Alunos de Engenharia de Produção UniOpet têm artigo aceito em Congresso Nacional

26 de novembro de 2020 0 min

O objeto de pesquisa da dupla foi aprovado para ser apresentado no X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - ConBRepro 2020  

Os alunos de Engenharia de Produção UniOpet, Heloise Romi dos Santos e Andress Kevin dos Reis tiveram uma grande surpresa nos últimos dias. O artigo “Ferramenta de Data Visualization - Power Business Inteligence para otimização dos processo” que escreveram foi aceito no X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - ConBRepro 2020.  

Ambos alunos cursam o 10° período na Instituição de Ensino Superior e viram nesta oportunidade o início de uma carreira acadêmica de sucesso. Através de um problema que verificaram em um dos processos de trabalho em uma empresa, os dois pensaram em como solucionar a questão. Daí para o registro em artigo científico foi rápido.   

Heloise explica como foi este processo:  

“Quando iniciamos o nosso trabalho nesta empresa, era usado apenas planilhas em Excel para registro de resultados. As reuniões mensais eram no fim de todo mês e cada gestor precisava parar suas funções por dois dias para fazer o levantamento de produção, perda de produto, desempenho de máquinas, análise de mão de obra, etc. A ideia do uso do Power Bi veio após o Andress trabalhar por três meses no setor de perdas, onde ele tinha que enviar diariamente uma planilha em Excel para os demais colaboradores terem ciência do material que estava se perdendo. Então ele buscou formas de exibição de dados onde pudesse eliminar os e-mails diários. Tendo isso em mente, vimos sobre a ferramenta Power Bi e começamos a padronizar planilhas para usar a ferramenta. Então surgiu o primeiro link referente a produção e perdas do setor de sopro. Apresentamos para nosso diretor, onde tivemos uma boa recepção, surgindo a oportunidade para implementar nos demais setores da empresa. Como trabalho na área de Qualidade da empresa, ficou sob minha responsabilidade o treinamento das novas funções, implantação de novos formulários e preenchimento correto”.   

Para  futuro, Heloise pretende fazer pós-graduação na área de polímeros, para garantir o emprego onde nosso projeto de pesquisa foi implementado. Já o aluno Andress se identificou com a área de pesquisa científica: 

“Penso em realizar uma pós em Business Intelligence, e me especializar mais ainda na base da ferramenta. Sei que tenho muito a aprender e quero muito isso. O curso de Engenharia na Uniopet transformou minha vida, e eu espero retribuir isso as pessoas ao meu redor e a sociedade”.