11 vezes 11 de setembro

20 de setembro de 2021 0 min

Uma das piores tragédias da humanidade vista sob o ponto de vista da sétima arte


Considerada uma das datas mais trágicas da humanidade, o 11 de setembro de 2001 deixou marcas não só em nossas memórias, mas também na sétima arte.

Desde que as Torres Gêmeas foram derrubadas na cidade de Nova York, o cinema vem retratando - seja em filmes ou documentários - o que aconteceu, sob vários ângulos.

Cumprindo seu papel de registro, o cinema até hoje explora tanto em obras baseadas em fatos, quanto nas ficcionais, o que aconteceu naquele fatídico dia.

Filmes sobre o que levou aos atentados, sobre o acontecimento em si ou suas consequências em macro ou micro escala se tornaram comuns e podem acender muitas luzes. Tanto na cabeça de quem nunca compreendeu direito esse fato histórico como na de quem busca mais entendimento sobre suas causas e desdobramentos. 

11’09”01
Escrita pelo ator e diretor Sean Penn, o filme compila 11 histórias filmadas por 11 cineastas diferentes com um tema comum: o 11 de setembro. O filme, que parece um documentário, apresenta abordagens sob o ponto de vista das vítimas e de seus parentes.  A história aborda o tema através do impacto da queda das torres na vida de um senhor cuja janela está na sombra do World Trade Center. O diretor Ken Loach, por sua vez, lembrou do 11 de setembro do Chile, data do golpe militar contra o governo de Allende naquele país. Tem na Netflix.

"Fahrenheit 09/11''
Michael Moore também quis contar sua versão dos fatos para o 11 de setembro. Nesse documentário, Moore analisa as ações do governo Bush após a tragédia. O diretor defende que a administração Bush evitou estabelecer ligações entre os sauditas e os ataques. O documentarista também explora o custo humano da guerra no Iraque, como as mortes de soldados.

United 93 (Voo United 93)
Dirigido por Paul Greengrass, o filme tem como base um fato real, o sequestro do voo United 93 por terroristas em 11 de setembro de 2001 e sua queda na Pensilvânia. A parte fictícia mostra como os passageiros teriam se unido contra os terroristas para evitar um novo ataque. Após a queda do avião, a comissão de investigação do caso reconheceu que eles fizeram um plano para enfrentar os terroristas que tinham sequestrado o avião e assim, impedir um novo ataque terrorista. Apesar da investigação, ainda há pessoas que acreditam que o avião foi derrubado pelos militares americanos.

Inside 9/11
Feito pela National Geographic para a televisão, o documentário Inside 9/11, mostra desde a origem da Al Qaeda até os ataques, indicando os sinais de violência iminente. O documentário também acompanha detalhadamente o cenário dos ataques, explicando como os terroristas compraram as passagens e passaram pela segurança do aeroporto, o relato de sobreviventes e parentes de vítimas. E enfatiza o momento em que o então presidente George W. Bush foi informado sobre os atentados.

9/11
Nada como estar no lugar e momentos certos. Na hora dos ataques às torres gêmeas, os cineastas franceses Jules Clément Naudet e Thomas Gédéon Naudet estavam acompanhando uma equipe de bombeiros perto da área da tragédia. Esse era o tema inicial do documentário que estavam produzindo. Como os cineastas já estavam com os bombeiros, o documentário mostra os primeiros momentos após os ataques – de dentro do saguão de uma das torres.

Guerra ao terror
Um dos filmes mais populares sobre o tema, a obra mostra um grupo de elite do exército em ação em Bagdá. A história é baseada em fatos reais relatados pelo jornalista Mark Boal, que conviveu com um esquadrão anti-bombas no Iraque. A história se passa em 2001, após o 11 de Setembro no cenário de guerra ao terror que apareceu após os ataques. Kathryn Bigelow ganhou o Oscar pela direção do filme.

As torres gêmeas
Concebido pelo renomado diretor Oliver Stone, os holofotes estão sobre aqueles que ajudaram a salvar a vida de seus compatriotas. No filme, dois policiais ficam presos embaixo dos escombros dos prédios e seus colegas tentam resgatá-los.

Reine sobre mim
No fictício filme “Reine sobre mim”, de Mike Binder, o 11 de setembro também serve como pano de fundo da história. Na trama, um homem perde sua família nos ataques e busca a amizade de seu colega de dormitório da faculdade para superar o ocorrido.

Histórias de Nova York
O filme do diretor Danny Leiner também foca na tentativa de recomeço de um grupo de nova iorquinos um ano após o 11 de Setembro.

O equilibrista
Fora da curva, o oscarizado filme “O Equilibrista” não fala dos atentados às torres gêmeas ou ao Pentágono e tampouco do sequestro dos aviões, mas é constantemente relacionado à tragédia pela visão poética que traz do World Trade Center através da empreitada do equilibrista francês Phillipe Petit que, em 1974, se aventurou em um cabo de aço esticado entre as duas torres, nos andares mais altos dos edifícios. O filme venceu o Oscar de 2009 na categoria documentário.

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente
A obra é narrada pelo ganhador do Oscar Jeff Daniels e relata as 12 horas seguintes ao ataque contra as Torres Gêmeas e conta com depoimentos do ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice entre outros membros do governo na época


ACESSE NOSSO SITE

Compartilhe