ENVELHECIMENTO NA PÓS-MODERNIDADE

ENVELHECIMENTO NA PÓS-MODERNIDADE

Ieda Maria Packer* Márcia Regina Rodrigues* Maria Natalina Reis* Sybelle Okyama** Keylla Lençone Mischiatti*** Viviane Magas**

*Discente do curso Superior de Tecnologia  Estética e Cosmética. Centro Universitário UNIOPET.

**Docente do Curso de Estética e Cosmética. Centro Universitário UNIOPET. Mestre em Tecnologia da Saúde/Engenharia Biomédica. PUC/PR.

*** Docente do Curso de Estética e Cosmética. Centro Universitário UNIOPET. Doutora em Ciências Farmacêuticas. UFPR.

Autor correspondente: vivianemagas@hotmail.com

RESUMO

O aumento da expectativa de vida da humanidade é um grande triunfo, mas também um grande desafio, médicos, pesquisadores e cientistas procuram a cada dia formas de garantir a qualidade de vida desses idosos, que em 2025 deve chegar a 35 milhões de pessoas no Brasil. Programas governamentais e da iniciativa privada visam à manutenção da saúde física, cognitiva, psicológica e psicossocial da terceira idade, por meio de programas sociais de atividades físicas e intelectuais voltados para um envelhecimento ativo e com saúde para que os idosos tenham autonomia para desfrutar esses anos a mais de vida. Na pós-modernidade os idosos são vistos como responsáveis pelos cuidados com sua saúde, aparência e suas decisões, ou seja, o seu bem-estar de maneira geral. O objetivo do trabalho foi verificar como os idosos estão se integrando na pós-modernidade. Foi realizado um questionário com intuito de verificar como os idosos se sentem no mundo de hoje. Participaram da pesquisa cinquenta idosos com idade entre 60 a 82 anos. Desenhou-se um gráfico com as seis perguntas relevantes e os resultados foram definidos em porcentagem.

 Palavras-Chave: envelhecimento, pós-modernidade, idoso.

 Abstract: The increase in the life expectancy of humanity is a great triumph, but also a great challenge. Doctors, researchers and scientists are looking for ways to guarantee the quality of life of these elderly people who, by 2025, should reach 35 million people in Brazil. Government and private initiative programs aim at maintaining the physical, cognitive, psychological and psychosocial health of the elderly, through social programs of physical and intellectual activities aimed at an active and healthy aging so that the elderly have the autonomy to enjoy these extra years of life. In post-modernity the elderly are seen as responsible for the care of their health, appearance and their decisions, that is, their general well-being. The objective of the study was to verify how the elderly are integrating in postmodernity. A questionnaire was carried out to verify how the elderly feel in the world today. Fifty elderly people aged between 60 and 82 years old participated in the study. A graph was drawn with the six relevant questions and the results were defined as a percentage.

Key-words: Aging, Post-modernity, Elderly

 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera um país envelhecido quando a população com mais de 60 anos ultrapassa 7% do total de habitantes. No Brasil o CENSO (2010) apontou que 21 milhões de brasileiros já passaram dessa idade e representavam 11% da população 1.

A população brasileira está mudando, entre 1980 e 2025 a população idosa será quinze vezes maior em relação a outros países. Segundo o IBGE (CENSO 2010), em 2025 o Brasil terá 35 milhões de idosos, em 2050 existirão 172,7 idosos com mais de 65 anos 1.

O aumento da expectativa de vida, vem acontecendo de forma rápida e progressiva sendo considerada como triunfo da humanidade. Para o país é um grande desafio chamando a atenção de vários setores, principalmente de pesquisas nas áreas da saúde, fazendo refletir sobre a que custo os idosos estão alcançando esta longevidade e envelhecimento ativo 2.

Um dos ramos da área da saúde que cuida da qualidade de vida e a prevenção de doenças é a Gerontologia, iniciada no século XX foca seus estudos no processo de envelhecimento humano englobando vários profissionais na área das ciências biológicas, psicossociais e comportamentais 3.

Para trabalhar o processo de envelhecimento, programas sociais foram criados no objetivo de incluir o idoso na sociedade. São programas oferecidos por prefeituras, universidades, igrejas, clubes e casas de leitura. Entre eles destacamos: a atividade física, que melhora a mobilidade, fortalece a musculatura e proporciona ao idoso um melhor conhecimento de seu próprio corpo e de suas limitações 4.

Com o avanço da tecnologia programas de inclusão digital, são oferecidos aos idosos com o intuito de se integrar numa sociedade conhecida como digital, além de estimular o neuropsicológico e o cognitivo. O idoso aprende a usar computadores, tablets, smartphones, mídias sociais, tornando-os autossuficientes para fazer transações bancárias, compras online, se comunicar com familiares e fazer leituras 5,6.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um lado da terceira idade que muito poucos conhecem que é a integração do idoso com a sociedade pós-moderna. Pelo meio de um questionário e de uma fundamentação teórica, mostrará um pouco como este grupo está convivendo com o mundo de hoje e como se sentem nesta sociedade pós-moderna.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e sites e como base de dados foi usado o Google Acadêmico, Academia.edu e Scielo, com uma janela de tempo de 1996 a 2017. Foram realizadas pesquisas em literaturas relacionados ao assunto e pesquisa de campo com questionário com questões direcionadas ao desenvolvimento e bem-estar do idoso.

