Adaptabilidade profissional: você consegue se adequar a novas circunstâncias?

06 de novembro de 2020 0 min

O mercado profissional é extremamente dinâmico e pede profissionais que se adaptem profundamente para que consiga enfrentar as mudanças e seguir em frente 

Uma habilidade importante para quem deseja alcançar sucesso profissional é a adaptabilidade. O mercado profissional, de forma geral, atravessa momentos influenciados pela lógica digital de mudanças muito rápidas e constantes. 

Faz sentido, então, que o profissional que deseja crescer precise entender a necessidade de se adaptar para "sobreviver" às voltas que o mundo dá! Não basta apenas ser competente, inteligente e conhecer técnicas de trabalho para ser um profissional promissor. 

Hoje é necessário investir nesses atributos comportamentais e emocionais na busca por bons resultados. Mas, enfim, o que é a adaptabilidade?  Trata-se da capacidade de se transformar e adequar a novos cenários e transformações. 

Neste caso, essa habilidade é importante em  todas as profissões. Algumas se transformam por conta da economia do país, outras modificam-se por consequência da criação de novas tecnologias, outras por conta de mudança de endereço pura e simplesmente. 

Se as pessoas não lidam bem com mudanças - das menores às maiores - fica difícil seguir. É difícil conviver com a incerteza quanto ao futuro. No entanto, é certo que as mudanças virão. Diante delas, é comum que nossa primeira reação seja o questionamento, medo ou até resistência para aceitar o novo. 

Contudo, cabe a cada um decidir se vai enfrentar o novo cenário de forma negativa e contrária, simplesmente se conformar ou tirar proveito da situação. Quando desenvolvemos a adaptabilidade, somos capazes não apenas de aceitar as mudanças, mas também de aprender com elas e enxergar seus pontos positivos. 

Imagine, por exemplo, que você precisa mudar de casa, ir para um lugar mais barato, pois não tem conseguido pagar o aluguel. Essa é uma mudança necessária, concorda? Mas não significa que você está feliz com ela. 

Você pode ver a situação apenas como algo ruim, já que foi obrigado a se mudar; pode somente aceitar sua nova condição, sentindo que fracassou no pagamento de um aluguel mais caro. Ou pode encontrar e se concentrar no lado positivo. 

Ou seja, a adaptabilidade lhe permite olhar para as situações a partir de uma perspectiva otimista.  

E no trabalho, por que é tão importante se adaptar?    

Flexibilidade e adaptabilidade são competências cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo, isso é fato! Afinal, o mercado está em constante transformação, em especial nas últimas décadas, quando se instaurou a era digital. 

As mudanças impactaram de modo irreversível não só a comunicação e relações humanas, como também a maneira de trabalhar. Dentre os atributos que dão base a um perfil profissional com adaptabilidade, vale citar:  

- Flexibilidade: “jogo de cintura” para lidar com diferentes situações 

- Curiosidade: busca e interesse por novidades 

- Coragem: capacidade que permite a superação do medo e enfrentamento das mudanças 

- Resiliência: habilidade para superar crises e dificuldades, sem perder os valores e a essência. 

- Mundo em transformação 

- Globalização, inovações tecnológicas e culturais marcam o século XXI, desde o seu início.  

No entanto, essas novidades se traduziram em barreiras para quem já estava no mercado e trabalhou, por anos, sob essas regras. De repente, essas pessoas perderam o emprego ou precisaram se reinventar para manter a posição no mercado, desaprendendo muitos dos conceitos que norteavam sua carreira. 

Nesse contexto, saiu na frente quem investiu na adaptabilidade, vislumbrando novas chances para aprender, melhorar o relacionamento interpessoal, além de delegar tarefas repetitivas às máquinas e sistemas.  

Adaptabilidade de carreira?  

Adaptabilidade de carreira é a capacidade de se reinventar diante das mudanças na vida profissional, sejam elas gerais, na companhia em que o colaborador trabalha, ou em sua área de atuação. Da mesma forma que as organizações, os profissionais precisam desenvolver a capacidade de mudança e flexibilidade para que consigam se adaptar e obter sucesso no mercado de trabalho atual. 

A adaptabilidade é uma competência cada vez mais requerida entre colaboradores de todos os níveis hierárquicos, pois as companhias necessitam de pessoas flexíveis para se manterem modernas e lucrativas.