10 dicas de ergonomia para home office de estudos durante a quarentena

08 de abril de 2020 0 min

Com essa lista de 10 dicas de ergonomia, estudar se tornará uma tarefa ainda mais produtiva e agradável durante o tempo de quarentena

Temos apresentado a você diversos artigos com dicas e sugestões de como tornar seu período de quarentena mais produtivo e saudável. Todos sabemos que desenvolver o hábito de estudar por conta própria requer muita disciplina e concentração. 

E uma das coisas mais importantes para essa nova rotina de home office, seja para trabalho, seja para estudos relacionados às matérias dos cursos do UniOpet, é cuidar da ergonomia do seu espaço para se concentrar nas aulas e tarefas do dia.

Mas o que é ergonomia?

Ergonomia é a ciência relacionada às interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema, visando sempre otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um processo.

Em outras palavras, é tudo aquilo que você pode fazer para tornar seu trabalho ou estudos o mais agradável e confortável possível para seu corpo e sua mente.

O principal instrumento de estudo do aluno do UniOpet neste momento de quarentena devido à pandemia de Covid-19 é o computador, desktop ou laptop, com conexão ativa à internet para as aulas online. 

Para render o seu máximo, separamos 10 dicas de ergonomia para você que é nosso aluno(a) e que precisa manter o desempenho de seus estudos para o ano letivo mesmo em tempos de quarentena.

1 – Posição da tela

Mantenha o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca do comprimento de um braço.

2 – Postura

Mantenha a cabeça e pescoço em posição ereta, a 90 graus em relação ao chão, com os ombros e braços bem relaxados.

3 – Cadeira

Importante ser bem confortável e apropriada para sentar de forma confortável por longos períodos. Mantenha a região lombar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.

4 – Membros superiores

Mantenha os antebraços, os punhos e mãos em linha reta em relação ao teclado de sua máquina. O cotovelo deve sempre estar junto ao corpo. Os antebraços deverão estar apoiados nas laterais da cadeira ou sobre a superfície de trabalho para que os ombros fiquem relaxados e em posição neutra.

5 – Membros inferiores

Garanta um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira. Mantenha o ângulo das dobras dos joelhos e do quadril igual ou superior a 90 graus. Os pés devem estar apoiados no chão ou, quando recomendado, use descanso para os pés.

6 – Iluminação & temperatura

Procure trabalhar em um ambiente com iluminação adequada e conforto térmico.

7 – Brilho da tela

Regule o brilho do monitor para 70 ou 75 e evite posicionar a tela do monitor de frente para janelas, para não forçar a vista.

8 – Pausas

Faça pausas de recuperação que durem de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos trabalhados. Importante: durante essa pausa, afaste-se do computador e tente não olhar para a tela do monitor. Relaxe a cabeça!

9 – Alongamentos

Não se esqueça de alongar-se ao longo dos dias: punhos, braços e coluna

10 – Hábitos saudáveis

Por fim, pratique hábitos de vida saudáveis e tenha sempre uma alimentação regrada e balanceada, certifique-se de ter um sono regular e tire alguns momentos para fazer alguma atividade física dentro de casa.


Não perca no próximo artigo, algumas dicas de como manter a boa forma física com atividades que você pode fazer de dentro do seu lar e que vão auxiliar na manutenção de sua qualidade de vida e de sua saúde física e mental.


Aproveite nosso vestibular online e agende sua prova: Vestibular e Matrículas UniOpet   

Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet