Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Titulação

Especialização

Modalidade

A Distância

Carga Horária

600h

Duração do Curso

15 meses

Inicio das Aulas

11/02/2019 - Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vigotski, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva)

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

A Distância: 24 x 219,75


* Mensalidade em reais (R$) para 2019. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa aprimorar o conhecimento dos profissionais da Educação, no exercício da psicopedagogia. Ao estudar e avaliar como as pessoas desenvolvem o conhecimento nos diferentes contextos educacionais, o curso incentiva a permanente investigação sobre práticas e ferramentas educacionais inclusivas, com foco em reduzir os índices de insucesso escolar. Com a Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, os profissionais entrarão em contato com conceitos sobre neurolinguística e aquisição de linguagem, neuropsicologia da aprendizagem, psicanálise e educação, entre outros, que darão subsídios teóricos e técnicos para contribuir na qualidade de vida de comunidades, grupos e indivíduos, ao influenciar a resolução de problemas de aprendizagem numa perspectiva clínica e institucional.

A quem se destina

  • Docentes e educadores;
  • Pedagogos;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Profissionais que tem interesse no campo da psicopedagogia.

Diferenciais do curso

  • Grade curricular elaborada por profissionais com expertise em sua área de atuação;
  • Módulos ministrados também por profissionais com expertise em sua área de atuação;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem que oportuniza interação, compartilhamento de experiências e conhecimentos, o que enriquece o aprendizado;
  • Atividades realizadas online com casos práticos apresentados em módulos específicos do curso;

 

 

Disciplinas do Curso

  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica 40h

     

     

     

  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional 40h

     

     

     

  • Dificuldades de Aprendizagem 40h

    Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

  • Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h

    Ementa: Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

  • Epistemologia Genética e Convergente 40h

    Ementa: Linguagem e pensamento. O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo. Afetividade e inteligência. Formação do juízo moral e a construção do conhecimento.

  • Ludicidade e avaliação na psicopedagogia 40h

    Ementa: As manifestações da ludicidade e a psicopedagogia. Tipos de Brincar e Joga. Brincar livre e dirigido. Tipos de brinquedos/jogos/brincadeiras por faixa-etária. Espaço, ambiente e jogo. O jogo como recurso de aprendizagem. Materiais e a psicopedagogia. O papel do psicopedagogo e a Ludicidade. Práticas sobre a intervenção psicopedagógica e o brincar.

  • Neurolinguística e Aquisição da Linguagem 40h

    Ementa: A neurolinguística. O que é aprendizagem. Fases do Aprendizado na PNL. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. A aquisição da linguagem por meio das interações. Programação Neurolinguística aplicada à aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e escrita no contexto psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagens.

  • Neuropsicologia da Aprendizagem 40h

    Ementa: Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Fundamentos básicos da Neuropsicologia. Estudo das funções cognitivas. Distúrbios da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem em situações específicas e Plasticidade Cerebral.

  • Prática Clínica 60h
  • Prática Institucional 60h
  • Processos Construtivos do Raciocínio Lógico-Matemático 40h

    Ementa: Processos construtivos do raciocínio lógico-matemático. Correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação – conceitos piagetianos. Pensando em práticas: como tratar do processo construtivo do raciocínio lógico-matemático?

  • Psicanálise e Educação 40h

    Ementa: Freud e a psicanálise – aproximação e contexto histórico. Freud – sua trajetória e teoria. A histeria para Freud. Consciente, pré-consciente e inconsciente. Os níveis de personalidade: id, ego, superego. Interpretações sobre sonhos. A sexualidade para Freud. As pulsões. Os estágios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade. O complexo de Édipo. Anna Freud e a Psicanálise Infantil. Melanie Klein e a teoria da relação entre os objetos. D.W. Winnicott e a mãe suficientemente boa. Jacques Lacan: a linguagem e os sintomas da família na criança. Escritos e ideias de Freud sobre a educação. A criança e a aprendizagem numa visão da Psicanálise. Aproximações da Psicanálise para a atuação da Psicopedagogia.

  • Psicopedagogia Clínica e Institucional 40h

    Ementa: Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas. Ética no trabalho psicopedagógico. Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia. Sociologia: cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo.

     

     

  • Psicopedagogia na família: abordagem comportamental 40h

    Ementa: Novas formações familiares.  Relações familiares numa visão comportamental. Função da família, o lugar que ocupa. Psicopedagogia e intervenções junto aos familiares e as dificuldades de aprender.  Relações interpessoais.

  • Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva) 40h

    A teoria de Piaget e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Vygotsky e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Wallon e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Ausubel e sua aplicação no processo de aprendizagem. Análise contextual das teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Wallon e relações entre elas. As teorias Comportamentais e Cognitivas. A relação entre as principais teorias da aprendizagem. Aplicabilidade conceitual das teorias da aprendizagem.

  • Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h