Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

            Massagem que promove a eliminação de toxinas através de movimentos suaves e lentos, diminui a retenção de líquidos diminuindo inchaço e edemas, pois ativa a circulação linfática e sanguínea.

           A drenagem linfática é uma técnica que drena os líquidos intersticiais, e elimina produtos do metabolismo. Para que essa evacuação aconteça existem dois processos que contribuem: O processo de captação que acontece através dos capilares linfáticos e o processo de evacuação que acontece nos linfonodos e promove a movimentação da linfa em direção aos coletores.

    Histórico

                A drenagem surgiu no ano de 1936, onde Emil Vodder e Estrid Vodder descobriram através de um estudo para o tratamento da gripe e sinusite, que nas áreas afetadas por estas doenças havia aumento de linfonodos e, quando se massageava essas áreas, havia melhora nos sintomas.

     Técnica

                Durante a execução da técnica de drenagem existem parâmetros que devem ser seguidos: I) pressão que deve ser suave e de forma delicada II) ritmo deve ser lento e III) sentido deve seguir o fluxo da linfa em direção às cadeias de linfonodos. A técnica não pode provocar hematomas, dores ou hiperemias.

    Benefícios

                A massagem de drenagem linfática previne o envelhecimento, promove a melhora no tônus da pele, auxilia no alívio de dores, aumento de imunidade, e retorno venoso. Além disso, por ser uma técnica com movimentos lentos e suaves ela promove uma ação relaxante na pessoa que está recebendo esta mensagem.

    Indicações

                A drenagem tem uma ampla ação sobre o líquido intersticial, sendo indicada para eliminação de edemas, linfedemas, queimaduras, redução do estresse, acne, diminuição de olheiras, fibroedema gelóide (celulite), redução de medidas, pré e pós-operatório e gestação.

Contraindicações

                  É contraindicado, para pessoas que possuem neoplasia, infecções, linfangite aguda, tromboflebite, flebites, febre, tuberculose, hipertireoidismo, erisipela e lesões locais.

REFERÊNCIAS

GUIRRO, Elaine Caldeira de Oliveira; GUIRRO, Rinaldo Roberto de J. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos, Recursos, Patologias. 3 ed. rev. e ampliada. São Paulo: Malone, 2004.

LEDUC, Albert; LEDUC, Olivier. Drenagem Linfática: Teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Editora Manole, 2007.

VASCONCELOS, Maria Gorete. Princípios de Drenagem Linfática. 1 ed. São Paulo: Editora Érica, 2015.

No Comments

Post a Comment