Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 5 de fevereiro de 2018

Compartilhe:
Saiba como investir o salário de estagiário

Dia de pagamento, o salário cai na conta e é aquela alegria. Ops, mas você é estagiário e, logo que vê o depósito da empresa, já vai logo tirando o sorrisão da cara.

Grana curta e responsabilidades aumentando. Definitivamente, a vida de estagiário não é fácil! Falar em economizar grana, então, fica bem difícil, não é mesmo?

Mas é sobre isso que queremos falar com você! Sabia que é possível, sim, entender como investir o dinheiro de estágio? Fique com a gente que explicamos tudo certinho.

Tudo bem que, nem você e nem ninguém, tem poderes para multiplicar dinheiro. Mas, com um pouco de disciplina, é possível fazer o salário de estagiário render. Exemplo do seu bom uso são para ajudar:

• no pagamento da mensalidade da faculdade;

• na matrícula em algum curso extracurricular;

• na quitação de dívidas;

• na poupança de dinheiro para o futuro.

Confira outras dicas que separamos para você.

4 dicas de como investir o salário de estagiário

1 – Controle as contas

Especialistas orientam que os gastos não devem comprometer mais que 55% do seu salário. Se sua conta estiver acima disso, é bom rever para onde está indo o dinheiro. Nessa hora, a prática do desapego e a do dizer não ao consumismo, ajuda.

Aqui é importante saber para onde está indo o salário do estagiário, e, nesse sentido, o controle de tudo o que é pago é essencial. Afinal, sem isso fica difícil separar um valor para investir em algo.

Nessa hora, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Aplicativos, como o Minhas Economias e Guia Bolso, podem facilitar a tarefa de ter que anotar tudo. Alguns deles até fazem análise automática, a partir da conexão com seu Internet Banking. Agora que você está sabendo para onde a grana vai, vamos para a próxima dica.

2 – Trace planos para chegar lá

Saiba como investir o salário de estagiário

Imagine você saindo para uma viagem sem saber em qual lugar quer chegar. Você pode chegar até a cidade vizinha ou até a Austrália! Por isso, traçar objetivos é tão importante. Independente de quais sejam seus sonhos, eles vão precisar de dinheiro para sair do imaginário. Uma dica é destinar 15% do salário de estagiário para isso.

No caso da faculdade, especialistas orientam destinar um valor somente para ela – em torno de 10% do salário. Com isso, você poderá investir em sua carreira e, por consequência, melhorar seu valor de mercado.

3 – Nada de dívidas

Como já falamos, a gente sabe que o salário de estagiário é modesto. Mas, uma das coisas que você deve dar prioridade é se livrar das dívidas, caso você as tenha. Uma maneira de evitar o acúmulo delas é deixar de comprar à prestação. Fuja de financiamentos, de preferência. Tente se conter e economize para comprar tudo à vista.

4 – Adote a regra dos 10%

Até agora falamos só em poupar, não é mesmo? Mas, isso não significa que você não deva usar seu dinheiro. Basta apenas que siga a “regra dos 10%”. Esse é o valor indicado para separar e gastar com o que quiser. Não resistiu ao ver o sapato da vitrine ou os óculos da moda? Então, pegue deste montante. Só evite a tentação de gastar além desse valor para não extrapolar as despesas.

Viu como é tranquilo saber como investir o dinheiro de estágio? Seguindo essas dicas, você poderá – quem sabe – dar um novo rumo para sua vida.

Atualmente, você já põe em prática alguma delas? Conte para a gente! Compartilhe sua experiência em nosso blog!

Compartilhe: