OS BENEFÍCIOS DA ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO FACIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

OS BENEFÍCIOS DA ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO FACIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Andressa Pereira de Souza* Greice Kelly Batista Ferreira de Azevedo* Isabela Cristina de Castro Romaniow* Tatiana de Souza das Neves* Priscila Gritten Sieben**

**Discente do curso Superior de Tecnologia  Estética e Cosmética. Centro Universitário UNIOPET.

**Docente do curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética – Centro Universitário UNIOPET. Mestre em Ciências Farmacêuticas – Universidade Federal do Paraná

Autor correspondente: prigsieben@hotmail.com

RESUMO

A argila é formada por minerais como sílica, magnésio, alumínio, cálcio, sódio, potássio, ferro, titânio e água. Existem várias cores de argila, o que as diferenciam é a quantidade de minerais e oligoelementos encontradas em cada uma. Através de uma boa anamnese e com o conhecimento sobre o campo de atuação das argilas, diagnosticamos a disfunção cutânea e o tratamento adequado compatível. O óleo essencial é uma substância volátil concentrada e sintetizada por meio de espécies vegetais, a partir da energia solar. É extraído pela destilação de plantas aromáticas ou casca de frutas cítricas, sendo composto por elementos orgânicos. Cada óleo essencial assim como a argila desempenha uma função diferente na pele; por isso a importância do estudo sobre as propriedades e aplicações da argila associada a alguns óleos essenciais para diferentes tipos de pele (alípica, lipídica, normal, mista e sensível) e para algumas afecções (melasma, acne, rosácea, rugas).

Palavras chaves: Argiloterapia, óleos essenciais, tipos de pele e afecções faciais.

ABSTRACT 

The clay is formed by minerals such as silica, magnesium, aluminum, calcium, sodium, potassium, iron, titanium and water. There are several colors of clay, what differentiate them is the amount of minerals and trace elements found in each. Through a good anamnesis and with the knowledge about the field of action of the clays, we diagnose dermal dysfunction and the appropriate treatment compatible. Essential oil is a volatile substance concentrated and synthesized by means of plant species, from solar energy. It is extracted by the distillation of aromatic plants or citrus peel, being composed of organic elements. Each essential oil as well as clay plays a different role in the skin; because this facts is therefore important to study the properties and applications of clay associated with some essential oils for different skin types (alipic, lipid, normal, mixed and sensitive) and for some affections (melasma, acne, rosacea and wrinkles).

Key words: clay therapy, essential oils, skin types and facial disorders.

INTRODUÇÃO

A utilização da argila e óleos nos tratamento estéticos, técnica conhecida como geoterapia, que tem a sua origem da junção das palavras gregas “geo” que significa terra e “terapia” que significa “método de tratamento”, neste sentido, a referida técnica se utiliza de propriedades naturais no tratamento terapêutico e estético. Não é possível precisar a data do inicio da referida técnica, no entanto, a argila era amplamente utilizada na Grécia, cerca de 400 a. C., pelo médico Hipócrates, conhecido como “pai da medicina” que buscava a cura de enfermos a partir da argila combinado com outros elementos naturais. Já Cleópatra, em meados de 50 a. C, dentre outras técnicas estéticas, formulava uma mascara composta por argila, leite, mel e pepino (AMORIM; PIAZZA, 2010).

Sendo assim, a argila atrelada a plantas e água, tem sido desde a antiguidade, um dos elementos da natureza mais utilizados para fins terapêuticos e estéticos (DINIZ, 2009).

No aspecto químico, a argila é uma miscelânea de minerais terrosos, que apresentam uma granulometria muito pequena e quando umedecida com água e aplicada à pele, forma uma mistura com certa plasticidade (ROCHA, SUAREZ, GUIMARÃES, 2014).

Associada a argila, conforme já mencionado, se faz necessário à utilização de outros compostos naturais, como os óleos essenciais que enriquecem o tratamento aumentando a velocidade e a eficácia. Óleo essencial é um liquido de baixa viscosidade, não apresenta oleosidade como qualquer outro óleo, é extraído pela destilação de plantas, sementes ou cascas de frutas. São lipossolúveis, e sua molécula é bem menor do que a molécula da água, origina – se no ambiente intracelular das plantas (PEREIRA, 2013, C).

Neste sentido, a partir de bibliografias, o presente trabalho tem por objetivo descrever os benefícios da argiloterapia, delimitar os tipos de argilas e óleos essenciais, demonstrando suas funções fisiológicas, bem como as indicações específicas a cada tipo de pele e algumas afecções cutâneas.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho de conclusão de curso partiu de pesquisa bibliográfica em livros e em artigos científicos, permeadas por reflexões da área da estética sobre argiloterapia, óleos essenciais, pele e afecções faciais.

As bases de dados bibliográficas têm como conteúdo referências de artigos no google acadêmico e Scielo, publicações governamentais, livros, bibliografias médica dermatológica e algumas publicações especificas da analise química e mineral dos temas abordados no presente trabalho.

Foram utilizadas como fonte de pesquisa as seguintes palavras-chave: argila, argiloterapia, óleos essenciais, pele, afecções faciais, acne, rosácea, melasma e rugas.

A partir dos textos acima mencionados, foi possível traçar associações entre os tipos de argilas e óleos essenciais com as afecções e tipos de pele abordados. Os dados de pesquisa foram encontrados no período de 2005 á 2016.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 Argiloterapia

Argiloterapia ou geoterapia tem origem da junção das palavras gregas “geo” que significa terra e “terapia” que significa “método de tratamento”. A técnica se utiliza de propriedades naturais no tratamento terapêutico e estético. Não é possível precisar a data do inicio da utilização da argila, no entanto, a argila já era citada na Grécia, cerca de 400 a. C., pelo médico Hipócrates, conhecido como “pai da medicina”. Ele buscava a cura de enfermos a partir da argila combinado com outros elementos naturais. Cleópatra, em meados de 50 a. C, dentre outras técnicas estéticas, formulava uma máscara composta por argila, leite, mel e pepino (LOPES; MEDEIROS, 2013).

Sendo assim, a argila atrelada a plantas e água, tem sido desde a antiguidade, um dos elementos da natureza mais utilizados para fins terapêuticos e estéticos (DINIZ, 2009).

Composição Química da Argila

Para entender as propriedades da argila é de fato muito importante que o profissional conheça sua composição, pois é devido a essas substâncias que a argila se tornou uma ótima aliada nos tratamentos estéticos (AMORIM; PIAZZA, 2010).

Segundo o serviço geológico do Paraná, argila é um material natural, na sua composição encontramos pequenas partículas de ferro e silicatos de alumínio, contém também elementos alcalinos, terrosos, magnésio, cálcio, potássio e sódio (MINEROPAR, 2016).

Neste sentido, a argila é um mineral terroso, que apresentam uma granulometria muito pequena (2 µm) e quando umedecida com água, forma uma mistura com certa plasticidade (ROCHA; SUAREZ; GUIMARÃES, 2014).

Em relação às cores, estas dependem de vários fatores, entre eles a composição química, o índice de refração da luz e a estrutura cristalina (LOPES; MEDEIROS, 2013).

Os principais elementos de sua composição são: Alumínio: atua na firmeza da pele, no clareamento e na cicatrização. Silício: atua na hidratação, na limpeza, desinfecção. Ferro: atua na respiração celular. Magnésio: atua na neocolagênese e hidratação do tecido. Manganês: atua como antialérgico, cicatrizante. Sódio e potássio: atua na hidratação (AMORIM; PIAZZA, 2010).

“As propriedades normalizadoras das argilas devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição” (ABEL, 2009). Quase todas são ativadoras do metabolismo, absorventes, bactericida, antisséptica, analgésica e cicatrizante (LIMAS; DUARTE, 2010).

Os efeitos da argila acontecem pelo enrijecimento e contração das máscaras, tornando evidente suas propriedades de acordo com a sua composição química (SOUZA; JUNIOR, 2009).

As argilas são amplamente utilizadas em procedimentos estéticos, e, conforme adiante será exposto, existem vários tipos de argilas e cada uma atende uma finalidade específica (ABEL, 2009). Sendo as mais relevantes às argilas verdes, brancas, pretas, amarelas, vermelhas, rosas e marrons (LIMAS; DUARTE, 2010).

