10 habilidades para o futuro do trabalho

12 de julho de 2022 3 min

Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta quais as competências fundamentais para o profissional do futuro

Pensamento crítico e analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos e criatividade são consideradas as competências fundamentais para o profissional do futuro. Na sequência, aparecem capacidade de liderar e influenciar, de monitorar e usar tecnologia no trabalho, resiliência e raciocínio voltado às resoluções.

A conclusão é do Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial (FEM), um dos estudos mais importantes sobre esse tema. 

Entre outras conclusões que valem a pena conhecer, o relatório aponta que 50% de todos os profissionais precisarão se requalificar até 2025.

Até lá, muitos empregos (cerca de 85 milhões) poderão ser perdidos no mundo por conta da automação do trabalho.

A boa notícia é que um número maior ainda de vagas (95 milhões) poderá ser criado numa redivisão do trabalho entre pessoas, máquinas e algoritmos. Mas, para pleitear essas oportunidades e se manter competitivo, mais do que nunca é necessário se manter atualizado e disposto a aprender.

Em relação aos anos anteriores, foram incorporadas à lista habilidades relacionadas à autogestão, entre elas a tolerância ao stress e flexibilidade. 

Nessa categoria, chama atenção também a presença do aprendizado ativo e da capacidade de desenvolver estratégias para se manter permanentemente em desenvolvimento (o conceito de “lifelong learning”, cada vez mais relevante no mercado).

Construído com a participação das empresas e dados do Linkedin e da plataforma de educação on-line Coursera, o estudo aponta as 10 habilidades consideradas mais importantes no mercado de trabalho até 2025, divididas em quatro categorias:

1- Solução de problemas

● Pensamento analítico e inovação.

● Solução de problemas complexos.

● Análise e pensamento crítico.

● Criatividade, originalidade e iniciativa.

● Argumentação, solução de problemas e ideação. 

2- Autogestão

● Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem.

● Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.

3 - Trabalhar com pessoas

● Liderança e influência social.

4 - Uso e desenvolvimento de tecnologia

● Uso, monitoramento e controle da tecnologia.

● Design de tecnologia e programação.

Hard skills x Soft skills: qual é o mais importante?

Hoje o profissional é avaliado em dois pontos principais: hard skills e soft skills. As hard skills são relacionadas às habilidades técnicas, ou seja, a sua formação, especialização na área, conhecimento adquirido em curso, livro, entre outros. Basicamente, tudo o que partiu do seu esforço para aprender pode se enquadrar nestas habilidades.

Por outro lado, as soft skills são as habilidades comportamentais, que na maioria das vezes, estão relacionadas à personalidade. Assim, habilidades como liderança, criatividade, e até mesmo inteligência emocional, entre outras, se encaixam nessa categoria.

Então, se você está preparado para se atualizar, acompanhe cada uma das 10 principais habilidades para 2025 atentamente.

1. Competências interpessoais ou Soft Skills

Estas são competências que se enquadram entre as soft skills, tratam basicamente da maneira de se relacionar com outras pessoas no trabalho. Isso se aplica tanto a colaboradores, quanto a clientes, assim temos: 

Liderança: Esta é uma competência muito importante, mesmo que você não tenha um cargo de liderança. Isso porque, pensar como líder vai fazer você enxergar o seu trabalho de modo diferente. Assim, questões que talvez não te chamariam a atenção normalmente, podem se destacar aos seus olhos.Não é de hoje que as empresas valorizam profissionais que têm a postura e as habilidades de um líder (uma das soft skills mais importantes). Afinal, o líder visa resolver situações no ambiente de trabalho, através da democracia, ao contrário de um chefe comum, que usa do poder autoritário.Vale lembrar que as soft skills, assim como uma série de cursos e especificações, se complementam.

Desse modo, na habilidade de liderança, é possível inserir outras três skills. Assim, o pensamento crítico é muito importante, afinal, ele será fundamental no momento de tomar as decisões corretas, principalmente em situações adversas.

Um líder sem criatividade pode ser até bom, contudo, esta é uma habilidade que faz muita diferença no momento de solucionar problemas.

Inteligência emocional: Não dá para negar que a inteligência emocional faz muita diferença no dia a dia. Inclusive, esta competência, te fará não apenas melhor no seu emprego, mas também na sua vida pessoal. O motivo é simples, você vai aprender a lidar com as emoções e sentimentos seus e de outras pessoas.

Criatividade: Ser criativo pode te fazer enxergar oportunidades que você nem imaginava. Seja pela solução de um problema, ou uma ideia que gere mais receita, não se esqueça que o mundo precisa de novas ideias todos os dias. Então não deixe de expor suas ideias, mas claro, se elas realmente forem úteis.

Pensamento analítico, e pensamento crítico: Por fim, ambas as formas de pensar consistem em analisar algo visando facilitar a sua compreensão, e julgar certas questões de maneira mais racional (crítica). Assim, estas são competências do futuro complementares, principalmente para quem lida com grupos e precisa transmitir mensagens entre setores diferentes.

2. Competências técnicas ou Hard Skills

Estas competências lidam com a maneira que você processa determinadas situações, ou age em seu dia a dia. Aqui há algumas hard skills, e soft skills fundamentais para profissionais que visam o futuro:

● Programação e interação com tecnologia: A programação é o destaque, contudo, a área de TI (Tecnologia da Informação), em geral, merece atenção. Então, se você já tem afinidade pela área, não espere mais, e comece a estudar o que chama a sua atenção. É impossível pensar em um futuro sem tecnologia. Assim, é muito importante dominar algumas ferramentas.

Afinal, no futuro, muitos dos serviços que fazemos, serão feitos por máquinas ou programações, assim, é importante ter alguns conhecimentos fundamentais na área.

Contudo, análise de sistemas e programação, sem dúvida, serão um dos profissionais mais visados daqui a alguns anos. Basta olhar para o movimento que o mundo está fazendo, se tornando cada vez mais remoto.

● Foco no cliente e habilidade de negociação: Estas duas últimas competências estão entre soft e hard skills. Isso porque o foco no cliente é um princípio que pode partir da empatia de cada, contudo, deve ser estudado e trabalhado. Por outro lado, a habilidade de negociação é essencial para qualquer profissional que lida com negociação. Afinal, o mercado está cada vez mais acirrado. Desse modo, é necessário ter em mente maneiras de interagir, conversar e prestar o melhor serviço para estas pessoas.

A experiência de usuário, também conhecida como (UX, da sigla em inglês), é um   ponto complementar ao foco no cliente.

Ou seja, é importante conseguir se colocar no lugar do usuário no momento de realizar uma venda ou apresentar um produto. Essa habilidade garante mais lucros, e sem dúvida, pode fidelizar clientes.

3. Soft Skills complementares: Resiliência,persuasão e negociação

Por fim, duas skills fundamentais entre as 10 principais habilidades para 2025 são estas.

Quem nunca ouviu falar nessa palavrinha? A resiliência, sem dúvida, foi o que diferenciou muitas pessoas que mantiveram os seus empregos, das que perderam durante a pandemia.

A capacidade de se adaptar às mudanças, principalmente ruins, é fundamental para qualquer pessoa no ambiente de trabalho.

E claro que ainda estamos lidando com vendas, então é um grande diferencial ter conhecimento sobre técnicas de persuasão e negociação.

Afinal, é muito importante gerar receita para a empresa. Assim, sem dúvida, você será um profissional do futuro e preparado para o novo mercado que está chegando.

Quais as vantagens de dominar essas habilidades?

Não pense que o futuro e tudo o que se prevê para ele, estão longe de você, isso porque muitas empresas já estão buscando essas habilidades durante o recrutamento.

Por esse motivo, quanto antes você se atentar a estas habilidades do futuro, melhor será para a sua carreira. No Centro Universitário UniOpet o futuro é agora. O centro de ensino oferece cursos na área de gestão e TI e prepara profissionais para o mercado de trabalho. Confira!

Para conhecer o estudo completo, acesse o site do Fórum Econômico Mundial.