americanas. É a experiência mais próxima de um tribunal que um aluno de Direito pode ter antes dos estágios, preparando os futuros profissionais para suas carreiras com desenvolvimento da oratória, organização e estruturação de argumentos jurídicos e aprofundamento em pesquisas. Para essa dinâmica, contamos com a participação da ministra Maria Cláudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na inscrição, é preciso o aceite de uma dissertação. Depois, passa-se para a etapa de memoriais, com defesas escritas e sustentações orais, em razão do mesmo caso, feita online com juristas de todo o Brasil. Um dos membros avaliadores da turma do UniOpet foi o professor Luiz Carlos Gonçalves, ex-procurador eleitoral do TRE-SP. 

Desafio nas sustentações orais

Os três acadêmicos foram muito bem em todas as fases, com aprendizado dos pequenos detalhes que fazem a diferença. Eles passaram dias estudando para elaborar o trabalho escrito e a sustentação oral. Vale ressaltar que a retomada de eventos presenciais nesse pós-pandemia tornou a competição ainda mais primorosa, em especial nas sustentações orais.

"Participamos de três sessões, em dois dias seguidos, com a preparação da defesa e argumentação. A ansiedade era enorme quando chegamos às quartas de final. Posso dizer que aprendi com meus erros e acertos, o que fará a diferença no meu aprendizado acadêmico e profissional”, conta Tatiane Vieira.

Para Kauan Barbosa, foi recompensador ter a dissertação escolhida entre as 20 melhores instituições e escritórios do país. “Precisamos nos adaptar às dificuldades e desafios, com prazos curtos, para conseguirmos avançar. O grupo semifinalista da Unisinos (RS), com quem competimos, acabou vencendo a competição, o que aumenta nosso reconhecimento, já que fomos superados apenas pelo campeão.”

Para o professor Frederico Rafael Martins Almeida, o fortalecimento da democracia por meio de eleições livres e respaldadas na segurança jurídica são objetivos de todo profissional, jurista e acadêmico de Direito Eleitoral. “Principalmente em um ano como 2022, em que nos preparamos para os pleitos federal e estaduais em todo o Brasil. Dentro do ambiente universitário, esse debate precisa ser fomentado para inserir os acadêmicos tanto no ambiente do mercado, quanto da atuação jurídica.”

O professor destaca ainda que ser selecionado para iniciativas nacionais como essa evidenciam o desenvolvimento acadêmico e profissional das múltiplas habilidades, soft skills, relacionamento e conexão com o mercado, experiências que o UniOpet estimula na formação de seus acadêmicos.