Nota Solidária

Por | Publicado em 16/03/2016

A atividade visa promover a integração dos acadêmicos com a sociedade em geral, contribuindo para o aprimoramento da responsabilidade social. O projeto visa capacitar os acadêmicos para a compreensão de que o Direito existe como regulador da sociedade e, portanto, tem que estar atento às necessidades sociais.

12079647_1635366550051571_5023184883323101687_n

Os acadêmicos podem escolher sua área de atuação conforme suas crenças e características pessoais, dedicando-se a projetos que visem o auxílio de pessoas carentes, enfermas, portadores de necessidades especiais, crianças e/ou idosos em situação de risco ou abandonados, dentre outros; podem, também, se engajar em projetos que visem à proteção de animais ameaçados e/ou abandonados, proteção da flora e da fauna e do meio ambiente de forma geral, bem como ampliação de acesso ou restauração de bens culturais.

Anteriormente à atividade são fornecidos dados e textos jornalísticos aos acadêmicos para que compreendam as exetensões das mazelas da sociedade, bem como há orientação para que busquem junto à Central do Voluntariado maiores informações e cursos específicos para tauação como voluntário nas mais diversas áreas sociais.

Estas atividades extraclasse serão avaliadas de forma a proporcionar uma atribuição de nota excepcional ao final do semestre, somando até 1,0 (um) ponto na média final do acadêmico e atribuindo-lhe até duas presenças extras ao final do projeto. Como a atividade não é controla dentro de sala de aula, estima-se que cada acadêmico dispenda de no mínimo duas horas para a realização da atividade.

A apresentação da atividade se dará mediante apresentação de relatório simplificado contendo declaração da entidade que recebeu o trabalho voluntário e/ou registro fotográfico da atividade realizada.

Assim, utiliza-se o método é realizado é o Role‐Playing, com a participação ativa do acadêmico a fim de proporcionar-lhe uma reflexão sobre a autuação do operador do Direito diante de uma sociedade repleta de desigualdades e minorias.

A atividade é realizada durante todo o semestre e entregue ao final da segunda avaliação bimestral.

Anexos

Atividade realizada em: Direito

Conteúdo Programático

Compreensão e aplicação do Direito à sociedade.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: 200

Tempo de Aplicação: Todo o semestre

Avaliação do Desempenho dos Alunos

Estas atividades extraclasse serão avaliadas de forma a proporcionar uma atribuição de nota excepcional ao final do semestre, somando até 1,0 (um) ponto na média final do acadêmico e atribuindo-lhe até duas presenças extras ao final do projeto.

A avaliação se dá mediante a entrega de relatórios, declarações, fotos ou vídeos que demonstrem a realização da atividade.

O feedback é feito imediatamente quando da entrega individual por cada acadêmico.

Indicadores

Houve uma mudança significativa sobre a percepção dos acadêmicos com relação à sociedade que os cerca e uma reflexão muito mais profunda sobre a aplicação do Direito. Ademais, não sendo um trabalho obrigatório, houve uma grande adesão dos acadêmicos com retorno, especialmente, no campo da satisfação pessoal e a continuidade do projeto além dos limites da avaliação.

Observações

Sendo uma atividade de conscientização social e aumento da responsabilidade social, penso que a mesma poderia ser estendidas a todas as disciplinas do curso.


O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.