O Crime de Camurupá

Por | Publicado em 15/03/2016

A partir da simulação de um cenário de crime numa comunidade imaginária repleta de estereótipos, diversos teóricos da Sociologia emprestarão seus nomes aos personagens e suas principais ideias tecerão as pistas necessárias, tanto para o desvendamento do crime, como para a compreensão de como se regula o campo jurídico.

camurupa

O CRIME DE CAMURUPÁ

Camurupá é uma pequena cidade no norte do País. Tem cerca de 5.000 habitantes. É divida ao meio por uma avenida principal conhecida como “Avenida Emile Durkheim”.

Numa manhã de agosto um dos filhos do casal, cujo sobrenome é idêntico ao de um discípulo de Durkheim, provavelmente seu melhor discípulo (conhecido por trabalhar o conceito de “Memória e Identidade” ) é encontrado morto num Matagal defronte ao Açougue de um Senhor, cujo primeiro nome é o mesmo de um famoso evolucionista (Não Darwin) que influenciou o Sociólogo Augusto Comte em suas ideias. Ao lado do jovem morto havia um crucifixo, uma mancha de sorvete na blusa cor de rosa e um bilhete com a seguinte anotação: “Você acha que pode fazer comigo o que quiser? Pegou, agora paga!!!!!!”.

A Cidade está estarrecida.

Quem poderia ter cometido esse crime? Quais as motivações? Em que circunstâncias ele ocorreu?

OBJETIVO

Os alunos deverão descobrir quem cometeu o crime, as motivações e as circunstancias em que ele ocorreu.

O primeiro grupo a desvendar o crime será declarado vencedor e cada um dos membros do grupo receberá um livro de livre escolha do professor.

REGRAS

  1. Os alunos deverão ser divididos em grupos de até 5 membros;
  2. Cada grupo receberá uma pista inicial e, a medida em que forem desvendando essa pista receberão uma próxima até que, de posse de todas as pistas, consigam atingir o objetivo final;
  3. As pistas serão individuais e não podem ser compartilhadas entre os grupos;
  4. Após a resolução das pistas, o(s) grupo(s) poderão receber cartões prêmios com informações para identificações de perfis.
  5. Eventuais dúvidas ou impasses serão dirimidas pelo professor.

 

Exemplo:

  1. Pista Inicial: O Investigador da cidade, cujo primeiro nome é do autor de “Economia das Trocas Simbólicas” recebeu uma denúncia anônima de que alguém saiu correndo da cena do crime.

Quer saber mais detalhes? Explique quem cunhou o conceito de Solidariedade Mecânica e o que esse conceito quer dizer?

Após a apresentação da resposta correta o grupo receberá o primeiro cartão prêmio.

Desenvolvimento e Avaliação

A versão completa do jogo sociológico deve ser trabalhada ao longo do semestre letivo, sendo intercalado em aulas expositivas-dialogais. Os alunos estão livres para buscarem auxílio em material de aula, textos fornecidos pelo professor, consultas ao acervo da biblioteca do curso e internet.

Anexos

Atividade realizada em: Direito

Conteúdo Programático

A disciplina trabalhará alguns dos principais temas da Sociologia como o conceito de coesão social, capital simbólico, esteriótipos, conceitos de verdade, burocratização, menos valia e políticas de afirmação positiva.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: 120

Tempo de Aplicação: 8 horas aulas na versão inicial

Avaliação do Desempenho dos Alunos

Num primeiro momento será avaliada a autonomia dos alunos, sua capacidade de pesquisa e articulação dos conceitos. A medida em que o jogo se desenvolve, a dimensão colaborativa ganha maior peso.

Além de acompanhar o desenvolvimento dos grupos com intervenções de apoio, explicações, o professor procederá o registro das experiências vivenciadas. Por fim, os conceitos trabalhados durante os jogos serão objeto das avaliações formais.

Indicadores

Todo jogo exige conhecimento e posterior aplicação das regras no processo de aquisição e domínio do conhecimento. Esse é um processo normal, entretanto, a medida em que os (as) alunos(as) compreendem sua lógica demonstram interesse, participação, pesquisas autônomas e troca de ideias.

Os principais indicadores observados nas duas primeiras edições do Jogo permitiu observar interesse nas aulas, assiduidade, capacidade de pesquisa, leitura e interpretação e, principalmente, entendimento dos principais conceitos apresentados.

Observações


O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.