12 macetes para ficar mais concentrado (e mais produtivo) no trabalho

09 de novembro de 2020 0 min

Mesmo que você faça o perfil de pessoa muito desatenta, é possível se concentrar para aquela tarefa super importante que você precisa desempenhar. Confira as dicas!  

Esse texto é pra você que às vezes sonha acordado na mesa de trabalho, que voa longe em dias que precisaria estar produzindo bastante. Voltar ao foco e concentrar parece muito difícil? Não é, não. 

Com algumas dicas simples você pode restabelecer o foco e voltar a ter excelentes resultados.  

Mas antes, vamos contextualizar, você sabia que uma pesquisa da Harvard Business Review, que fez parte do livro The Mind of The Leader (A Mente do Líder), mostrou que 73% dos líderes no ambiente empresarial ficam distraídos na maior parte do tempo da sua rotina de trabalho?  

Fora isso, 65% desses não conseguem concluir suas tarefas. Isso é a comprovação de que a falta de concentração no trabalho afeta diretamente a produtividade. Dá até um certo alívio, né? Você não está sozinho nessa! 

Para ajudar a mudar esse cenário, vamos apresentar agora 12 dicas diferentes que precisa aplicar no seu gerenciamento de rotina para manter a concentração e ser mais produtivo.  

1- Não tente realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo 

Quando um profissional faz muitas coisas ao mesmo tempo, como responder e-mails, preencher relatórios e planejar reuniões, é provável que a produtividade diminua e ele perca totalmente o foco.  Essas trocas causam distrações, perda de produtividade e de tempo. 

Por isso, tente se concentrar para realizar as tarefas uma de cada vez. Terminar uma e passar para a próxima vai eliminar distrações – como tarefas de menor prioridade que você insiste em fazer rapidamente em meio a grandes tarefas.  

2 – Antes de iniciar selecione as tarefas por ordem de prioridade 

O gerenciamento de tempo passa por programar todas as suas atividades para que saiba quais são prioridades e o que precisa realizar primeiro.  Conhecer as melhores maneiras de como priorizar tarefas ajuda a se organizar e manter a concentração no trabalho em vez de fazer outras coisas desnecessárias.  

3 - Comece o seu dia elencando seu objetivo para o período 

Com pequenas vitórias, a concentração no trabalho pode ser multiplicada. Por isso, crie um cronograma de pequenos objetivos, desde terminar uma tarefa ou até passar 1 hora inteiramente focado no seu espaço. Sentindo-se psicologicamente recompensado a cada desafio superado, seu foco será ainda maior para manter esse ritmo.  

4 – A cada hora faça uma pequena pausa 

Estudos mostram que a produtividade aumenta quando fazemos pausas regulares no trabalho. Ao dividir suas tarefas em partes, é mais provável que você permaneça focado e mantenha seu cérebro envolvido no que realmente precisa. Para cada 1 hora de trabalho sólido, faça uma pausa de 05 ou 10. 

Pode sair para tomar um pouco de ar ou fazer alguns alongamentos, garantindo que seu cérebro vai voltar bem para o trabalho.  

5 – Evite acompanhar as redes sociais 

Já sei, você vai dizer: essa é a tarefa mais difícil de todas! Como faz para ignorar as notificações do Facebook, Instagram e do WhatsApp? O problema é que ao checar a notificação você pode ser absorvido por uma série de outras publicações e...pronto! Perdeu um tempão. A dica é meio drástica, porém necessária. 

Se é de concentração que você precisa, o negócio é desligar seus aparelhos durante uma tarefa importante. E se alguém realmente precisa entrar em contato com você, passe o número do seu trabalho.  

6 – Beba muita água 

Durante os períodos de concentração, é comum que se esqueça do seu bem-estar. Mas a melhor maneira de executar seu trabalho é ficando sempre hidratado. O melhor caminho é definir um lembrete no seu computador para beber um copo grande de água a cada duas horas, por exemplo. 

A falta de água vai fazer você se sentir irritado e mais cansado, o que é a última coisa que você vai querer quando estiver tentando se manter concentrado.  

7 – Evite o ambiente com muito barulho 

Se realmente quer ter concentração no trabalho, então você precisa contornar os barulhos e ruídos que podem ocorrer à sua volta. Um bom fone de ouvido com isolamento acústico ajuda e muito.    

8 – Medite para desenvolver a capacidade de concentração 

A meditação já é reconhecida como uma das melhores ferramentas para manter a concentração no trabalho.  Meditar no trabalho pode não ser fácil, mas quando fizer isso, o impacto será muito positivo no seu dia.  

9 – Faça todas as reuniões serem produtivas 

Tenha certeza de que as reuniões que você frequenta tenham uma agenda escrita com horários designados para cada tópico, para que o tempo usado para elas não seja desperdiçado. As reuniões efetivas fluirão mais rapidamente com uma agenda escrita e os participantes saberão o que preparar e apresentar.  

10 – Evite as preocupações 

A preocupação é um sentimento que vai contra a concentração e a produtividade nas organizações. Ter preocupação com coisas que não aconteceram e que talvez nunca aconteçam impede que você fique com o controle das ações do presente. É importante buscar maneiras de se acalmar e evitar as preocupações durante seu período de trabalho.  

11 – Mude de lugar 

Se tiver a chance, faça uma mudança de lugar no seu ambiente de trabalho. Essa ação pode trazer uma sensação boa, de inovação, e evita que fique entediado ou sem foco, sempre no mesmo lugar.  

12 – Saiba dizer não nos momentos certos 

E para encerrar nossa lista, a lição principal tem que ser essa: saiba dizer NÃO! Mesmo que seja para algo simples, se você sentir que um pedido fora da sua lista de tarefas vai diminuir sua concentração no trabalho, é importante ser direto e usar o não.