Uma super aliada no trabalho: conheça 10 ferramentas de IA para incluir na sua rotina

18 de agosto de 2023 0 min

Ferramentas de inteligência artificial (IA ou AI, da sigla em inglês) tomaram conta das redes sociais e do noticiário nos últimos meses, seja sobre o uso do ChatGPT ou do Bard (do Google), ou em aplicativos de geração de fotos estilizadas – aqueles que deixaram as pessoas “grávidas”, mais velhas ou fazem suas versões infantis.

Em apenas dois meses, o ChatGPT atingiu a meta de 100 milhões de usuários, marca que o Facebook levou mais de quatro anos para atingir. Mas o fato é que a IA já faz parte do nosso cotidiano há alguns anos e, quando bem utilizada, traz inúmeros benefícios na rotina de trabalho.

“Há um grande número de outros recursos de IA e o céu é o limite. É importante conhecê-las e aprender a usá-las. Os mais conhecidos incluem assistentes de voz como Alexa e Siri, algoritmos de redes sociais, ferramentas de reconhecimento facial como Face ID, entre outros. O próprio corretor automático do celular é um tipo de IA, já que ele é capaz de identificar erros, sugerir a grafia correta e prever o que o usuário irá escrever a partir dos dados com os quais foi treinado”, explica o professor Fabrício Palermo Pupo, especialista em tecnologias digitais e coordenador da Escola de Comunicação e Negócios do Centro Universitário UniOpet.

E saber usá-las em proveito próprio significa saber fazer as perguntas adequadas aos chats de IA, o que faz com que as ferramentas se tornem aliadas da educação, e não inimigas, ladras de emprego. "O papel do professor, especialmente nos cursos de graduação, é fundamental para que os alunos aprendam a fazer boas perguntas ao ChatGPT. A ferramenta pode aprender com as interações dos usuários e aprimorar constantemente suas respostas, o que torna a experiência ainda mais satisfatória".

Mudanças nas plataformas

Mas diante de tantas mudanças em plataformas (como o Twitter, consolidado há mais de uma década, que agora virou X), sistemas e aplicativos, que as empresas passam a usar para poder se manter competitivas no mercado, o que há de novidades e inovações?

“Estamos em um momento de inovações nos modelos de gestão. Trata-se de uma revolução que afeta o paradigma organizacional vigente, até o momento pautado na oferta e demanda de um produto. Agora, a diferença está na sistemática que envolve a descoberta de uma oportunidade de negócios, a formulação de um lançamento de produto e a consideração quanto ao curto tempo do ciclo de vida de um produto”, avalia Pupo, ao referir-se a uma atividade clássica do mercado, que é a ideação e lançamento de uma inovação.

Segundo o especialista, as mudanças afetam também os modelos de negócios. “As empresas passam a contar ainda mais com o uso de softwares de gestão, sistemas baseados em inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e a computação em nuvem, o que, por fim, se apresenta em algumas das inovações que têm moldado o cenário corporativo”.

Capacitação constante

Dentro desse panorama, é imprescindível colocar em prática o lifelong learning ou, em tradução livre, a educação continuada, já que a capacitação deve ser constante, em especial para profissionais de gestão, comunicação e marketing.

“No UniOpet, oferecemos cursos livres em formatos presenciais dinâmicos no verão e no inverno, para potencializar soft skills e competências como Excel, oratória, marketing digital para empreendedores, uso do TikTok para empresas e muito mais”, convida o professor. Acesse o site e acompanhe a agenda dos cursos livres.

10 ferramentas de IA do seu dia a dia (infográfico)

  1. Assistentes de voz (Alexa/Siri): usadas para obedecer comandos básicos e interagir com usuários, além de serem bastante úteis para deficientes visuais;
  2. Chat de textos (ChatGPT/Bard): escrita de textos por ferramenta de IA a partir de perguntas do usuário;
  3. Corretor ortográfico (Grammarly): identifica erros e indica a grafia correta das palavras, além de prever e sugerir, pelo contexto da mensagem, as palavras que o usuário deseja escrever;
  4. Transcrição de reuniões online: programa disponível no Zoom e Google Meet;
  5. Dublagem para vídeos (Aloud): recurso de IA disponível no TikTok e outras plataformas;
  6. Chat de resumo de textos (Ressomer): basta copiar um texto que a ferramenta de AI faz o resumo instantâneo;
  7. Chat de escrita de emails (Jasper): a ferramenta usa modelos e tem opção de linguagem formal e informal;
  8. Tradução (Google): ferramenta já clássica, como do Google Translate;
  9. Criação de imagens para ilustrar textos (Canva/NightCafe): explique para a IA o que você deseja, e ela gera uma imagem original;
  10. Edição de vídeos (Descript): corte, junte e edite vídeos com poucos toques.

Compartilhe