Simulação de Audiência de Instrução e Julgamento de 2º. Grau no TRT.

Por | Publicado em 15/03/2016

Os alunos são divididos em reclamantes e reclamados, seguindo um rito de uma ação trabalhista. As partes receberão um caso prático (real) que terão que estudá-lo com seus respectivos papéis divididos em sala de aula, simulando uma audiência UNA ou uma sessão de julgamento de 2º. grau.

IMG_8323

Em 4 aulas pré-agendada, dividida em 2 momentos, os alunos simularão uma audiência ou uma sessão de julgamento. O uso do computador e do data-show é para simular o uso do computador utilizado em uma audiência ou sessão de  julgamento pelo assessor ou serve para fazer a contagem regressiva de uma sessão do TRT. Primeiramente, se distribui antecipadamente os papéis de cada aluno. No dia da audiência a sala de aula é transformada numa Vara do Trabalho ou no plenário do TRT. Todo o rito de uma audiência ou sessão de julgamento é feita na íntegra, com uma aula teórica/prática que antecede os mesmos explicando os detalhes formais e técnicos a serem desempenhados em cada dia.

Anexos

Atividade realizada em: Direito

Conteúdo Programático

Em 2 grandes grupos os alunos são divididos em reclamantes e reclamados. Logo no início do 2º bimestre, seguindo um rito de uma ação trabalhista, as partes receberão 2 um caso prático (real) que terão que estudá-lo com seus respectivos papéis divididos em sala de aula, preparando a sua linha de argumentação jurídica que será exposto em sala de aula, simulando uma audiência UNA ou uma sessão de julgamento de 2º. grau. A atividade valerá até 1,5 ponto na média à todos os participantes e presentes.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: O suficiente para o preenchimento dos papéis

Tempo de Aplicação: 1h 40

Avaliação do Desempenho dos Alunos

Foi o primeiro piloto realizado em sala de aula, e o comprometimento dos alunos foi aquém do esperado (ora a audiência, como a sessão de julgamento foram devidamente filmados e gravados para posterior análise), obtendo resultados muito satisfatórios, próximos ao de um caso real.  Logo após o professor comenta sobre a referida simulação, seus erros, falhas e pontos positivos do mesmo. Todos que participarem ganharão de 1 à 1,5 dependendo da complexidade da atividade.

Indicadores

 

Melhor desempenho oral como profissionais, bem como melhorar a desenvoltura no cotidiano forense, perda da inibição, principalmente para julgamentos, audiências e sustentações orais o que é imprescindível para o profissional e operador do direito, seja como advogado, ora como servidor público (juiz, promotor, delegado, procurador, defensor, assessor jurídico, etc.). Os alunos também gostaram bastante da atividade, elogiando e incentivando a iniciativa do docente da disciplina

Observações

Se tal prática fosse difundida entre outras disciplinas de Estágio Supervisionado (Civil, Criminal e Mediação) do curso de Direito, e não só trabalhista, se criaria uma maior entrosamento prático/técnico com o aluno e a disciplina em questão, incrementando sobremaneira a vocação profissional jurídica ainda em estado latente em alguns alunos com mais dificuldade para tanto. E aperfeiçoando e criando um maior interesse aos que já possuem uma maior facilidade e desenvoltura oral e corporal.


O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.