8 dicas de livros imperdíveis sobre vida profissional

20 de outubro de 2020 0 min

Você que está passando pela graduação pode achar que a leitura obrigatória das disciplinas que cursa já são o suficiente. Na realidade, não. Quanto mais ler melhor será sua capacitação para o mercado de trabalho  

Cursar uma faculdade é muito importante, mas quem disse que apenas a graduação é suficiente para nos proporcionar o conhecimento necessário ao mercado de trabalho? Com uma concorrência crescente e o aumento de exigências por parte das empresas, buscar outras formas de se aprimorar é essencial. 

Uma maneira de fazer isso é conhecer os melhores livros para desenvolvimento profissional.  O costume de buscar a melhoria das próprias habilidades é, inclusive, uma forma de investir na educação continuada e construir um currículo diferenciado, traço que faz a diferença para ser alguém notável. 

O mundo muda rapidamente. O que era valorizado 5 anos atrás pode não ser tanto hoje. Com isso, oportunidades e exigências também se modificam. Não se preocupar com a própria evolução é não se dar a chance de ter grandes conquistas. A construção e a reconstrução fazem parte de quem tem objetivos a serem conquistados e não deseja se tornar apenas mais um no mercado.  

melhores livros para desenvolvimento profissional  

1. O poder do hábito — Charles Duhigg 

O livro “O poder do hábito” se baseia em décadas de observação sobre como um simples hábito é capaz de moldar toda a nossa vida. Entender isso pode levar alguém ao sucesso em diversas áreas, inclusive a profissional. Construir e mudar hábitos não é fácil, mas a ideia do livro é explicar como conseguir fazer dar certo. 

Para isso, o autor fundamenta os argumentos na explicação de vários artigos científicos.  

2. Mindset: A nova psicologia do sucesso — Carol S. Dweck 

Há tempos, “Mindset: A nova psicologia do sucesso” é considerado um dos melhores livros para desenvolvimento profissional. Foi escrito por uma psicóloga, que estudou as pessoas com facilidade em alcançar sucesso. Ela chegou à conclusão de que existem dois tipos de mente: a fixa e a progressiva. 

A primeira acredita que todos já nascemos com certos traços imutáveis. Para pessoas assim, o fracasso é visto como um constrangimento inaceitável. A segunda acredita na possibilidade de evolução constante e enxerga os erros como forma de aprendizado.  

3. Da escola para o mercado de trabalho: 90 dicas para conseguir um bom emprego - Lindsey Pollak    

Adaptado para o Brasil por Rafael Villas Boas, o livro dá dicas de como conseguir um bom emprego mesmo antes de se formar. Fazer uma rede de contatos, ler jornais da área, fazer cursos de especialização, participar de eventos e trabalhar como voluntário são alguns dos conselhos da autora. 

Com linguagem jovem e atraente, a obra é dedicada a estudantes de faculdade ou de escolas técnicas.  

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie 

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” é o queridinho de muitos leitores. Apesar de ter sido escrito em 1936, ainda é superatual e traz ótimos ensinamentos sobre como melhorar a comunicação pessoal e construir uma rede de relacionamentos. Podemos dizer que tem um pé na gestão de pessoas, pois transmite conceitos sobre relações humanas e liderança.  

5. Foco — Daniel Goleman 

Nessa obra, “Foco“, Goleman defende que a atenção tem um papel fundamental para o sucesso, em especial, o profissional. O problema é que quanto mais o mundo evolui, mais n6os tornamos dispersos. O autor ensina quais são os principais tipos de distrações e como lidar com eles. Também mostra como funcionam os sistemas mentais e qual é o papel deles no desenvolvimento do foco.  

6. Originais: Como os inconformistas mudam o mundo — Adam Grant 

O grande cerne de “Originais“ é: da originalidade surgem ideias criativas e que podem transformar o mundo. Contudo, grande parte das pessoas adota, sem saber, uma atitude conformista, de não buscar novas saídas para os problemas. Ao longo da leitura, Adam desmistifica crenças em torno das mentes criativas, conta histórias reais sobre os mundos dos negócios, da política e do entretenimento e mostra como qualquer pessoa pode aprimorar essa habilidade. 

A obra é inspiradora e digna de fazer parte da estante de qualquer um que tem o desejo de vencer.  

7. A coragem de ser imperfeito — Brené Brown 

Como você se sentiria expondo sua vulnerabilidade para várias pessoas? Quando falamos em triunfo, muita gente não consegue se imaginar mostrando os próprios medos e imperfeições. Afinal, em um mundo onde muitos se apresentam como perfeitos, isso pode ser interpretado como dar brecha para ser visto de forma inferior.Contudo, em “A coragem de ser imperfeito“, a autora defende a ideia de que ser vulnerável também é poderoso. 

Ela ensina a lidar com a vergonha gerada pelas próprias fraquezas e a trabalhar em mudanças para conviver melhor com elas.  

8. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen R. Covey  

Em “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes“, o autor defende a ideia de que, para mudarmos nossa vida, precisamos transformar nossos paradigmas e princípios fundamentais antes. A partir disso, temos condições de criar hábitos eficazes.  

Aplicando o conhecimento 

Sabe aquela afirmação de que não adianta só conhecer a teoria, também é preciso praticar? É um pensamento válido, pois a informação se sedimenta em nossa mente quando colocamos algo em ação. Nossa sugestão é, em primeiro lugar, você absorver o que cada leitura traz. Depois, teste no dia a dia o que aprendeu antes de passar para a próxima, combinado? 

Aqui estão os 7 melhores livros para desenvolvimento profissional — que, diga-se de passagem, também são inspirações para o crescimento pessoal. Anote essas dicas com carinho e preencha seu tempo com um conhecimento que ajudará você a ter mais sucesso no mercado.