ESTETICAPEDIA

ESTETICAPEDIA

Laiza Cristine Ferreira Menezes*, Luana Maciel Rodrigues*, Ludimila Aparecida de Moura Torres*, Vanessa Santana Dias*, Hélio Sylvetre Dias Doliveira**, Sandra Crestani***

*Discente do curso Superior de Tecnologia  Estética e Cosmética. Centro Universitário UNIOPET.

**Docente do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética – Centro Universitário UNIOPET.

***Docente do curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética – Centro Universitário UNIOPET. Doutora em Farmacologia – Universidade Federal do Paraná.

Autor correspondente: sancbio@gmail.com

RESUMO

Juntamente com a conectividade vem à facilidade de acessar e disseminar conteúdos em tempo real no mundo virtual. Porém, nem tudo que é divulgado é oriundo de fontes seguras, principalmente na área de estética, onde existem inúmeros blogs e sites divulgando informações que nem sempre são verdadeiras. Devido a essa escassez de informações confiáveis surgiu a ideia da criação de uma plataforma on-line para divulgação de conhecimentos da área de Estética e Cosmética. Buscando a inserção de textos abrangentes elaborados a partir de fontes seguras, com linguagem técnica, porém compreensível pelo público em geral. Para o levantamento de conteúdos foram utilizados artigos científicos e livros disponíveis na biblioteca da Faculdade Opet. Para criação e desenvolvimento do site foram utilizadas algumas ferramentas, dentre elas o WordPress, PHP e Banco de dados. Uma vez no ar o site possibilitará às pessoas leigas fácil entendimento sobre os conteúdos expostos, e principalmente irá ajudar os estudantes da área de Estética e Cosmética no esclarecimento de dúvidas e realização de atividades complementares.

Palavras-chave: informação, pesquisa estética, site, credibilidade, acessibilidade.

1          INTRODUÇÃO

Atualmente, a sociedade moderna, também chamada por alguns autores de “Sociedade da Informação” (TAKAHASHI, 2000; CASTELLS, 2003) é considerada um produto da convergência da base tecnológica, da dinâmica da indústria e do crescimento e popularização da Internet (TAKAHASHI, 2000). Esses avanços têm possibilitado, dentre outras coisas, a representação e divulgação da informação no formato digital. Tais inovações têm causado alterações importantes na sociedade, principalmente na disseminação do conhecimento, gerando o que pode ser denominado de “cibercultura” caracterizada pela rapidez e lógica utilitária, que exige um caráter de funcionalidade, velocidade e simultaneidade na leitura (BARRETO, 2005).

De acordo com Hargreaves (2003) nesse novo mundo o fluxo de informações é intenso, em permanente mudança, e “onde o conhecimento é um recurso flexível, fluido, sempre em expansão e em mudança” (HARGREAVES, 2003). Podendo ser considerado sem fronteiras, sem território, onde não existem barreiras de tempo e de espaço para que as pessoas se comuniquem. Nesta era digital a tecnologia e a Internet se fazem cada vez mais presentes e necessárias na vida das pessoas, oferecendo múltiplas possibilidades de aprender e influenciando diretamente na construção do conhecimento e preparação do cidadão (COUTINHO & LISBÔA, 2011).

E junto com essa conectividade vem a facilidade de acessar e disseminar conteúdos em tempo real no mundo virtual. Entretanto nem tudo que é divulgado virtualmente é oriundo de fontes confiáveis de pesquisa. Em especial na área estética onde há inúmeros blogs, sites de empresas e até mesmo indivíduos sem formação acadêmica divulgando várias informações, algumas delas nem sempre completamente verdadeiras. Nesse contexto surgiu a ideia da criação de um site de pesquisa com o intuito de contribuir na disseminação de informações sobre o ramo da estética, focado na qualidade de conteúdos e informações divulgados. O objetivo é desenvolver um site de pesquisa voltado para estudantes e profissionais de estética, abrangendo os principais conceitos da área e priorizando levantamentos realizados a partir de fontes seguras e confiáveis.

