Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 21 de novembro de 2017

Compartilhe:
como melhorar a produtividade nos estudos

Ingressar na faculdade é o sonho de muita gente, algo que exige bastante dedicação. Mas se engana quem pensa que horas com a cara no livro, sem descanso nenhum, é o caminho certo para alcançar esse objetivo. Pensando nisso, selecionamos importantes dicas para ajudar você a melhorar a produtividade nos estudos (de maneira saudável!).  

Confira!

1 – Prepare sua mente

É importante que você tente tornar o estudo “menos chato e cansativo”, por isso programe-se para que essa atividade seja prazerosa. Prepare pequenas porções de quitutes, água, lanchinhos para comer na hora da pausa dos estudos. Coloque na sua mente que aquela atividade é para o seu bem.

2 – Faça intervalos

Para quem estuda horas é muito importante fazer intervalos de 10 minutos a cada meia hora ou 40 minutos. Você dá um descanso para a sua mente e volta com mais energia para mais uma rodada de 30 a 40 minutos. Experimenta fazer dessa maneira, a sua disposição será outra.

3 – Estude todos os dias

Não adianta estudar horas e horas num dia e depois passar três dias seu estudar, pois você vai perder tudo aquilo que estudou. A sua memória funciona diariamente, logo, se você estudar todos os dias, as chances de absorver e entender o assunto é muito maior. Um cronograma com horários para estudo funciona muito bem!

4 – Faça anotações manual

Segundo Pierluigi Piazzi, professor e escritor, é importante fazer anotações enquanto estuda, pois ajuda a entender e absorver melhor o assunto do que somente ler. A mente precisa fazer trabalho de repetições, se você escrever o que leu é mais fácil para o cérebro lembrar depois.

Além disso, é importante fazer anotações manualmente do que digitalmente, isso porque o processo de aprendizado é melhor, tornando o cérebro mais ativo durante a escrita.

5 – Comece pelo assunto que você tem mais dificuldade

Como melhorar os estudos? Comece sempre pela matéria que você possui mais dificuldade, pois será a tarefa mais difícil que você terá de fazer. Se você não consegue entender a matéria somente por livros, busque outros mecanismos como vídeos-aula. Mas não deixe para depois, é importante que você comece agora para não perder tempo.

6 – Revise tudo aquilo que estudou

No final do dia do estudo revise tudo aquilo que você estudou. Lembra que a memória trabalha com repetições? Então, a melhor maneira de memorizar tudo é revisando a matéria. Revise quantas vezes for necessário para que você possa entender 100% daquilo que está estudando. Mas é importante que você faça isso todos os dias.

Compartilhe: