Álcool não combina com estudos

10 de janeiro de 2022 0 min

Aumento de consumo entre os jovens preocupa; substância tira concentração e prejudica a saúde


O álcool faz esquecer conteúdo, prejudica a atenção e a concentração nos estudos. Portanto, para quem já está dentro de uma instituição de ensino superior ou está pensando em prestar vestibular, muita atenção! Respeite os limites, use o bom senso para não abusar da bebida. E nada de beber próximo aos dias de provas, orientam os especialistas. 

Os principais sintomas sentidos por quem tomou uma bebedeira são perda da memória recente, prejuízo da capacidade de concentração e de atenção. E os sintomas podem agir sobre essas capacidades por semanas no cérebro, embaralhando os conteúdos de provas e trabalhos, por exemplo.

O percentual de adolescentes entre 13 e 17 anos que consomem álcool no Brasil aumentou entre 2015 e 2019, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu 11,8 milhões de estudantes.

Especialistas alertam que o cenário pode ter piorado ainda mais ao longo da pandemia.

Divulgada em setembro deste ano,, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) aponta que 63,3% dos estudantes entrevistados haviam tomado uma dose de bebida alcoólica em 2019. Três anos antes, esse índice era de 61,4%.

Ainda de acordo com a PeNSE 2019, 34,6% do total de estudantes consultados havia experimentado bebida alcoólica pela primeira vez antes dos 14 anos de idade. O indicador é maior entre as meninas - 36,8%, contra 32,3% entre os meninos -, o que não era observado em 2015. 

Episódios de embriaguez foram relatados por quase metade dos jovens entrevistados no estudo. Pelo menos 15% tiveram problemas com família ou amigos, perderam aulas ou brigaram, uma ou mais vezes, porque tinham bebido. Novamente as meninas foram maioria: 17,1% das entrevistadas contaram ter vivido situações dessa natureza. Entre os meninos o índice foi de 14%.

Panorama brasileiro
Pesquisa realizada no ano passado com 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal pela Paraná Pesquisa indica que apesar de a maioria dos entrevistados não ter aumentado o consumo de bebida alcoólica (entre os homens, 73,2% e, entre as mulheres, 81%), o mesmo não aconteceu entre os jovens de 16 a 34 anos.

O levantamento mostra que o maior percentual entre os que aumentaram o consumo está na faixa etária de 16 a 24 anos, 24,5%, seguido dos que têm de 25 a 34 anos, 22,4%.

Os que dizem não terem aumentado o uso de bebida estão na faixa de 60 anos ou mais, 80,4%, seguido dos com idade de 45 a 59 anos, 79,2%.

No grau de escolaridade, os que têm ensino superior, 79,4%, também disseram que não aumentaram consumo e no ensino fundamental está o percentual dos que passaram a beber mais, 21,5%.

Os maiores consumidores estão nas regiões Norte e Centro-Oeste, segundo a pesquisa, em que 23,2% admitiram aumento do uso de bebida alcoólica. Os que disseram não, a concentração é no Sudeste, 78,6%.

Da PEA (População Economicamente Ativa), o índice de “sim” para a pergunta foi de 22,9%, enquanto que os disseram não foi calculado em 77,1%.

Se for comparada a evolução do consumo desde abril de 2020, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez, houve decréscimo, passando dos que bebem, de 81,7% para 79% em maio de 2020 e 77,2% em março deste ano.

O aumento também é perceptível, de 14,8% em abril de 2020 para 17,4% em maio de 2020 e 20,3% em março de 2021.

Vantagens de não beber
Deixar esse hábito de lado pode não ser fácil a princípio, principalmente para quem já está muito acostumado e às vezes nem percebe que é totalmente dependente.

No entanto, deixar de consumir bebidas alcoólicas não só potencializará o seu desempenho físico, como também proporcionará uma qualidade de vida muito mais saudável.

Portanto, confira a seguir 8 motivos para eliminar de vez a bebida alcoólica da sua vida.

1. Perda de peso e ganho de massa muscular
Sim, as bebidas alcoólicas são capazes de fazê-lo engordar, isso porque você estará ingerindo, sem perceber, uma grande quantidade de calorias vazias.

Ou seja, não possuem nenhum nutriente ou vitamina que seja benéfica para o organismo.

É dito que as bebidas alcoólicas liberam mais quantidades de cortisol no organismo, um hormônio que em excesso pode levar ao acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Além disso, o álcool pode reduzir o metabolismo, tornando a queima de calorias mais lenta.

Assim como também o fígado prioriza a queima do álcool, para livrar o organismo de toxinas, deixando de lado as gorduras, que vão apenas se acumulando e formando a famosa “barriguinha de cerveja”.

Portanto, ao eliminar a bebida alcoólica, o seu organismo trabalhará de uma forma melhor, e você irá emagrecer e aumentar o ganho de massa muscular.

2. Evita doenças
De acordo com várias pesquisas, o consumo prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas poderá causar um impacto extremamente negativo em seu organismo, resultando em algumas doenças, incluindo:

● Gastrite;

● Pancreatite;

● Cirrose hepática;

● Disfunção erétil e impotência;

● Demência;

● E até mesmo câncer.

Assim sendo, a melhor maneira de prevenir todas essas doenças e melhorar a sua saúde, é cortar de vez o álcool da sua vida.

3. Melhora a qualidade do sono
Foi constatado que o álcool prejudica a qualidade do seu sono, desse modo, embora você consiga dormir, irá despertar diversas vezes durante os ciclos mais importantes do sono, especialmente quando você bebe um pouco antes de dormir.

Portanto, após ter uma péssima noite de sono, naturalmente, você irá se sentir mais exausto e indisposto no dia seguinte.

4. Melhora o rendimento nos treinos
Caso você queira ter um melhor rendimento em seus treinos, então é melhor deixar de lado as bebidas alcoólicas. Pois, sem as toxinas presentes nas bebidas alcoólicas, o seu organismo irá desempenhar suas funções de forma mais rápida e eficiente, uma vez que o álcool deixa o organismo mais lento e compromete as suas funções.

Desse modo, ao parar de beber, você irá ter mais desempenho e disposição para executar os seus exercícios.

5. Diminui o estresse e ansiedade
Muitas pessoas consomem bebidas alcoólicas para aliviar o estresse e ansiedade, o que pode ser um pouco contraditório, tendo em vista que o álcool pode piorar esses quadros.

A princípio, a bebida alcoólica realmente parece estar diminuindo o estresse e ansiedade, mas, saiba que esse efeito é temporário. O álcool aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Desse modo, o seu estresse e ansiedade só irão piorar após o consumo da bebida.

Portanto, o álcool não é a melhor maneira para aliviar o estresse e ansiedade.

6. Aumenta a imunidade

Você sabia que o álcool pode diminuir a imunidade?

Sim, o consumo de bebidas alcoólicas afetam diretamente o seu sistema imunológico e aumentam a quantidade de radicais livres, que prejudicam o organismo e o torna mais suscetível a contrair alguma doença.

Sem mencionar os outros sintomas relacionados a baixa imunidade, como por exemplo:

● Queda de cabelo;

● Fadiga e cansaço excessivo;

● Náusea, vômitos e diarreia;

● Febre e infecções frequentes;

● Doenças que só pioram.

7. Pele e cabelo mais saudáveis

O álcool é capaz de desidratar o organismo, devido às suas toxinas e substâncias nocivas que prejudicam a distribuição de nutrientes no organismo, além de prejudicar a regeneração das células.

Desse modo, o indivíduo pode apresentar cabelos quebradiços e pele seca.

Logo, para uma pele com aspecto mais jovem e cabelos mais saudáveis, é preciso cortar o consumo do álcool.

E, não se esqueça de beber bastante água para manter o organismo hidratado.

8. Evita a dependência
Um dos perigos que a bebida alcoólica oferece é a dependência.

Mesmo que você comece de forma controlada, com o tempo pode se tornar algo mais frequente, até sair completamente de controle e se tornar uma bola de neve, podendo futuramente prejudicar a sua vida pessoal, familiar, social e profissional.

De acordo com a OMS, o alcoolismo afeta cerca de 3% da população brasileira, o equivalente a mais de 4 milhões de pessoas.

Além disso, o álcool pode matar por volta de 3 milhões de pessoas no mundo todo, devido a acidentes de trânsito e doenças relacionadas ao álcool, como cirrose e câncer.

Logo, a melhor forma de evitar a dependência e esses riscos, é deixar a bebida de lado.

Conclusão
Embora existam pesquisas de procedências duvidosas que apontam alguns benefícios do álcool para o organismo, é melhor não confiar, pois existem diversos estudos que já comprovaram os vários malefícios que o álcool pode causar à saúde.

A pergunta que fica é: afinal, como uma substância que provoca diversas doenças pode ser, de alguma forma, benigna?

Portanto, para evitar os riscos que o álcool pode acarretar eventualmente e ter uma qualidade de vida melhor, bem como mais saudável, elimine de vez a bebida alcoólica e logo as vantagens serão notadas.

Se ainda assim achar que vale a pena beber, olho vivo: beba de forma moderada, ocasional e atento aos seus efeitos.

ACESSE NOSSO SITE