2          MATERIAIS E MÉTODOS

2.1      Organização dos conteúdos a serem publicados no site

A primeira fase foi a seleção e organização dos conteúdos que constituiriam as informações a serem disponibilizadas no website. Para o levantamento e organização dos conteúdos foi utilizado material impresso como livros e artigos disponíveis na biblioteca da Faculdade Opet e de material digital, livros on-line, artigos científicos e informações de sites confiáveis (ex.: ANVISA). O material on-line foi obtido utilizando sites de busca como Pubmed, Scielo e google acadêmico usando como palavras chave cada um dos assuntos abordados no site e palavras relacionadas. É importante ressaltar que qualquer informação proveniente de fonte não confiável foi excluída do trabalho para não induzir o usuário do site a interpretações e/ou conclusões errôneas.

2.2      Desenvolvimento e implementação do website

A segunda fase foi a de desenvolvimento do website, propriamente dito. Para isso foi contado com o apoio técnico do curso de Tecnologia da Informação aqui representado pelo professor Cezar A. Azevedo (Coordenador do Curso de Gestão em Tecnologia da Informação) e pelo estagiário Uilian Gustavo de Freitas Lourenço da Faculdade Opet. Para o desenvolvimento do site foram necessárias algumas ferramentas importantes que serão descritas simplificadamente a seguir.

2.2.1    WordPress

Conforme Mullenweg (2014 apud SANTOS, 2014): WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que possui uma série de recursos que facilitam a edição de conteúdos a serem inseridos na Internet, ou seja, CMS é o processo de coletar, gerenciar e publicar conteúdos (BOIKO, 2004, apud SANTOS, 2014).

Segundo Jones e Farrington (2011 apud SANTOS, 2014):

“Trata-se de uma plataforma gratuita de publicação pessoal que permite gerenciar conteúdos que serão publicados na Internet. Neste caso, os conteúdos podem ser páginas, postagens de blog, bem como, lista de links, eventos, galeria de imagens e vídeos, comentários, entre outros”.

O WordPress é rico em funcionalidades de gerenciamento de conteúdos para website e funciona com o software desenvolvido na linguagem Hypertext Preprocessor (PHP) em conjunto com o sistema de banco de dados MySQL (SANTOS, 2014).

2.2.2    Hypertext Preprocessor (PHP)

PHP é uma linguagem de programação de ampla utilização, interpretada, que é especialmente interessante para desenvolvimento de web e pode ser mesclada dentro do código HTML (Manual do PHP, 2016). Atualmente configura entre uma das linguagens mais utilizadas na web (NIEDERAUER, 2014).

O PHP é gratuito e de fácil manuseio, não exigindo do usuário uma compreensão profunda de programação (CONVERSE & PARK, 2003). É incorporado na HTML que é utilizado para compartilhar informações, publicar e transferir trabalhos científicos através da Internet, de uma forma simples e transparente para o usuário, interligando documentos através de vínculos hipertexto (PINHEIRO, 1997). De acordo com Converse e Park (2003) PHP é considerado uma multiplataforma, desenvolvida de forma colaborativa por uma comunidade mundial de usuários, compatível com os principais servidores web e por não ser baseado em tags, é possível definir funções à vontade. Além disso é estável, não sofre alterações radicais e incompatíveis de uma versão para a outra, o servidor não precisa ser reiniciado frequentemente, é veloz em sua execução e o suporte técnico é gratuito e ilimitado. Por ser um software aberto seu código-fonte completo está incluso em qualquer distribuição, trabalha bem com outros softwares, facilita a comunicação com outros programas e protocolos e adiciona novos recursos rapidamente (CONVERSE & PARK, 2003).

2.2.3    Banco de dados

Um sistema de banco de dados é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros. O banco de dados, por si só, pode ser considerado como o equivalente eletrônico de um armário de arquivamento; ou seja, ele é um repositório ou recipiente para uma coleção de arquivos de dados computadorizados (DATE, 2004).

Em geral, um sistema de banco de dados é um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo cinco componentes principais: dados, aplicativos, equipamentos, programas computacionais e usuários. Esse sistema tem por objetivo facilitar a interface do usuário de forma a minimizar a complexidade do sistema em termos de armazenamento e manutenção das informações (TEIXEIRA et al., 2007).

3          RESULTADOS

A terceira fase foi a de implementação, onde o conteúdo do website foi hospedado em um servidor comercial URL: http://monstrlab.com.br/tccestetica/ . Essa opção foi escolhida por ser de fácil acesso e manuseio do estagiário do curso de Gestão de Tecnologia de Informação (Uilian Gustavo de Freitas Lourenço), responsável pela implementação do site.

O objetivo geral deste projeto foi atingido majoritariamente. Em virtude da priorização de levantamentos realizados a partir de fontes seguras e confiáveis e do recente início do projeto, apenas uma parte dos principais conceitos foram abordados, contudo, no decorrer dos eventos, será dado continuidade e adicionado novos temas pelas alunas deste projeto e com o encorajamento da faculdade, novos(as) alunos(as) e professores(as) poderão escrever artigos e contribuir para o desenvolvimento e a atualização de conteúdos do site.

Posteriormente, algumas melhorias poderão ser feitas na plataforma, com o intuito de ampliar a funcionalidade e atratividade durante a navegação dos usuários no site, despertando maior atenção para carreira de pesquisador, integração de ensino e pesquisa via Internet e assuntos de interesse científico na área de estética.

Algumas sugestões de melhorias, poderiam ser acrescentadas no layout do site, tais como: hyperlink entre um artigo e outro, contador de visualização, TOP 5 dos artigos mais visualizados, opção de visualização dos artigos por ordem alfabética, assinatura de newsletter, espaço para o leitor comentar e sugerir edições, espaço para interessados escrevem artigos dentro do site e mandarem para aprovação, compartilhamento em redes sociais, entre outros recursos que podem ser aprimorados para crescentemente satisfazer os usuários.

Para acessar o site, o usuário deve digitar o link: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-estetica-cosmetica/ no seu navegador de internet e logo a página será carregada, não é necessário nenhum tipo de cadastramento ou identificação.

Ao abrir o site, a primeira página a ser exibida é a página inicial, ou, “Home”. Nela estão disponíveis: uma breve apresentação do site (Figura 1), a relação das autoras do projeto (Figura 2), a barra de pesquisa e a aba de artigos (Figura 1).

Figura 1: Cópia da página inicial do website

Figura 2: Cópia da página do website demonstrando a lista de autoras do projeto

Para acessar o conteúdo dos artigos e/ou textos, o usuário tem duas opções: clicar na opção “Artigos” (Figura 3A) ou usar a barra de pesquisa que irá direcioná-lo para um assunto específico (Figura 3B). Na situação em que o usuário já está na aba de um artigo e queira localizar outro, também é possível utilizar a barra de pesquisa localizada no canto superior direito (Figura 3B). Ao digitar o nome do tema que procura na barra de pesquisa, a página irá pesquisar aquela palavra por todos os artigos, mesmo que a palavra não esteja no título.

Figura 3: Cópia da página do website demonstrando o canto superior direito com a aba “artigos” (A) e a barra de pesquisa/busca (B)

Entretanto, se ainda não houver nenhum artigo sobre aquele tema ou que mencione aquela palavra, aparecerá a seguinte mensagem: “Nada encontrado” – “Desculpe, mas não foram encontrados resultados para o arquivo solicitado” (Figura 4). Neste caso o usuário poderá retornar à sua aba anterior, no botão voltar do navegador, pesquisar outro tema na barra de pesquisa, ir para a página inicial ou para a relação de artigos.

Figura 4: Cópia da página do website demonstrando a mensagem que aparece caso o usuário não encontre o assunto de interesse

Ao clicar na opção “Artigos” no canto superior direito da página abrirá uma aba com a relação de todos os artigos do site e então é só escolher o tema e clicar em cima que ele abrirá em seu conteúdo (Figura 5).

Figura 5: Cópia da página do website demonstrando a lista de alguns artigos disponíveis

Os artigos que estão disponíveis no site, até o presente momento, são: Anamnese para Estética, Aromaterapia, Argila, Cabelo, Celulite/FEG, Drenagem Linfática, Massagem, Massagem Reflexa, Melasma, Olheiras, Reparação Tecidual, Sistema Tegumentar/Pele. Os textos foram organizados de forma muito similar, seguindo um padrão, e dividido por categorias, dentre elas estão: definição/conceito, etimologia (estudo da origem), fisiopatologia (estudo das funções anormais ou patológicas), principais funções, causas, formação, aplicações, composição, graus, tipos, classificações, fases, localização, público alvo, prevenção, tratamentos, técnicas, indicações, benefícios, contraindicações, entre outros (Figura 6). Vale lembrar que nem todos os temas contemplam a mesma estrutura em função da natureza do assunto.

Figura 6: Cópia da página do website demonstrando a estrutura e organização geral dos artigos

4          DISCUSSÃO

O uso da palavra mídia é relativamente recente, tem sido utilizado com mais intensidade a partir da década de 90 (GUAZINA, 2007). Atualmente a mídia digital, que compreende Internet, telefonia móvel, jogos de computador, televisão interativa, configura uma ferramenta indispensável na vida dos indivíduos (BUCKINGHAM, 2010), inclusive na formação acadêmica.

Nesse sentido a comunicação científica em mídia digital está sendo amplamente discutida com o rápido desenvolvimento da Internet, que desde 1994 vem modificando o acesso à informação (BOMFÁ & CASTRO, 2004). Para esses mesmos autores, a passagem do acesso às informações do meio impresso para o eletrônico modificou a maneira de acessar, ler e assimilar as informações (BOMFÁ & CASTRO, 2004). Sem dúvida uma das principais vantagens da Internet é a rapidez na divulgação das informações, facilitando a obtenção destas e o contato com outros indivíduos em especial aqueles oriundos da mesma área de interesse, contudo, sua principal desvantagem é sua volatilidade, dificultando a recuperação e localização das informações (SILVEIRA, 2012) e, consequentemente a confiabilidade das mesmas.

No que tange a comunicação científica formal sua função principal é divulgar os conhecimentos gerados através de pesquisas e de forma indireta convencer a comunidade científica e a sociedade como um todo de que os resultados divulgados são verdadeiros e por isso devem ser aceitos como conhecimento válido e consolidado (TARGINO, 2000). Nesse sentido, a publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência (ANDRADE et al., 2013). Porém esse grupo de indivíduos, por mais restrito que seja, também está suscetível a divulgação e propagação de conhecimentos que talvez não sejam tão sólidos. Para Tomaél e colaboradores é extremamente importante avaliar se a informação disponível na Internet é realmente sólida e segura, pois assegura a seus usuários qualidade do conhecimento, quando usados para suas pesquisas (2004 apud SALES & ALMEIDA, 2007).

Em função disso, a fim de transmitir aos pesquisadores/leitores segurança e confiabilidade das informações de diversos temas da área de estética, através da mídia digital, foi identificada a conveniência de disseminar o conteúdo por intermédio de um site de Internet, exclusivamente elaborado pela comunidade acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Opet. Os conteúdos publicados no site foram produzidos em conjunto com alunos e professores desta Instituição de Ensino Superior, proporcionando aos interessados maior credibilidade das informações disponibilizadas.

