7 mitos e verdades sobre o imposto de renda em 2024

18 de março de 2024 0 min

O Imposto de Renda é uma obrigação anual que gera muitas dúvidas e preocupações para os contribuintes. Além das regras gerais conhecidas, como a necessidade de declarar rendimentos e bens, existem alguns mitos e verdades menos óbvios que podem influenciar na sua declaração. David Tavares, professor de economia e finanças do UniOpet, destaca alguns pontos importantes a serem considerados.

Segundo o especialista, um dos mitos mais comuns é a ideia de que apenas os rendimentos mais altos estão sujeitos à declaração do Imposto de Renda. "Na verdade, existem diferentes critérios de obrigatoriedade, que incluem não apenas a renda, mas também a posse de bens e outras condições", explica. Outro mito é a crença de que despesas médicas são sempre dedutíveis em qualquer valor. "Embora muitas despesas médicas sejam dedutíveis, há limites e regras específicas a serem seguidos", destaca o especialista.

Por outro lado, algumas verdades podem passar despercebidas. Por exemplo, é verdade que os aposentados com mais de 65 anos têm direito a uma parcela adicional de isenção no Imposto de Renda. "Essa é uma vantagem importante que muitas vezes é esquecida pelos contribuintes", ressalta. "Além disso, é verdade que os aluguéis de imóveis devem ser declarados, independentemente do valor recebido", completa.

Agora, vamos esclarecer os sete mitos e verdades sobre o Imposto de Renda em 2024:

  1. Declaração é obrigatória para todos os trabalhadores.
    Mito. Nem todos os trabalhadores são obrigados a declarar o Imposto de Renda. A obrigatoriedade depende da faixa de renda anual, do tipo de rendimento e de outras condições específicas estabelecidas pela Receita Federal. Por exemplo, em 2024, estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30 mil no ano anterior.
  2. Despesas médicas são dedutíveis em qualquer valor.
    Mito. Embora muitas despesas médicas sejam dedutíveis, há limites e regras específicas a serem seguidos. Por exemplo, despesas com consultas médicas, exames, internações e planos de saúde são dedutíveis, mas existem limites de dedução estabelecidos pela Receita Federal.
  3. Contribuições para a Previdência Privada são sempre dedutíveis.
    Verdade. As contribuições para a Previdência Privada podem ser deduzidas do Imposto de Renda, desde que respeitados os limites estabelecidos pela Receita Federal. Essa é uma forma de incentivar a previdência privada e garantir uma renda complementar no futuro.
  4. Quem recebe até um salário mínimo está isento de declarar o Imposto de Renda.
    Mito. A isenção de declarar o Imposto de Renda não é determinada pelo valor recebido, mas sim pelos critérios estabelecidos pela Receita Federal. Mesmo quem recebe até um salário mínimo pode estar obrigado a declarar, dependendo de outros fatores, como rendimentos de outras fontes.
  5. Investimentos em educação não são dedutíveis.
    Mito. Os gastos com educação podem ser deduzidos do Imposto de Renda, desde que respeitados os limites estabelecidos pela Receita Federal. Isso inclui despesas com educação própria e de dependentes, como mensalidades escolares e cursos técnicos ou superiores.
  6. É possível deduzir gastos com dependentes sem limite.
    Mito. Embora seja possível deduzir gastos com dependentes, existe um limite máximo de dedução estabelecido pela Receita Federal. Em 2024, por exemplo, o limite de dedução por dependente é de R$ 2.275,08.
  7. Quem recebe auxílio emergencial precisa declarar o Imposto de Renda.
    Verdade. Os valores recebidos como auxílio emergencial devem ser declarados no Imposto de Renda, pois são considerados rendimentos tributáveis. No entanto, é importante verificar se o total dos rendimentos recebidos no ano anterior está dentro das faixas de obrigatoriedade de declaração.

Quer saber mais sobre esse e outros temas? Clique aqui.

Compartilhe