Memória Jurídica Paranaense

Por | Publicado em 17/03/2016

Trata-se de um resgate, em formato de entrevistas gravadas em audiovisual, da biografia de juristas paranaenses que atualmente encontram-se na faixa etária entre 70 a 90 anos de idade. Tem-se observado um progressivo esquecimento dessas pessoas entre as gerações mais novas do Direito - especialmente no seio dos estudantes das diversas Faculdades e Universidades de Direito no Estado, (razão pela qual se justifica o presente projeto cujo objetivo é o de compartilhar as experiências dos juristas com os estudantes e profissionais da área do Direito).

MEMÓRIA

Para a execução da presente disciplina, utilizamos vídeos com entrevistas feitas com proeminentes juristas paranaenses que hoje acham-se na casa da melhor idade.

Utilizamos entrevistas e cases, com o foco nos problemas jurídicos da história jurídica do Paraná: Juris famosos, questões políticas e institucionais do Estado.

Os alunos recebem através de videoconferência o material que consiste nesses valorosos depoimentos, que desempenham dinamicas e debates dos cases.

O tempo destinado a cada aula é de 2 horas, porém com uma pré aula de 60 minutos. Existem mais de 20 entrevistas.

Aplica-se esta metodologia durante todos o semestre letivo.

Anexos

Atividade realizada em: Direito

Conteúdo Programático

Resgatar a história oral desses juristas com o objetivo de se obter um panorama do ensino jurídico em seu tempo; do Direito em si nas décadas passadas e do exercício das profissões jurídicas – sejam elas na Magistratura, na Advocacia, no Magistério ou no Ministério Público. Outro objetivo é colher um depoimento acerca de fatos políticos importantes e seus reflexos no Paraná, tais como: Campanha “Petróleo é Nosso”, Revolução de 64, AI-5, Repressão dos Direitos Civis e restrições na atividade da advocacia, a Questão dos Presos Políticos, Anistia, “Diretas Já”, Constituinte de 88.

Número de Alunos que Participaram da Dinâmica: 40

Tempo de Aplicação: 2 horas por aula duante todo o bimestre

Avaliação do Desempenho dos Alunos

Os discentes são avaliados em sua capaciadde de compreender a relação causa e efeito em âmbito histórico.

Indicadores

Temos observado que os alunos demnstram enorme curiosidade e surpresa com os fatos históricos relatados.

Observações


O Grupo Educacional Opet não se responsabiliza pelos artigos aqui colocados pelos autores e usuários do site Boas Práticas do Saber. O conteúdo dos textos e imagem são de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.