TIPOS DE ARGILAS

Para a argila branca encontra- se os seguintes componentes: alumínio (Al) – CFC; óxido de magnésio (MgO) – HC; óxido de cálcio (CaO) – CFC; enxofre (S) – ortorrômbica; ferro (Fe) – CCC; boro (B) – romboédrica; potássio (K) – CCC; cálcio (Ca++)– CFC; silício (Si) – cúbica; e óxido de enxofre (SO3) (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). Por possuir elevada quantidade de alumínio, desempenha a propriedade cicatrizante. Além do óxido de silício, que possui acentuada importância no estimulo de colágeno e elastina da pele (AMORIM; PIAZZA, 2010). Atua como anti- inflamatório devido à presença de manganês e magnésio em peles acneicas e dentre as demais argilas, é a que menos resseca a pela (ABEL, 2009).

Na argila vermelha encontra- se os principais elementos: óxido de magnésio (MgO) – HC; sódio (Na) – CCC; óxido de ferro (Fe2O3) – CCC; óxido de cobre (CuO) – CFC; óxido de potássio (K2O) – CCC; ferro (Fe) – CCC; cobre (Cu) – CFC e cromo (Cr) – CCC (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). A argila vermelha é rica em óxido de ferro e cobre que atua na respiração celular, evitando assim a desidratação, a falta de elasticidade e o envelhecimento precoce (SOUZA; JUNIOR, 2009). Considerando a estética facial, possui ação reguladora do fluxo sanguíneo, apresentando propriedade tensora, promovendo suavidade para peles com presença de rosáceas e telangiectasias sendo assim, é indicada para peles mais sensíveis (AMORIM; PIAZZA, 2010

A argila rosa uma mistura de argila branca, com argila vermelha. Os componentes presentes na argila rosa, com suas respectivas estruturas cristalinas, são: óxido ferroso (Fe) – CCC; sódio (Na) – CCC e óxido de cobre (Cu) – CFC (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). Utilizada como calmante e antioxidante, possui propriedades que permitem realçar o brilho da pele e sua maciez, além de tonificar e possibilitar maior elasticidade (AMORIM; PIAZZA, 2010). Promove assepsia profunda na pele, prevenindo o envelhecimento, indicado para peles maduras. Além disso confere suavidade (ECYCLE, 2016).

A argila amarela é formada pelos seguintes elementos: cálcio (Ca++) – CFC; cobre (Cu) – CFC; manganês (Mn) – cúbica; ferro (Fe) – CCC; magnésio (Mg) – HC e potássio (K) – CCC (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). Rica em potássio e silício atua como remineralizante do colágeno, tem papel determinante na nutrição e na reconstituição celular, retardando e contribuindo no processo de antienvelhecimento cutâneo (TERRAMATER, 2016), sendo indicada para tonificar a pele após exposição solar (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). Possui ótimo efeito tensor, hidratando e reduzindo a inflamação da pele, sem contar a melhora na circulação sanguínea (SOUZA; JUNIOR, 2009).

A argila preta apresenta os principais componentes: alumínio (Al) – CFC; titânio (Ti) – HC, magnésio (Mg) – HC; zinco (Zi) – HC; ferro (Fe) – CCC e enxofre

(S) – ortorrômbica (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). Obtida de grandes profundidades por este motivo é raramente encontrada pura. É uma argila rara que além de apresentar ação anti-inflamatória, possui capacidade cicatrizante, antitóxica e antitumoral. (AMORIM; PIAZZA, 2010), além disto, ativa a circulação e contribui para a renovação celular (ABEL, 2009). Além da utilidade na indústria cosmética, em razão de sua composição química, pode ser utilizada também para o tratamento de doenças de origem inflamatória e problemas ósseos (SOUZA; JUNIOR, 2009).

