5 oportunidades de negócios para começar a empreender em casa durante a quarentena

28 de abril de 2020 0 min

Existem segmentos que permitem empreender com baixo investimento e que podem ajudar a compor o orçamento

Com o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, abrir um negócio em casa se tornou uma opção atrativa para muitas pessoas que precisam encontrar no empreendedorismo uma maneira de arrumar uma fonte financeira extra nesses tempos difíceis que colocou algumas ocupações em xeque, gerando reduções salariais e até desligamentos. 

São diversos os segmentos que permitem começar um negócio em casa e sem um grande investimento. Com as mudanças de comportamento e consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes.

Conheça algumas ideias legais que encontramos para começar um negócio em casa:

Cursos e conteúdos online

A demanda por cursos e capacitações oferecidas digitalmente se tornou uma grande tendência com as pessoas em casa. A tendência traz oportunidades para quem tem alguma habilidade que possa ser ensinada – como idiomas, instrumentos musicais, gastronomia, ou até mesmo origami. 

As aulas podem ser oferecidas por videochamada ou gravadas em forma de curso. 

Outra possibilidade é oferecer aulas de reforço a crianças e adolescentes que estão estudando em casa.

Alimentação

O setor de alimentação é um dos mais atrativos neste momento. Isso porque quem atende por delivery tem a chance de contemplar uma demanda maior por comida para consumir em casa, pois mesmo trabalhando em regime de home office, muitas pessoas mantiveram o hábito de pedir comida.

De marmitas, passando por bolos, doces a salgados para ocasiões especiais, as demandas por alimento cresceram muito neste cenário de quarentena. 

Aquela receita de bolo da sua vó que você sabe fazer pode gerar uma boa renda nesse momento, nem que seja apenas com seus vizinhos no seu condomínio.

Sempre lembrando que quem se aventurar neste tipo de empreitada deve deixar claro aos clientes que as medidas de boas práticas de segurança e higiene estão sendo devidamente tomadas.

Serviços caseiros em geral

Com a crise, a tendência é que mais pessoas prefiram consertar os seus bens em vez de comprar novos. 

Se você tem habilidades com manutenções elétricas, eletrônicas, automotivas, bricolagem, conserto de roupas ou similares pode começar a divulgar o serviço em seu prédio ou bairro. 

Nunca se esquecendo de usar máscara e tomar todas as medidas de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.

Artesanato

Quem gosta de confeccionar, pintar, bordar ou produzir outros tipos de artesanato pode começar a vender os produtos para ganhar dinheiro. 

As pessoas gostam e continuam com o hábito de comprar para si ou presentear, por mínima que seja a lembrancinha.

Comece a divulgação pelos conhecidos e no seu próprio bairro, entregando os itens em casa sob encomenda. Se as vendas alavancarem, um segundo passo pode ser recorrer a um marketplace para atender outras regiões e cidades. 

O WhatsApp e as redes sociais, como Facebook e Instagram, ajudam na divulgação dos produtos e oferecem a chance de impulsionar publicações com baixo investimento.

Vendas em geral

Nessa quarentena, com mais tempo em casa geralmente fazemos aquelas arrumações onde encontramos objetos e utensílios que nem lembrávamos que existiam. 

É hora de usar e abusar da internet para vender, seja por redes sociais, sites especializados ou aplicativos que oferecem serviços de venda. As possibilidades são grandes.

Outra forma de empreender em casa envolve a venda de produtos de outras empresas e marcas. Microempreendedores Individuais (MEI) podem se cadastrar como revendedores de redes especializadas em cosméticos, roupas, lingeries e outros produtos. 

Ela diz que há desde empresas que exigem um investimento inicial até as que permitem começar as vendas sem nenhum custo. Sendo assim, a dica é avaliar as condições oferecidas e o que cada um tem para investir.



Você conseguiu empreender nessa quarentena?

Conte para nós o que você faz, e compartilhe seu negócio aqui com seus colegas do UniOpet. Vamos juntos ajudar a fazer a roda da economia girar!


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet