Estágio Supervisionado: Um Desafio para a Formação do Professor

Por | Publicado em 16/03/2016

O presente projeto visa corroborar com a formação dos alunos da IES e do magistério por meio de práticas pedagógicas imbricadas às metodologias ativas e a formação do Pedagogo.

OFICINAS PEDAGÓGICAS IES E IEP

JUSTIFICATIVA: Justifica-se o projeto pela necessidade de ampliar os conhecimentos e recursos utilizados pelos professores da IES. As ações propostas visam contribuir para a formação do profissional da Educação. Propõe-se ações que envolvam as metodologias ativas, uma vez que são definidas como um processo interativo de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.

DINÂMICA – MÉTODO DE ENSINO: Problem-Based Learning: A partir da análise de casos complexos (reais ou hipotéticos), que envolvem elementos jurídicos e não-jurídicos, aluno desenvolve a capacidade de elaborar formulações jurídicas que equacionem a situação apresentada.

PREPARAÇÃO: Reuniram-se a coordenação de curso e coordenação de estágio para identificar e analisar novas possibilidades de parceria e aprimorar o ensino, a pesquisa e a extensão do Curso de Pedagogia. Assim, entraram em contato com a direção da IEP vislumbrando a parceria identificada para o momento, por se tratar do Magistério e corresponder as necessidades do Curso no presente momento. A coordenadora de estágio da IES, as supervisoras de estágio da IES, em conjunto com a Direção do IEP, realizaram um encontro no dia 13/02/2015, com objetivo de estreitar parceria entre as duas instituições, na intenção de viabilizar atividades relacionadas à formação do professor. Neste encontro foram elencados itens para a realização do projeto: 1. Termo de cooperação técnica (IEP e IES) 2. Definições em relação a datas e temáticas das oficinas, número de participantes, distribuição das observações dos alunos da IES no IEP. Após deliberações das responsabilidades das partes envolvidas na parceria, as ações de preparação, seguiram: Elaboração de cronograma contendo reuniões presenciais (Alunos e Supervisoras do IES) Reunião para reconhecimento do local; (Alunos da IES e Direção do IEP) Elaboração de pauta de observação dos alunos da IES nas salas de aulas do IEP; (Elaborada pelas Supervisoras da IES) Observações dos alunos da IES nas turmas do IEP (alunos da IES e turmas do IEP) Reunião para eleger as problemáticas envolvendo os conteúdos do Ensino Médio, os espaços da Cidade Mirim e as temáticas demandadas pela direção do IEP; (Alunos da IES e Supervisão da IES) Aplicação das oficinas pedagógicas para os alunos do IEP (Professores e alunos da IES para Alunos do IEP acompanhados das Professoras do IEP) Feedbacks (Supervisoras e Alunos da IES) Reunião entre IES e IEP para socialização das informações do projeto, e para futuras projeções)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS * A primeira reunião de estágio foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2015, na presença das professoras Janice, Michelle, Mônica e Cíntia e alunos do 7º período, do curso de Pedagogia, com objetivo de explicitar os processos do estágio, bem como a organização dos grupos para elaboração das oficinas. Nesta primeira reunião foi explicado aos alunos, sobre as etapas do estágio e do cronograma; * No dia 14 de março foi realizada a reunião com a diretora do IEP, supervisoras da IES e alunos da OPET, no Instituto de Educação do Paraná, para expor o funcionamento da instituição, regras gerais e entrega aos alunos das turmas que fariam observação a fim de elencar as problemáticas para a realização das oficinas; * As observações iniciaram no dia 16 de março e finalizaram no dia 17 de abril. Cada aluno tinha, já determinado em conjunto com IES e IEP, o dia do estágio e a turma a ser observada. As observações foram pautadas nos seguintes tópicos: 1. história da instituição (fundação, o porquê do nome, data de fundação e a atual realidade); 2. proposta pedagógica da instituição; 3. número de professores e grau de instrução; 4. disciplinas oferecidas pela instituição; 5. número de sala de aula e idade; 6. metodologias aplicadas em sala de aula que contemplem a aprendizagem dos alunos; 7. relação professor/alunos; 8. relação alunos/alunos; 9. utilização dos recursos didáticos; 10. processo de ensino e aprendizagem; 11. identificação de problemáticas observadas no contexto. Os tópicos supracitados foram elencados a fim de identificar aspectos relacionada ao público alvo (IEP) bem como os conteúdos destinados a este nível de ensino. Ao finalizar as observações, os alunos retornaram para a IES em reunião com as supervisoras para elaboração e preparação das Oficinas. Foram divididos em quatro grupos, sendo que cada grupo ficou responsável em elaborar duas oficinas. Os grupos 1 e 2 ficaram responsáveis pelas Oficinas que ocorreram nos dias 11/4/2015 e 25/4/2015. Os grupos 3 e 4 ficaram responsáveis pelas Oficinas que ocorreram nos dias 16/5/2015 e 23/5/2015. As professoras supervisoras realizaram reuniões por grupos, a fim de subsidiar o conhecimento dos alunos, articulando-os com as temáticas determinadas pela direção do IEP e as problemáticas elencadas nas observações dos no IEP. As oficinas do dia 11/4/2015, atenderam 150 alunos dos quartos e quintos anos do IEP adequando-as a temática proposta pela direção do IEP: Educação Ambiental. Considerando os espaços da Cidade Mirim, a temática proposta pela direção da IEP, os alunos elencaram o conteúdo e a problemática referente a cada uma das oficinas. As oficinas do dia 25/4/2015, atenderam 135 alunos dos segundos anos do IEP adequando-as a temática proposta pela direção do IEP: Cidadania. As oficinas do dia 16/5/2015, atenderam 145 alunos dos terceiros anos do IEP adequando-as a temática proposta pela direção do IEP: Práticas Pedagógicas para Educação Infantil.
As oficinas do dia 23/5/2015, atenderam 129 alunos dos primeiros anos do IEP adequando-as a temática proposta pela direção do IEP: Ser Professor.