Na argila verde os principais componentes são: óxido de sódio (Na2O) – CCC; zinco (Zn) – HC; monóxido de potássio (K2O) – CCC; óxido de alumínio (Al2O3) – CFC; magnésio (Mg) – HC; manganês (Mn) – cúbica; cobre (Cu) – CFC; alumínio – (Al) CFC; silício (Si) – Cúbica; molibdênio – (Mo) – CCC; óxido de titânio (TiO2) – HC; lítio (Li++) – CCC; sódio (Na+) – CCC e potássio (K+) – CCC (TOYOKI; OLIVEIRA, 2015). É a mais tradicional entre todas as argilas, sua ação promove efeito tensor, purificadora e sebo regulador. Além de ser descongestionante, podendo ser utilizada como um esfoliante suave (AMORIM; PIAZZA, 2010). Por possuir ação absorvente e secativa, é indicada para peles oleosas e acneicas (SOUZA; JUNIOR, 2009)

A argila roxa é rica em magnésio, sua ação induz a síntese do colágeno, tem efeito de bioeletroestimulação, promove a nutrição celular (TERRAMATER, 2016)

A argila marrom é composta por ferro, silício, alumínio e outros oligoelementos. Atua ativando a circulação, tem ação reminerizante, adstringe e purificante (TERRAMATER, 2016). Em razão de sua pureza, é uma argila rara e tem como característica o efeito ativador da circulação, bem como contribui para a revitalização celular, além de atuar na elasticidade da pele, agindo contra a flacidez cutânea (SOUZA; JUNIOR, 2009).

 ÓLEOS ESSENCIAIS

O Egito foi promissor e se destaca historicamente no uso de óleos essenciais. Inicialmente, os óleos estavam associados a rituais religiosos, mais tarde, passaram a ser utilizados no processo de mumificação e posteriormente, seu uso foi difundido na manufatura cosmética (NEVES, 2011).

Óleos essenciais são substâncias voláteis, concentradas e sintetizadas pela energia solar (SOUZA; JUNIOR, 2009). É extraído por alguns métodos dentre eles a destilação de plantas aromáticas ou casca de frutas cítricas (PEREIRA, 2013, C).

Muito embora sejam chamados de “óleo”, não são obrigatoriamente gordurosos, e diferenciam-se dos óleos vegetais por serem altamente voláteis e sua concentração em plantas frescas é de 75 a 100 vezes superior que em plantas secas (ANDREI; DEL COMUNE, 2005).

As propriedades medicinais dos óleos essenciais se dá em decorrência da presença de princípios ativos que auxiliam no processo metabólico, regenerativo e antisséptico. Com exceção o músculo visual, todo o sistema do corpo pode ser tratado com óleos essenciais (PEREIRA, 2013, C).

Os óleos essenciais são compostos por elementos orgânicos como carbono, oxigênio e hidrogênio, que formam moléculas de álcoois, aldeídos, ésteres, óxidos, cetonas, fenóis, hidrocarbonetos, ácidos orgânicos, compostos orgânicos nitrogenados e sulforados e terpenos (ANDREI; DEL COMUNE, 2005).

A seguir encontra-se a quadro 1 com os principais componentes químicos presentes nos óleos essenciais:

Quadro 1 – Componentes químicos dos óleos essenciais

Fonte: Adaptação: ANDREI; DEL COMUNE, 2005.

TIPOS DE PELE

A pele alípica, também denominada como seca, ou desidratada. Pois possui fraca produção de secreção sebácea. Os fatores para desencadear uma pele seca são: predisposição Ge nética, exposição a fatores agressivos ambientais, uso de cosméticos indevidos. Ela é opaca, sua coloração é branco acinzentado, sua elasticidade é reduzida, com tendência a linhas de expressão (GOECKING; et al, 2013) .

A pele mista, caracteriza- se por apresentar oleosidade na zona T (queixo, nariz e testa), as demais regiões da face possuem característica seca ou normal (FERNANDES; BOMBASSARO; FRANÇA, 2009).

A pele lipídica, também conhecida por pele oleosa, possui aumento na produção de sebo, assim ocorre a dilatação dos óstios (poros). Em decorrência surgem comedões. Seu aspecto é brilhoso, fatores que podem desencadear a oleosidade na pele são: alimentação, genético, hormonal, uso de produtos indevidos na pele (PEREIRA; KREUTZFELD; SILVA, 2011).

A pele normal apresenta um equilíbrio na produção de sebo, o seu aspecto é suave, flexível, brilho natural, textura aveludada, hidratada a nível epidérmico e dérmico (RAMALHO; DINIZ; 2009).

A pele sensível não é um tipo de pele em si, é uma condição que pode acometer pele seca, mista e oleosa, independente do sexo ou idade da pessoa. Ela reage com excesso aos estímulos, demonstrando se irritada, apresentando dor, rubor, calor, ressecamento (PEREIRA; KREUTZFELD; SILVA, 2011).

AFECÇÕES FACIAIS

A acne é a inflamação dos folículos polissebáceos, devido ao acumulo de secreção. É multifatorial, podendo ser genético, hormonal, alteração da flora bacteriana, inflamação envolvendo imunidade. Acomete pessoas na fase da adolescência no inicio da puberdade, principalmente homens devido a influência hormonal, cessando a patologia ao final da adolescência, porém em alguns casos podem se prolongar ate a fase adulta (PEREIRA, 2013, b). Quanto mais severo o grau da acne maior será a sua lesão inflamatória, as quais podemos classificar em:

  • Grau I: Acne comedoniana sem inflamação. Comedões fechados, abertos. Com apenas pápula;
  • Grau II: Acne papulopustulosa. Pápulas e pústulas, com intensidade variável;
  • Grau III: Acne nódulo cística. Comedões abertos e fechados, pústulas, pápulas, nódulos pseudocisticos;
  • Acne conglobata IV: quadro mais severo, apresenta cicatrizes e secreção.
  • Acne infantil ou neonatal:Apenas comedões abertos e fechados;
  • Acne da mulher adulta: Afetam mulheres com tendência a hiperandrogenismo, ocorre a acne inflamatória, associada alopecia, seborreia, hirsutismo (NETO; CUCÉ; REIS, 2015).

A Rosacéa é mutifatorial por fatores intrinsecos e extrinsecos, pré disposição genética , causando eritema (vermelhidão) sensibilidade.Possui tanto mecanismos neurais quanto agentes humorais circulantes, envolvendo a angiogênese produzindo o aumento do fluxo sanguíneo na derme superficial. Pode estar associada com pápula, pústula, telangectasia. Ocorre em pessoas com media idade. O tratamento da rosácea não é curativo, é apenas para amenizar o eritema. (KEDE; SABATOVICH, 2009). Existem três tipos de rosácea:

  • Rosácea eritêmato-telangectasica: Eritema associado com vasos tortuosos (aparentes) desencadeiam por estresse emocional, ingestão de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, exercícios físicos, alteração da temperatura;
  • Rosácea pápulo-postulosa: Aparecimento de pápulas e pústulas, em geral ocorre em mulheres entre 35 e 45 anos. Devido a fatores hormonais;
  • Rosácea ocular: Geralmente associada a conjuntivite, ocorre sensibilidade a luz, queimação local e prurido podem preceder a um quadro generalizado (MONTEIRO, 2013).

O melasma são manchas escuras ou acastanhada, classificam por superficiais e profundas. Atingem principalmente mulheres. Em períodos de gestação é denominado cloasma gravídico. A causa do melasma é genético, raciais, hormonais, exposição solar e iluminação artificial (PEREIRA, 2013, b).

As rugas são principal efeito do envelhecimento, consequência do processo fisiológico, a fatores intrínsecos e extrínsecos. O colágeno com o passar do tempo vai enrijecendo e as fibras elásticas vão pendendo a força, as trocas gasosas vão diminuindo , causando a desidratação tecidual. As rugas podem ser superficiais (desaparecem com o estiramento da pele) e profundas (permanecem mesmo estirando a pele). Com a classificação em estáticas (decorrente a repetição do movimento), dinâmicas (só aparecem com a mímica facial) e gravitacionais (associada à ptose tissular) (SOUZA; et al , 2007).

DISCUSSÃO

  • UTILIZAÇÃO DE ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS PARA TIPOS DE PELE E AFECÇÕES

Com base no que foi exposto, segue na quadro 2 descrição de propriedades terapêuticas e indicações das principais argilas utilizadas na área estética.

Quadro 2 – Propriedades terapêuticas das principais Argilas

Fonte: Adaptação de ABEL, 2009 – AMORI; PIAZZA, 2010 – ECYCLE, 2016 – SOUZA; JUNIOR, 2009; TERRAMATER, 2016 e TOYOKI; OLIVEIRA,

Com bases nas pesquisas realizadas, foi possível sugerir alguns tratamentos

como:

  • Para acne podemos utilizar a argila branca, preta e verde. Pois tem efeito seborreguladores, secativos, antiinflamatórios e cicatrizantes;
  • Para rosácea sugerimos o protocolo com argila vermelha, marrom e amarela. Devido seus componentes terem ação de regulação do fluxo sanguíneo;
  • Para o melasma deve ser utilizada a argila amarela, pois reduz a inflamação da pele causada pelo sol, evitando manchas;
  • Para as rugas, podem ser utilizadas as argila roxa, preta, amarela, rosa, ou branca, devido seus fatores terem ação que estimula a síntese do colágeno e elastina, promovendo efeito tensor, nutrindo e renovando as células da pele;
  • Para pele Lipídica, sugere-se o protocolo com argila verde ou marrom devido seu efeito seborregulador, adstringente e purificante;
  • Para pele alípica, pode ser utilizada a argila vermelha, pois promove a hidratação;
  • Para a pele sensível, sugere-se a utilização da argila vermelha, pois auxilia na respiração celular, promovendo

É possível criar diversos tratamentos individualizados a partir da junção da argila com óleos essenciais. Segue o quadro 3 de alguns óleos essenciais com suas determinadas propriedades :

Quadro 3 – Propriedades terapêuticas de alguns Óleos Essenciais

 

Fonte: Adaptação de PEREIRA, 2013 (C) / SOUZA; JUNIOR, 2009.

  • Para acne pode ser utilizado o óleo essencial de alecrim, citronela, melaleuca, pois revitaliza os tecidos, é antisséptico, antimicrobiano e seborregulador. Associada a argila branca, preta e verde;
  • Para rosácea sugere-se o óleo essencial de lavanda e pêssego, pois possui efeito relaxante e é vasoconstrutor. Associada a argila vermelha, marrom e amarela;
  • Para o melasma utiliza-se o óleo essencial de tomilho ou laranja doce, pois agem no excesso de melanina dando o efeito clareador. Associada a argila amarela;
  • Para as rugas, sugere-se o protocolo de tratamento com óleo essencial de manga, pois promove a nutrição. Associada a argilas roxa, preta, amarela, rosa, ou branca;
  • Para pele lipídica utiliza-se óleo essencial de eucalipito e melaleuca, pois age contra o excesso de oleosidade. Associada a argila verde ou marrom;
  • Pele alípica utiliza-se óleo essencial de manga, promove a nutrição. Associada a argila vermelha;
  • Para pele sensível, sugere a utilização do óleo essencial de lavanda pois promove o relaxamento da pele. Associada a argila

Antes de começar o tratamento deve se analisar o tipo de pele para escolher a melhor argila e óleo essencial para cada caso, por isso é importante fazer a ficha de anamnese. Não aplicar argilas e óleos essenciais em feridas abertas, queimaduras, micoses ou qualquer tipo de dermatite. Não é comum ocorrer quadros alérgicos, mas no caso de ocorrer lavar em água corrente abundantemente e procurar assistência médica (PEREIRA, 2013, A).

Segundo AMORIM; PIAZZA, 2010 o protocolo geral para a utilização da argila facial consiste: para começar o tratamento e importante higienizar a pele, para retirada das sujidades. Iniciando com o sabonete especifico para cada tipo de pele. Em seguida deve-se fazer uma esfoliação com a finalidade de retirar o excesso de células mortas. Após a esfoliação, deve ser preparada a mistura de argila com óleos essenciais, em caso de argila em pó deve ser misturada com água purificada ate obter uma pasta, utilizar duas gotas de óleo essencial. Após a preparação da mistura, aplica-se com um pincel sobre a face, evitando a área dos olhos e da boca. Deixar agir por vinte minutos. Em seguida, retirar com agua ou demaquilante, passando um tonico para equilibrar o pH da pele posteriormente. E finalizar com um hidratante e protetor solar próprio para cada tipo de pele.

 CONCLUSÃO

 Devido a inúmeros tratamentos faciais, com aparelhos modernos, massagem, ácidos, laser e até mesmo cirurgia plástica esquecemos de tratamentos milenares e naturais como a argiloterapia e o uso de óleos essências naturais que possuem eficácia tal como os referidos tratamentos estéticos.

Tais tratamentos trazem diversos benefícios à pele, sendo que, existe um protocolo para cada tipo de patologia cutânea, com poucas contra indicações e acessíveis a todos, devido a sua disposição na natureza.

A partir do desenvolvimento do presente trabalho, foi possível constatar que as argilas trazem resultados muito satisfatórios quando utilizadas em tratamentos estéticos, por ser um produto natural e de fácil acesso, o que justifica sua popularidade.

Existem muitos tipos de argila, cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes com propriedades que regeneram a função epitelial e com um elemento de destaque em sua composição o qual confere ás argilas diferentes colorações e é responsável por diferentes propriedades terapêuticas.

Sua capacidade é elevada de absorção de sujidades, oleosidade, de fazer trocas metabólica que auxiliam na eliminação de toxinas. Por este motivo, é muito importante que o profissional que utiliza esta linha natural conheça a composição de cada uma delas antes de usá-las, a fim de evitar efeitos não desejados e poder utilizar e desfrutar dos benefícios que a argila oferece nos tratamentos.

De outro norte, os óleos essenciais, melhoram a aparência, dão luminosidade, hidratação, sendo eficazes no combate ao envelhecimento precoce, grande preocupação da população, além de afecções como : Acne ; Rosácea; Melasma; Rugas .

Com a argiloterapia atrelada ao uso de óleos essenciais, é possível desenvolver protocolos para cada tipo de pele e patologia, no presente estudo.

REFERÊNCIAS

ABEL, Albori. Caracterização de Argilas para uso em Saúde e Estética. 2009. Disponível em:<http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000040/000040D1.pdf.>. Acesso em: 02 de novembro de 2016;

AMORIM, Monthana Ima, PIAZZA, Fátima Cecília Poleto. Uso das argilas na estética       facial  e                               corporal.         2010.        Disponível em:http://univali.br/pdf/monthana%20imai%20. Acesso em: 30 de outubro de 2016;

ANDREI, P.; DEL COMUNE, A. P. Aromaterapia e suas aplicações. 57- 68p. Artigo de Revisão – Centro Universitário São Camilo. São Paulo, 2005;

DINIZ, Ana Elizabeth. Argila: elemento natural é um dos mais usados na terapia. 2009.                                                                   Disponível                                                        em:< http://fisioterapiaatual.com.br/default.asp?Pag=6&Destino=NoticiasTemplate&Codigo NoticiaPortal=1549&Noticia=Argila:%20elemento%20natural%20e%20um%20dos% 20mais%20usados%20na%20terapia>. Acesso em: 30 de outubro de 2016;

ECYCLE.                                                     Disponível                                                     em:< http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2748-que-sao-argila-rosa- mineral-onde-encontrar-compra-venda-beneficios-saude-uso-medicinal-tratamento- natural-beleza-estetica-corpo-pele-elasticidade-celulite-gordura-localizada.html                                                        >    . Acesso em: 02 de novembro de 2016;

FERNANDES, Barbara; BOMBASSARO, Hedymara Moretto; FRANÇA, Ana Julia von Borell du Vernay.. Analise dos produtos tônicos faciais, quanto a sua formulação real função. 2009 . Disponível em: <http://si aibib01.univali.br/pdf/Barbara%20Fernandes%20e%20Hedymara%20Moretto%20Bo mbassaro.pdf>. Acesso em: 31 de outubro de 2016;

GOECKING, Grazielle Queiroz. MATINS, Jessica Regina Araújo; SOUZA, Leila Maria; BARBOSA, Paula Dias; SANTOS, Poliana Maria de Souza; SILVA, Veruska Ferreira Zanetti Vieira. Pele Alipidica. 2013. Disponível em:<http://pelealipica.blogspot.com.br/p/galeria.html> Acesso em: 31 de outubro de 2016;

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg . DERMATOLOGIA ESTÉTICA 2 ed São Paulo , editora Atheneu, 2009;