O desenvolvimento do projeto realizou-se entre: a produção de artigos e/ou textos a serem inseridos no banco de dados do website, e a criação da página do website para compartilhamento dessas informações previamente organizadas. Cada etapa com sua fundamental importância, porém é a união dessas etapas, cujo ápice é a colocação do site on-line, que faz com que este projeto conte com tamanha amplitude e acrescente vários benefícios a diferentes ramificações da estética.

O site atuará como fonte de consulta para os estudantes, professores e demais profissionais da área de estética, para a instituição de ensino, para a comunidade técnico-científica e, ainda, para pessoas leigas que estejam em busca de informações sobre este conteúdo. Ademais é importante mencionar que o intuito é que o website seja constantemente “alimentado” com novos conteúdos. E essa tarefa pode ser feita por acadêmicos, professores do curso, bem como profissionais do ramo da estética e cosmética.

Para os estudantes do Curso de Estética e Cosmética o site será uma ferramenta de fácil acesso que irá enriquecer sua vida acadêmica, permitindo-lhe aumentar sua gama de conhecimento. Poderá ser realizada a consulta para estudo, para adquirir conhecimento prévio sobre algum tema, para esclarecimento de dúvidas, para complemento da aula, para realização de atividades e trabalhos, para elaboração do trabalho de conclusão de curso e até mesmo como banco de referências acerca dos diversos assuntos abordados. O aluno terá ainda a oportunidade de ingressar e se familiarizar no mundo da escrita, da pesquisa e do conhecimento científico desde os primeiros semestres da graduação, onde ele poderá, depois das devidas revisões e com o auxílio de um professor orientador, escrever e publicar um assunto de seu interesse. Esse exercício possibilitará aos acadêmicos uma maior compreensão acerca de determinados assuntos, organização desse conhecimento de forma coerente e concisa e por fim a transposição dessas ideais para o papel. Essa melhoria na formação dos indivíduos, certamente irá se refletir no desempenho das demais disciplinas, uma vez que a organização, interpretação e escrita serão trabalhados. Além disso, de acordo com alguns autores, elaborar um artigo técnico trará ao universitário uma boa experiência profissional, e contribuirá para enriquecer o seu currículo acadêmico, aumentando assim suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho (ANDRADE et al., 2013), em especial se este tiver interesse em se dedicar à área acadêmica.

Os professores poderão utilizar esta ferramenta em sala de aula, como complemento de conteúdo, leitura preparatória para a aula ou como parte de atividade avaliativa. Por exemplo, após a explicação de um assunto, o professor acessaria o site e leria o artigo para a turma, fazendo links com sua explicação anterior, isto daria ao estudante uma outra visão da explicação, sanando dúvidas. Outra alternativa também seria, por exemplo, o professor dar como atividade avaliativa a criação de um artigo sobre o tema da aula, ficando a critério se seria individual ou em grupo, sendo que o melhor artigo poderia ser publicado no site, ou então o professor faria a união desses artigos para publicação.

Os autores dos textos publicados, seja discente e/ou docente, terão seu prestígio como autor elevado, pesquisadores com um grande volume de publicações desfrutam do reconhecimento técnico dentro da comunidade científica, alcançam melhores colocações no mercado de trabalho, e divulgam o nome da instituição a qual estão vinculados (ANDRADE et al., 2013). Instituições que publicam constantemente artigos aumentam seu valor e usufruem do reconhecimento técnico de seu nome, o que ajuda a atrair maiores investimentos e ganhos para esta organização (ANDRADE et al., 2013).

A título de exemplo, demonstra-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), órgão responsável por traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2010a). O Sinaes utiliza como instrumento de avaliação indicadores de excelência, cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de análise, dentre eles há um direcionado ao corpo docente referente à pesquisa, produção científica, cultural, artística e/ou tecnológica. Este indicador pode ganhar conceito máximo 5, quando há no curso excelente desenvolvimento da pesquisa e de inovação tecnológica, com participação de estudantes, e quando os docentes têm em média um número x de produções nos últimos 3 anos (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2010b). Assim sendo, a existência e, principalmente, a execução e o sucesso da plataforma agregará grande visibilidade ao Curso de Estética e Cosmética podendo ser um dos muitos estímulos para o desenvolvimento de iniciação científica na Instituição.

