14 filmes para desvendar o mundo das finanças

02 de setembro de 2021 0 min

Filmes ajudam a descomplicar o complexo mundo financeiro, em que o mercado pode ser rei e carrasco


Um jeito fácil e divertido para aprender a organizar as finanças não requer esforço e ainda pode vir acompanhado de uma boa e saborosa pipoca! São filmes que trazem lições sobre finanças pessoais, mas também avançam nos meandros mais complexos do chamado mercado financeiro, em que grandes corporações jogam pesado para conquistar poder e dinheiro.

Conhecer esse universo também pode nos ajudar a entender o próprio bolso e educar-se financeiramente significa mudar o jeito de como você administra, poupa e investe o seu dinheiro.

A educação ajuda a consumir de maneira consciente e a tomada de decisões em situações adversas.

E o cinema, como um bom reprodutor da realidade, não poderia deixar o assunto fora do roteiro. São muitos os títulos disponíveis, inclusive gratuitamente, na internet. E valem a pena ser vistos até mesmo para quem já entende do assunto, mas quer saber um pouco mais sobre os diversos aspectos relacionados ao dinheiro. 

Nada como aprender se divertindo. Confira a programação:

O lobo de Wall Street – ( 2013)
O filme traz como personagem principal o galã Leonardo DiCaprio. Ele vive o personagem Jordan Belfort, que durante seis meses, trabalhou duro em uma corretora de Wall Street. Quando finalmente consegue ser contratado como corretor, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio. Assim, ele e seus amigos enriquecem, ao mesmo tempo que passam a levar uma vida dedicada ao prazer.

Dinheiro, pra que dinheiro? –  (1993)
Quando Joey Coyle (John Cusack), um homem desempregado, acha 1,2 milhões de dólares, sua primeira reação é pegar a maleta e sair correndo. Ele pede conselhos à namorada Monica (Debi Mazar), que trabalha com investimentos, mas, enquanto Joey faz planos para deixar o país, um detetive está cada vez mais perto de encontrá-lo e recuperar a grana.

Fome de Poder – ( 2016)
O filme narra a história da criação e ascensão do McDonald's, a maior rede de fast foods do mundo. Após notar uma demanda de consumo sem precedentes, o vendedor Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, no sul da Califórnia. E pouco a pouco, elimina os dois da rede e transforma a marca em um gigantesco império alimentício.O marketing, vendido até hoje, é o da rapidez no preparo e na entrega, a manutenção da qualidade e o preço acessível. Um clássico do mundo das finanças.

Capitalismo: uma história de amor – (2009)
O documentarista Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos. Segundo sua análise, o sistema visa gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto a maioria perde cada vez mais direitos.

Steve Jobs ( 2015)
O filme ilustra a vida do inventor e empresário Steve Jobs, que comandou a Apple por décadas. O roteiro conta com os principais três acontecimentos de sua vida empresarial: o lançamento do computador Macintosh, a criação da empresa NeXT e seu grande retorno com o lançamento do iPod. Nesta biografia, além dos dramas nos negócios estarem expostos, sua vida familiar também foi contada.

À procura da felicidade – ( 2007)
Outro clássico do empreendedorismo e sempre citado como referência. Inspirado em histórias reais – desta vez, a do empreendedor Chris Gardner, um ex-vendedor de São Francisco, Califórnia, interpretado por Will Smith. Gardner se vê no “fundo do poço” ao perder esposa, emprego, carro, casa e suas últimas economias. Ao lado do filho Christopher, de apenas cinco anos, Chris recomeça a vida sem dinheiro para necessidades básicas. Ele decide arrumar um estágio não-remunerado com a esperança de um dia dar um futuro digno ao filho e retomar as finanças de uma maneira estruturada.Prepare os lenços, pois a história é emocionante.

Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)
O clássico “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é elevado à décima potência neste filme. Rebecca Bloom é uma repórter que mora em Nova York e tem o sonho de trabalhar para uma renomada revista de moda. Enquanto não consegue alcançar seu sonho, ela escreve artigos sobre finanças pessoais numa revista financeira.

Sua coluna faz sucesso, mas a verdade é que sua vida financeira é um caos. Ela faz o oposto do que escreve para os leitores, pois é uma compradora compulsiva, que vive fugindo dos cobradores e de suas dívidas acumuladas no cartão de crédito.

É uma comédia romântica que retrata os problemas do consumo desenfreado, da importância de saber diferenciar se você quer algo por puro desejo ou se realmente precisa disso, e de como é importante fazermos um planejamento pessoal para não ficarmos com várias dívidas e sempre no vermelho.

As loucuras de Dick e Jane (2005)
Dick (Jim Carrey) e Jane viviam uma vida de luxo até que Dick é demitido do emprego. As dívidas começam a se acumular e para manter o estilo de vida confortável que tinham, o casal comete várias loucuras, inclusive roubar bancos.

O filme promete boas risadas e também desperta reflexões sobre como é importante a administração das contas pessoais, ter uma reserva de dinheiro para imprevistos e se realmente precisamos de muito dinheiro e bens materiais para sermos felizes.

Até que a Sorte nos Separe (2012)
A vida nem sempre é feita de bons momentos, mas um bom momento muda completamente a família de Tino (Leandro Hassum). Tino e Jane (Danielle Winits) ganham na loteria, mas deixam o poder do dinheiro os levarem à falência.

O grande prêmio é gasto em festas, viagens, compras com muita ostentação e, ao se verem “quebrados”, o casal conta com a ajuda do vizinho, que é consultor de Finanças, para se reestruturar financeiramente. Uma comédia nacional com muitos ensinamentos e risadas.

A negociação (2012)
Robert Miller (Richard Gere) é um magnata da bolsa de valores que deseja vender sua empresa milionária rapidamente para esconder fraudes realizadas por ele.

Às vésperas de vender a empresa para um grande banco, Robert sofre um acidente causando a morte de uma pessoa. Para esconder sua responsabilidade, ele abandona o local do acidente. Só que o investigador do caso não medirá esforços para descobrir o culpado do acidente e colocar os planos de Robert abaixo.

O filme mostra que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e como problemas financeiros e de corrupção afetam os negócios e também a vida pessoal

Trabalho Interno (2010)
O documentário de Charles Ferguson sobre o desenvolvimento da crise financeira global de 2007 e 2008 e que custou ao mundo um prejuízo de 20 trilhões de dólares retrata como as mudanças no ambiente político ajudaram a criar uma crise financeira.

O Homem que Mudou o Jogo (2012)
Billy Beane (Brad Pitt),  gerente do time de baseball Oakland Athletics, junto com Peter Brand (Jonah Hill), tem uma grande sacada ao desenvolver um programa de estatísticas para o clube com pouquíssimo dinheiro.

A ideia levou o time à primeira liga dos esportes nos anos 80 e trouxe uma grande chance econômica para a dupla, que usou de uma boa ideia para colher bons frutos em meio às dificuldades.


ACESSE NOSSO SITE