LIMAS, Jaqueline Rosa de; DUARTE, Rosimeri. A Argiloterapia: Uma nova alternativa para tratamento contra seborreia, dermatite seborreica e caspa. 2010.           Disponível em:<http://siaibib01.univali.br/pdf/Jaqueline%20Rosa%20de%20Limas%20e%20Ros imeri%20Duarte.pdf.>. Acesso em: 10 de novembro de 2016;

LOPES, Lara Fernanda de. M;, MEDEIROS, Graciela Mendonça de S. Argilas Medicinais: Potencial Simbólico e Propriedades Terapêuticas das Argilas em suas diversas cores. 2013. Disponível em: <http://www.nucleogra.com.br/wp- content/uploads/2014/03/Argilas-Medicinais-Potencial-Simbolico-e- Propriedades.pdf>. Acesso em: 31 de outubro de 2016;

MENDONÇA, Adélia. Disponível em: <http://adeliamendonca.com.br/>. Acesso em: 01 de novembro de 2016;

MINEROPAR. Disponível em:< http://www.mineropar.pr.gov.br/>. Acesso em 10 de novembro de 2016;

MONTEIRO, Erica de O. Rosácea: Mais que um rosto vermelho. 2013. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=5549&fase=imprime>. Acesso em 31: de outubro de 2016;

NETO, Cyro Festa; CUCÉ, Luiz Carlos; REIS, Vitor Manoel Silva. Manual da Dermatologia. 4 ª Edição, Barueri, São Paulo, Editora Manole, 2015;

NEVES, Juliete Silva. Aromaterapia: Um tema para o Ensino da Química. 2011. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/1728>. Acesso em: 28 de outubro de 2016;

PEREIRA, Maria de Fatima Lima. Cosmetologia. Vol. I. São Caetano do Sul, São Paulo, Editora Difusão, 2013; (a)

PEREIRA, Maria de Fatima Lima. Recursos técnicos em estética. Vol. I. São Caetano do Sul, São Paulo, Editora Difusão, 2013; (b)

PEREIRA, Maria de Fatima Lima. Spaterapia. Vol. I. São Caetano do Sul, São Paulo, Editora Difusão, 2013; (c)

PEREIRA, Anaile Graziele; KREUTZFELD, Karine; SILVA, Felipe Lacerda. Efeitos da técnica de desincruste em pele alipicas e lipidicas. 2011 Disponível em:< http://siaibib01.univali.br/pdf/Anaile%20Pereira,%20Karine%20Kreutzfeld.pdf>. Acesso em: 31 de outubro de 2016;

RAMALHO, Ana Carolina; DINIZ, Sandro Roberto. Combinação de tratamentos estéticos tradicionais e técnicas orientais no combate a acne. 2009. Disponível em: <http://www.firval.com.br/ftmateria/1338919627.pdf>. Acesso em: 31 de outubro de 2016;

ROCHA, Fernando N.; SUAREZ, Paulo A. Z; GUIMARÃES, Edi M. Argilas e suas Aplicações em Utensílios e Materiais Cerâmicos. Rev. Virtual Química, 2014, Vol. 6, nº 4, pag. 1105-1120. Disponível em:<file:///C:/Users/Win7/Downloads/736-4616- 2-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 08 de novembro de 2016;

SOUZA, Valéria Maria; JUNIOR, Daniel Antunes. Ativos Dermatológicos. Vol. 14 São Paulo: Pharmobooks Editora, 2009;

SOUZA, Soraia L. G; BRAGANHOLO, Larisa P; ÁVILA, Adriana C. M.; FERREIRA, Adriana     S.     Recursos     fisioterapeuticos     utilizados     no    tratamento do envelhecimento                   facial.                   2007                   Disponível                  em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/11/1 9042010103832.pdf>. Acesso em: 30 de outubro de 2016;

TERRAMATER. Disponível em:< http://www.terramater.ind.br/site.php>. Acesso em: 30 de outubro de 2016;

TOYOKI, Bruna Kaori; OLIVEIRA, Ana Caroline Teixeira de. Argiloterapia: Levantamento dos constituintes e utilizações dos diferentes tipos de Argila. 2015. Disponível em: <http://belezain.com.br/adm/uploads/argilok144.pdf>. Acesso em: 02 de novembro de 2016;

No Comments

Post a Comment