Dentre as possibilidades de aplicação, indica-se ainda o uso em consultórios e clínicas de estética, onde os profissionais da área poderiam indicar ao paciente o acesso e leitura desta plataforma, para o cliente ter mais informações sobre a afecção ou o tratamento ao qual está sendo submetido. Poderia ainda esclarecer dúvidas corriqueiras, ou no caso este cliente esquecer alguma recomendação do profissional ele possa consultar e verificar se é indicado ou contraindicado para seu caso.

Por fim pode-se elencar a possibilidade de consulta em um endereço eletrônico cujas informações foram devidamente conferidas por pelo menos um profissional da área estética que atua como uma espécie de moderador de conteúdos e por isso oferecem certo grau de confiabilidade. Para o entendimento das autoras deste projeto esse seria o maior benefício do website, a oferta de conteúdo com linguagem formal, porém de fácil compreensão para a maioria dos indivíduos e com garantia de qualidade das informações veiculadas no referido endereço.

5          CONSIDERAÇÕES FINAIS

A criação de um site de Internet aberto a comunidade acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Opet com a disponibilização de material científico elaborado por alunos(as) em conjunto com professores(as), demonstrou a complexidade e dificuldade de desenvolver uma plataforma virtual, as quais se apresentaram desde a elaboração do projeto inicial, planejamento, e implementação, por conta da indisponibilidade de recursos técnicos adequados ao desenvolvimento do projeto até a dificuldade de encontrar fontes para estudo e pesquisa de assuntos relacionados a estética durante a elaboração dos artigos científicos.

O site está em funcionamento, entretanto ainda são necessários alguns ajustes e melhorias, que serão executados o mais breve possível. Em seguida, esperamos que seja possível o seu acesso por toda comunidade acadêmica, inicialmente da referida Instituição de Ensino, que irá auxiliar na avaliação e validação do website. Nossos anseios futuros incluem a divulgação da página para a sociedade em geral, servindo como fonte segura para estudo e pesquisa na internet de assuntos relacionados a estética, com a publicação de conteúdos provenientes de estudos técnicos/científicos.

6          REFERÊNCIAS

ANDRADE, Inêz Barcellos de; ABREU, Annelise Maria de Oliveira Wilken de; LIMA, Maria Cristina Miranda. Manual para elaboração e apresentação de artigo científico. Fundação Benedito Pereira Nunes, Faculdade de Medicina de Campos. Ed. revista e atualizada, Campos dos Goytacazes, RJ, 2013. Disponível em: <http://www.fmc.br/images/trabalhos_academicos/artigoCientifico.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2016.

BARRETO, Ângela Maria. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas, 17(2): p. 111 a 122, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/viewFile/695/675>. Acesso em: 06 set. 2016.

BOIKO, Bob. Content Management Bible, 2004. In: SANTOS, Jônatas Castro dos. Definindo o escopo de uma linha de produtos para websites baseados em WordPress. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação) Universidade Cândido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, p. 18, maio 2014.

BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto; CASTRO, João Ernesto E. Desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital – o caso da Revista Produção Online. In: Revista Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT – Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 39 a 48, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1045/1116>. Acesso em: 15 nov. 2016.

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. In: Revista Educação & Realidade – Faculdade da Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RG, v. 35, n. 3, p. 37 a 58, set./dez., 2010. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade>. Acesso em: 15 nov. 2016.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Editora: Zahar, Rio de Janeiro, 2003.

CONVERSE, Tim; PARK, Joyce. PHP: a Bíblia. Tradução da 2. ed. original de Edson Furmankiewicz, p. 5 a 15. Rio de Janeiro: Editora Campus – Elsevier, 2003.

COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: Desafios para educação no século XXI. In: Revista de Educação, vol. XVIII, n. 1, p. 5 a 22, 2011. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14854/1/Revista_Educa%C3%A7%C3%A3o,VolXVIII,n%C2%BA1_5-22.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016.

DATE, Christopher J. Introdução a sistemas de bancos de dados. Tradução da 8. ed. de Daniel Vieira, p. 6. Rio de Janeiro: Editora Campus – Elsevier, 2004.

GUAZINA, Liziane. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: Desafios interdisciplinares. In: Revista Debates, Porto Alegre, v.1, n. 1, p. 49 a 64, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/2469/1287>. Acesso em: 04 out. 2016.

HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Educação Superior, Sinaes. Brasília – DF, 2016a. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes>. Acesso em: 05 nov. 2016.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Instrumento de Avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia (subsidia o ato de Reconhecimento). Brasília – DF, mar. 2010b. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/condicoesdeensino/2010/instrumento_reconhecimento_curso_tecnologico3.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2016.

JONES, Kyle M. L.; FARRINGTON, Polly-Alida. WordPress as Library CMS, 2011. In: SANTOS, Jônatas Castro dos. Definindo o escopo de uma linha de produtos para websites baseados em WordPress. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação) Universidade Cândido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, p. 19, maio 2014.

Manual do PHP – PHP Group. Disponível em: <http://php.net/manual/pt_BR/preface.php>. Acesso em: 05 nov. 2016.

MULLENWEG, Matt. Codex, pt-br: WordPress, 2014. In: SANTOS, Jônatas Castro dos. Definindo o escopo de uma linha de produtos para websites baseados em WordPress. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação) Universidade Cândido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, p. 19, maio 2014.

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo Websites com PHP: aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados. 2. ed. 3ª reimpressão p. 23. São Paulo: Editora Novatec, jun. 2014.

PINHEIRO, Paulo César da Costa. Técnicas de Programação de Home-pages e Tutoriais Multimídia em HTML. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA (COBENGE-97), 18-21 out. 1998, São Paulo, SP, Anais… São Paulo: ABENGE, Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 1998, A7v. v.5, p. 2303 a 2322. Disponível em: <http://www.geocities.ws/paulocpinheiro/papers/html2.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2016.

SANTOS, Jônatas Castro dos. Definindo o escopo de uma linha de produtos para websites baseados em WordPress. Monografia (Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação) Universidade Cândido Mendes – UCAM, Rio de Janeiro, maio 2014. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/35751910/MonografiaV1.2-FINAL.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1479061142&Signature=O2g2gnoQ%2FJaIK9qbIYfeV1g7vHg%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DDEFININDO_O_ESCOPO_DE_UMA_LINHA_DE_PRODU.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2016.

SILVEIRA, Rodrigo Freitas da. Análise dos periódicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação referente ao Qualis/Capes e índice-h. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Curso de Biblioteconomia, Florianópolis, p. 17, dez. 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/99183/Revisado_TCC_com_altera%C3%A7%C3%B5es.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 05 nov. 2016.

TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília, Ministério da Ciência e Tecnologia MCT, set. 2000. Disponível: <http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/434/1/Livro%20Verde.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. In: Revista Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 37 a 85, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 05. nov. 2016.

TEIXEIRA, César V. et al. Estratégia de espacialização de dados de estatística pesqueira para integração em um sistema de informações geográficas. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, anais XIII, p. 3182, 21-26 abril 2007. Disponível em: <http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/10.23.20.02/doc/3179-3186.pdf>. Acesso: 05 nov. 2016.

TOMAÉL et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na Internet. 2004, p. 19. In: SALES, Rodrigo; ALMEIDA, Patrícia Pinheiro de. Avaliação das fontes de informação na Internet: Avaliando o site do NUPILL/UFSC.Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 4, n. 2, p. 67 a 87, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2010/03/pdf_b8c9f9473d_0008608.pdf>. Acesso em: 02 out. 2016.

 

No Comments

Post a Comment