 

Anexos

Atividade realizada em: Pedagogia (EaD)

Conteúdo Programático

Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio.

Currículo do Ensino Médio.

Estágio Supervisionado no Ensino Médio.

Relação teoria e prática.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: 67 alunos da IES e 600 alunos do IEP.

Tempo de Aplicação: O projeto foi aplicado no decorrer de um semestre, sendo organizado em etapas que se relacionam da seguinte forma: Duas Reuniões com os alunos da Pedagogia na IES para apresentação do projeto, e no IEP para compreender os procedimentos das observações. Encontros dos alunos da Pedagogia para observação das práticas pedagógicas no IEP. Quatro encontros na Cidade Mirim para realização das Oficinas Pedagógicas elaboradas pelos alunos da Pedagogia e apresentada aos alunos do Ensino Médio/Magistério, do Instituto de Educação do Paraná. Um Seminário para socialização das experiências adquiridas pelos grupos.

Avaliação do Desempenho dos Alunos

A avaliação foi processual:

– Os alunos da IES solicitaram feedback ao final de cada Oficina para os alunos do IEP;

– Os alunos da IES foram orientados para elaboração de relatório final;

– Os alunos da IES postaram o relatório final no Ambiente Virtual de aprendizagem;

– Os alunos da IES participaram de Seminário para socialização das informações.

– Como daremos continuidade ao projeto, faremos um questionário utilizando o recurso typeform, a fim de verificar com os participantes do projeto, propostas de melhorias.

Indicadores

Por ser uma prática que valoriza a relação teoria e prática, observou-se ser de grande valia, uma vez que os alunos participaram motivados durante todo o processo e puderam fazer várias reflexões a cerca do processo de aprendizagem até o presente momento.

Observações


O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.