Especialização em Qualidade de Software

Titulação

Especialização

Modalidade

Presencial

Duração do Curso

18 meses

Inicio das Aulas

16/03/2019 - Módulo 01: Ciclo da Qualidade – Caminhos e atalhos de sucesso

Dias e Horários das aulas

Sábados das 8h às 17h

Localização

Câmpus Rebouças

Av. Getúlio Vargas, 892.

Mensalidade*

24x de R$ 524,80 (valor com adimplência de 5%)


* Mensalidade em reais (R$) para 2019. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O Curso de Qualidade de Software foi pensado para pessoas que estejam focadas no alto desempenho em ambientes corporativos de missão crítica ou não, que tenham como objetivo a criação de softwares que transmitam segurança, confiabilidade, porém sem gasto de tempo ou financeiro demasiado com avaliação de sistemas. Para isso a grade conta com temas que focam não somente na avaliação do produto, mas principalmente na fonte de aplicações eficientes, como requisitos e desenvolvimento, além de apontar benefícios da automação e robotização durante o ciclo de vida do software, e tudo isso aliado a metodologias ágil, pois nos dias de hoje não basta criar uma solução é preciso ser o primeiro.

A quem se destina

O foco do curso são gestores de softwares, gerentes de projetos, líder técnico, analista de sistemas ou testes, desenvolvedores e todos profissionais que desejam gerir ou desenvolver aplicações sólidas, que entreguem de alto desemprenho e confiabilidade.

Diferenciais do curso

  • Primeiro curso de Especialização em Qualidade de Software do Brasil
  • Professores que são referência na área de Qualidade de Software
  • Além de todo conteúdo técnico, o aluno sairá com formação em gestão
  • Parceria com a Prime Control, empresa renomada na área de tecnologia

Disciplinas do Curso

  • 01. Ciclo da Qualidade – Caminhos e atalhos de sucesso 40 h

    Trata o gerenciamento de projeto e ciclo de vida de um sistema voltado à eficiência, para entendemos como entregar aplicações confiáveis e estáveis É preciso conhecer os pontos chaves de gestão e mensuração, além das intersecções que entregam qualidade. Discute a amplitude da atuação da qualidade em outras atividades além do Teste como na definição de requisitos, de arquitetura, desenvolvimento do software, infra-estrutura e outros.

  • 02. Custo da Qualidade – Com números não há discussão 40 h

    Com entregas de alto desempenho não há como abrir mão de etapas importantes de checagem, porém custo e prazo costumam ceifar essa etapa do ciclo de uma aplicação, o foco é avaliar risco e impacto do “não fazer”, além de simulações cruzadas de aplicações deficientes e risco e custo operacional.

  • 03. Requisitos – A arte de gerir escopos 40 h

    Como a gestão de requisitos e manutenção do escopo dentro do exequível é chave para garantir entregas eficientes, além disso, é fundamental manter sob controle, a gestão de mudanças para que sejam mapeadas e propagadas todas as modificações, a fim de garantir entregas eficientes.

  • 04. Ágil em Qualidade – Contrassenso? 40 h

    Como é realizada a execução de projetos ágeis ao mesmo tempo em que não se perde o foco na qualidade, conhecer quais ferramentas faz essa junção ser possível e principalmente como executar. Estabelecer, divulgar e vivenciar o propósito do teste seguindo o manifesto ágil.

  • 05. Design de Teste – Mais com menos 40 h

    Como realizar a seleção de cenários que podem ser combinados, além de garantir que o maior fluxo de eventos foi provado, quais técnicas ajudam na execução eficiente de avaliação que garantam consistência e confiabilidade da aplicação entregue. Priorização e definição baseado na relevância e experiência sob a ótica do usuário. Apresentação e discussão da pirâmide ideal de Teste, que distribui de forma otimizada as diferentes técnicas de teste para cada camada da aplicação.

  • 06. Métricas – Quando, o que, como medir? 40 h

    Como são realizados os checkpoints de uma aplicação eficiente quais são os indicadores que antecipam desvios e possibilita à correção de curso do desenvolvimento, quais características do projeto mudam a ótica dos indicadores.

  • 07. Teste Unitário – A mina de ouro 40 h

    Como são realizados os testes que devem ser considerados investimento de um produto com baixo custo de análise de impacto e principalmente de rápida atualização, quais os segredos para não torná-los caros e inviáveis, além de gestão e manutenção contínua desse importante componente.

  • 08. Codificação – Fonte de riqueza e problemas 40 h

    Como selecionar bem frameworks para aperfeiçoar qualidade do desenvolvimento, combinando ferramentas de gestão de versão e obrigatoriedade de execuções de testes unitários, envolvido com uma cultura organizacional de alto desempenho irá tornar a construção de aplicação de alta performance um ciclo contínuo e evolutivo.

  • 09. Automação – Foco no novo não em repetição 40 h

    Como selecionar cenários de missão crítica para a organização que merecem automação, além de arquitetar e desenvolver avaliações e teste que irão garantir estabilidade e solidez da aplicação e consequentemente ao processo do negócio.

  • 12. Trabalho de Conclusão de Curso 60 h