12 dicas para se sair bem na entrevista de emprego on-line

24 de agosto de 2020 0 min

A nova realidade do mundo, pós Covid-19, nos pressiona a aprender novas técnicas em todas as áreas da vida profissional. Não seria diferente nas entrevistas de emprego. Confira algumas dicas para se sair bem num caso assim  

Com a pandemia provocada pelo Covid-19, os processos seletivos estão sendo, quase em sua totalidade, realizados de forma on-line devido às recomendações de afastamento social. Muitas empresas aderiram, ainda, ao home office, tendência que deve permanecer daqui para a frente cada vez mais. 

Seguir algumas dicas bem simples é imprescindível para se ter sucesso nessa nova forma de ser entrevistado para o emprego dos sonhos. De acordo com a professora Samara Carvalho, coordenadora do Opet Placement essa modalidade de conhecer os candidatos será uma tendência daqui pra frente: 

“A entrevista remota chegou para ficar, assim atentar aos detalhes citados acima é essencial para melhor desenvoltura nesta etapa seletiva. Naturalidade, tranquilidade e sorriso são primordiais neste modelo de entrevista”, explica.   

Para isso, separamos algumas dicas para que você se saia bem:  

1) Desative outras plataformas e redes sociais, fechando todas as abas do navegador evitando barulho e distrações, além de silenciar as notificações do celular,  

2) Faça testes prévios das plataformas. As mais utilizadas são Google Hangouts, Skype e Zoom, que oferecem ambientes de reuniões on-line. Simule com um amigo ou familiar com o aplicativo sugerido pelo recrutador. Assim, o candidato pode testar a conexão de internet, a luminosidade, o áudio e o vídeo.  

3) Cuidado com o delay, que é o desencontro de áudio durante uma transmissão on-line. Deve-se falar pausadamente e dar tempo ao recrutador para perguntar e dialogar com tranquilidade.   

4) Escolha o melhor equipamento para ser utilizado. Se você tem a sorte de ter vários dispositivos (como um computador, um tablet ou um smartphone), escolha aquele que te deixe mais confortável.  

5) Selecione o local adequado para a entrevista. O local ideal para a realização de sua entrevista, deve ser um local isolado onde, se veja livre de distrações ou do risco de alguém entrar no quadro da câmera sem ser solicitado.  

6) Comunique aos familiares ou com quem reside que estará em um processo seletivo, assim evitando imprevistos no ambiente, além de barulhos e ruídos externos. 

7) Pense no visual como se fosse ao processo presencialmente. Roupas confortáveis, evitando decotes, cores fortes ou estampas chamativas.  

8) Faça pelo menos uma entrevista de ensaio. Assim como deve ser feito em entrevistas ao vivo, também é interessante marcar com um amigo para ensaiar a sua entrevista de emprego online. Aluno UniOpet: lembre-se que o Placement também pode ajudar neste quesito e realizar um teste contigo.   

9) Se adiante para possíveis imprevistos. Crie um plano B caso algo dê errado no dia da entrevista. Faça uma lista do que pode dar errado (como a conexão, problemas com o microfone, etc), e crie soluções rápidas para cada problema.  

10) Faça todas as preparações necessárias para uma entrevista formal. Só porque a entrevista é online, não deixe de se preparar como se fosse para uma entrevista tradicional. Faça pesquisas sobre o empregador, prepare respostas para perguntas comuns em entrevistas, formule algumas perguntas que deseja fazer e escolha a melhor roupa profissional para a entrevista.  

11) Diferente de uma entrevista tradicional, é possível ter alguns lembretes e colas para a sua entrevista. Caso esteja com dificuldade em se lembrar de alguma informação ou acha que há uma palavra difícil de pronunciar, não se intimide, use lembretes em locais visíveis. Apenas certifique-se que os lembretes não aparecem no enquadro câmera. Importante também ter em fácil acesso um bloco de notas e caneta de para anotar alguma informação que o recrutador te passe. Ter o currículo em mãos também facilitará às consultas rápidas.    

12) Assim como com qualquer outra situação de procura por trabalho, acompanhe sua entrevista com uma nota de agradecimento ao entrevistador. Acompanhe o progresso. O processo de contratação é longo, muito provavelmente com várias rodadas de entrevistas (sugestão alterar para: etapas seletivas), então você precisará ser paciente – mas isso não significa que não pode perguntar sobre como anda o processo. Isso demonstra interesse na vaga. 

 A professora Samara Carvalho ainda dá uma dica extra, presta atenção:    

”Se tiver dúvidas ou curiosidades sobre a empresa e sobre a vaga, não fique com vergonha. Faça a pergunta, demonstrando assim seu interesse real em compreender melhor os desafios da oportunidade e o andamento do processo seletivo.” 

Compartilhe