JORNAL LABORATÓRIO “PRÓXIMA PARADA”

Por | Publicado em 11/03/2016

Historicamente a grande mídia sempre prima por pautas negativas que possam culminar em aumento da audiência como: grandes catástrofes; acidentes; mortes; violência em geral. Neste contexto, comunidades humildes inteiras são retratadas como se boa parte destes problemas fossem provenie

JORNAL LABORATÓRIO

Todo o trabalho metodológico iniciou quando os estudantes ainda estavam no 3º período do curso de Jornalismo. Na época, através da disciplina de Planejamento Estratégico, surgiu a necessidade de se dar um pontapé inicial no novo jornal laboratório das Faculdades Opet e, para isso, seria necessário utilizar a disciplina de Planejamento Estratégico. Neste sentido foi apresentado pela docente a proposta de se criar um jornal laboratório voltado a periferia de Curitiba.

Utilizando-se de debates, aulas expositiva, leitura crítica, bem como Role‐Playing os estudantes foram estimulados a refletir sobre a atual situação dessas comunidades e como seria importante o papel de um veículo de comunicação nestas localidades. Os alunos puderam perceber a real situação na qual vivem esses cidadãos da periferia e como a grande mídia os veem na atualidade.

Os estudantes foram estimulados a iniciar o trabalho primeiro conhecendo a história de algumas localidades. Na ocasião foram escolhidas: Vila Pantanal;  Uberaba; CIC, Vila Torres. Após as discussões em sala e pesquisa sobre estes bairros iniciou-se a elaboração de questionário de pesquisa. Realizado de forma conjunta, a ideia era levantar questões que levassem a atual realidade destas comunidades, bem como suas necessidades em relação a criação de um veículo de comunicação no local.

A segunda etapa foi estabelecer em quais bairros seriam aplicados os questionários. Os estudantes foram divididos em equipe e, posteriormente, percorram essas comunidades. Após este trabalho foi iniciado o processo de tabulação e análise dos dados coletados. A partir deste trabalho foi possível estabelecer um planejamento inicial (anexo).

A atividade foi desenvolvida durante todo o primeiro semestre de 2014. Participaram os treze estudantes de Jornalismo matriculados para a disciplina de Planejamento Estratégico.

Embora o trabalho tenha iniciado no primeiro semestre de 2014  já havia um planejamento estabelecido para sua continuidade no segundo semestre. Entretanto, a turma de Jornal Laboratório a assumir o projeto não era a mesma que elaborou o Planejamento Estratégico. A turma a dar continuidade teve contato com o material elaborado pelos estudantes no semestre anterior e puderam começar os trabalhos.

Assim surge, primeiramente, o Jornal Inspire (em anexo). O nome foi proposto através do uso de Diálogo Socrático,  pela própria turma. O objetivo era “inspirar” os moradores destas regiões. Uma maneira de mostrar a eles que era possível divulgar fatos positivos do seu cotidiano. Ficou acordado que todas as pautas seriam definidas após pesquisa nas comunidades. Tudo seria elaborado de forma conjunta.

Assim a primeira edição aconteceu no bairro Uberaba, em Curitiba. Além do comércio, eleições e mercado de trabalho, o jornal ainda trouxe charge, esporte e uma agenda cultural. Ao término do trabalho os alunos perceberam as dificuldades de distribuição do produto. Utilizando-se novamente Role‐Playing os estudantes chegaram a conclusão de que seria interessante distribuir o material não apenas em comércios da região, bem como em instituições de ensino. Desta forma, uma escola foi escolhida e o jornal distribuído aos estudante.

A importância desta distribuição vai além do contato com o material. Sendo distribuído desta forma o material produzido pelos estudantes de Jornalismo das Faculdades Opet, serviu para a valorização do próprio território, por parte dos alunos deste colégio estadual, bem como ferramente pedagógica utilizada pelos docentes desta instituição de ensino.

Em 2015 o projeto voltou a ser assumido pela primeira turma que desenvolveu o Planejamento Estratégico. Neste sentido, após discussões, os estudantes decidiram por trocar o nome do veículo de comunicação por “Próxima Parada” (anexo). O objetivo da troca do nome é mostrar ao leitor que a cada edição acontece uma nova parada em um novo bairro da periferia de Curitiba. Foram feitas duas edições do jornal no segundo semestre de 2015. Entretanto não houve impressão.

O projeto terá continuidade através tanto da disciplina de Jornal Laboratório quanto da Agência Experimental que deve entrar em funcionamento a partir do próximo semestre de 2016.

Vale ressaltar que as edições acontecem bimestralmente e são desenvolvidas no decorrer de cada semestre.

Anexos

Atividade realizada em: Jornalismo

Conteúdo Programático

  • – Elaboração de pauta,- Técnica de entrevista,- Reportagem,- Diagramação- Planejamento Gráfico- Edição- Fechamento.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: Treze estudantes do 6º Período do curso de Jornalismo das Faculdades Opet

Tempo de Aplicação: Segundo semestre de 2015

Avaliação do Desempenho dos Alunos

  • Participação dos Estudantes;
  • Desenvolvimento das atividades propostas;
  • Pró-atividade;
  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Leitura do contexto social;

Indicadores

*Os estudantes se interessaram pela disciplina.

*A maioria percebeu a relevância social do papel do jornalista.

*Os alunos tiveram a possibilidade de trabalhar em equipe aprendendo a interagir.

  • Puderam fazer uma leitura crítica dos fatos.

Observações

As dificuldades encontradas referem-se a impressão do material, bem como sua distribuição de forma mais eficaz e efetiva.


Palavras Chave: comunidade, jornal impresso, jornalismo, responsabilidade social

O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.