10 dicas para uma rotina de estudos perfeita

02 de outubro de 2020 0 min

O período de faculdade para aquela aluno que não é muito regrado pode ser um verdadeiro pesadelo. A correria das entregas de trabalhos, artigos, projetos, o cronograma de aulas, o estágio obrigatório pode ser extremamente desgastante se você não souber se organizar bem. 

É aí que entra uma ferramenta super valiosa que pode ajudar nestes casos: o cronograma. Com ele, você pode criar uma rotina de estudos que realmente funciona e o ajuda a resistir às tentações das redes sociais e do cochilo todas as tardes. 

Já vislumbrou que maravilha seria isso? O bom disso tudo é que não tem nada de difícil em adquirir bons hábitos de estudo. Antes de mais nada, é bom lembrar que a melhor rotina de estudos é aquela que funciona com cada um. Com isso em mente, é hora de partir para ação e montar um cronograma adequado ao seu dia a dia. 

Continue a leitura que temos ótimas dicas! 

Então, sem mais enrolação, vamos às dicas. É um passo a passo para que você entenda a melhor maneira de criar uma rotina de estudos e ter os melhores resultados nessa jornada. 

Vamos?  

1. Analise sua rotina e horários 

O primeiro passo para criar uma rotina de estudos e se preparar para as provas é analisar como é seu dia a dia. Que horas acorda, qual horário as aulas começam, se faz estágio, quais atividades extracurriculares tem e, é claro, os dias da semana em que são realizadas. 

2. Crie uma agenda com atividades 

Com uma visão geral do seu cotidiano, fica mais fácil criar uma agenda com horários e atividades. Você pode fazer isso na boa e velha agenda de papel ou usar recursos como o Google Agenda, que tem a vantagem de poder ser consultado direto no seu celular. Outro benefício de adotar a ferramenta eletrônica é poder criar lembretes para nunca perder uma sessão de estudos. 

3. Estabeleça regras claras 

De nada adianta ter uma agenda completa para seguir se você não respeitar os horários que estabeleceu, não é mesmo? É como se você estivesse ignorando sua própria autoridade. Para ter uma rotina de estudos que funcione, é importante estabelecer regras claras e, obviamente, segui-las à risca. Pense à frente e planeje o que fará caso tenha algum imprevisto e não consiga estudar em algum dia. 

Deixar blocos livres na agenda é uma forma de compensar quando essas situações aparecerem, como uma gripe ou um evento social que é importante comparecer. 

4. Prepare materiais 

Não tem nada pior do que sentar para estudar e descobrir que não tem à mão o material que precisa para o momento. Evite esse estresse preparando tudo o que você utilizará em cada sessão de estudos previamente. Certifique-se de que tem todo o conteúdo no computador ou livro e, também, os materiais de escritório para anotações, como lápis, caderno e, se usar, os post-its. 

Caso estude no computador, prefira baixar todo o material de pesquisa que será utilizado para não ceder à tentação de acessar a internet e perder tempo navegando nas redes sociais! Ter sempre uma garrafa de água na mesa e ir ao banheiro antes da sessão de estudos também são cuidados para não perder a concentração. 

5. Estude diariamente 

Criar uma rotina de estudos exige persistência. Não é algo que se estabelece da noite para o dia. É preciso criar o hábito! Por isso, procure estudar diariamente, mesmo que, em alguns dias, seja por um tempo reduzido. Dessa forma, você se acostuma com o processo e ainda evita problemas como matéria acumulada. 

6. Tenha um local próprio para estudos 

Certamente você ouviu falar que tudo tem sua hora e seu lugar. Estudar fica mais prazeroso quando você conta com um local próprio para a atividade. Não precisa ser um cômodo inteiro. Mesmo um cantinho da mesa da sala pode funcionar como área para estudos. 

O importante é definir um espaço para guardar o seu material e procurar o mesmo lugar para começar os estudos. Não deixe de se certificar de que a iluminação é adequada e que o local é confortável. Isso aumentará sua produtividade.  

7. Elimine distrações 

Livrar-se das distrações é indispensável para criar uma rotina de estudos. Coloque o celular no silencioso, feche todos os aplicativos de redes sociais, desligue o rádio e a televisão. 

A concentração faz toda a diferença na hora de estudar. Crie blocos de estudos e aproveite os períodos de descanso para se conectar novamente com o mundo.  

8. Defina metas para se sentir mais motivado 

Motivação quer dizer ter motivos para fazer alguma coisa. É justamente isso que nos movimenta, que dá aquele gás para chegar em um determinado ponto e atingir objetivos. Mas não são só os grandes propósitos que precisam de motivação. Afinal, para alcançar os objetivos maiores, é preciso bater várias pequenas metas. 

Veja o seu próprio exemplo: aonde você quer chegar? Na conclusão da faculdade, certo? Mas, para isso, existem diversas etapas que precisam ser vencidas antes, como as fases de provas que determinam sua aprovação nos semestres.  

9. Utilize diferentes métodos de estudo 

Os recursos tradicionais continuam sendo bons aliados na hora de estudar, como os livros e cadernos de anotações. Mas você também pode diversificar seus métodos e tirar proveito das ferramentas modernas. Deixe sua rotina de estudos mais dinâmica e aproveite para acompanhar os canais de ensino virtuais e as plataformas interativas que disponibilizam vídeos, quizzes e outras formas de incentivar o aprendizado.

No próprio celular, você pode manter aplicativos para testar seus conhecimentos e trocar informações com outros estudantes.  

10. Cuide-se 

Ainda que você queira ser uma máquina de absorver conteúdo e mandar bem em todas as provas e trabalhos da faculdade, saiba respeitar seus limites. Falamos antes sobre a importância de reservar tempo para descanso e diversão, mas vale a pena frisar esse ponto. Cuidar da saúde também repercute na concentração e no desempenho acadêmico. 

Então, vamos lembrar os clichês que são #ReaisOficiais: alimente-se bem, durma o suficiente e pratique atividades físicas regularmente. Todas essas ações ajudam a manter o corpo e a mente no nível certo de disposição.