RESULTADOS/DISCUSSÃO

Programas Sociais

O envelhecimento é uma experiência singular, cada pessoa sente e percebe-se conforme seu gênero, raça, classe e religião. Para os idosos ser a terceira idade significa ser ativo e utilizar das ações voltadas para seu grupo 7.

Sendo assim, a criação das academias para a terceira idade, a lei da meia-entrada em cinemas, shows e peças de teatro, as políticas habitacionais, linhas de credito pessoal, as aposentadorias e projetos como o da universidade da terceira idade, contribui para que a pessoa idosa se sinta mais experiente e com isso integrada com a evolução do mundo 8.

O governo federal criou em 1974 o Programa de Assistência ao Idoso – PAI, que visa formar grupos de convivência para idosos, com a promoção social de atividades físicas, culturais, lazer entre outras. A Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Assembléia Mundial do Envelhecimento em 1982, nela foi escrita a Carta de Viena, com 120 recomendações para todos os países como meio de garantir um envelhecimento ativo. No Brasil em 1997, foi criada uma Comissão Nacional para estudos da população idosa 9.

Na Constituição Federal (1988), foi criada a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS, lei n. 8.7421, de 07/12/1993), a Política Nacional do Idoso, (lei n. 8.842, de 04/01/1994) e finalmente o Estatuto do Idoso, (lei n. 10.741/2013) 10, 11.

Um dos programas direcionado ao grupo da terceira idade é a implantação da Universidade. A Universidade da Terceira Idade UnATI/UERJ 2016 que a dez anos promove a qualidade de vida do idoso estabelecendo programas de lazer, cultura, pesquisas, ensino, cidadania e saúde, acreditando que com o devido apoio as pessoas idosas podem ser indivíduos ativos e independentes 12.

O Centro Universitário – FAE, a dois anos oferece o FAE Sênior, um projeto voltado para a terceira idade, que atende a necessidade dos idosos por meio de educação permanente, troca de ideias, novas experiências e convívio social. Durante quatro meses, duas vezes por semana, os alunos seniores têm aulas de atualização de conhecimento, atividades de integração e passeios pela cidade. O projeto oferece também oficinas de dança circular, zumba, música, artesanato, história da arte, informática, inglês, alongamento e equilíbrio 13.

Uma proposta que tem rápida evolução, são as modificações no que diz respeito ao cognitivo e ao desempenho físico com a prática de exercício físico que contribui para a melhora das funções físicas, mentais e sociais 14 .

Nos idosos, os exercícios induzem a uma melhora nos aspectos fisiológicos e psicológicos melhorando a autoestima e confiança ocasionando ao idoso uma independência para realizar tarefas diárias. Por outro lado, a atividade física regular melhora o equilíbrio, a circulação sanguínea, a pressão arterial, aumenta o volume de oxigênio nos pulmões, aumenta a capacidade respiratória e diminui as quedas 15.

Porém, mesmo com a ampla adesão dos idosos aos programas de atividade física, que ainda são poucos a disposição no país, estima-se que o sedentarismo na terceira idade chega a cerca de 80% 16.

Os idosos precisam exercitar a mente assim como exercitam o corpo. O indivíduo mesmo com idade avançada pode viver bem com a mente ativa. A tecnologia reduz o isolamento, estimula a mente, facilita a comunicação promovendo relações interpessoais. O idoso melhora a autonomia e motivação quando está incluso no mundo digital 17.

A terceira idade está muito interessada em tecnologias, homens e mulheres acima de 65 anos usam celulares, tablets e PCs para acessar as redes sociais, realizar compras online, leituras e pesquisas. Essa interação tem beneficiado a mente e a alma de idosos já que manter o cérebro ativo melhora a memória, concentração e diminui a solidão. Essa nova geração de idosos está aos poucos descobrindo as facilidades da internet, sempre interessados em aprender e se atualizar em tecnologias18.

A Prefeitura de Curitiba criou o CATI – Centro de Atenção ao Idoso, com ações da Secretaria Municipal de saúde, Secretaria Municipal de esportes e lazer e parcerias com universidades e ONGs.

O programa oferece atividades para pessoas da terceira idade como: Palestras, dinâmicas em grupo, passeios culturais, artesanato, idiomas, yoga, dança circular, tai-chi-chuan e alongamentos. Algumas dessas atividades também acontecem nas regionais dos bairros.

Todos esses programa sociais se engloba na pós modernidade. A Pós-Modernidade é considerada a revisão e a desconstrução de um modelo ultrapassado. O pós-modernismo não promove uma ruptura total com o modernismo, mas cria uma visão crítica desse modelo. Nesse cenário é dada prioridade a informação, a tecnologia e ao conhecimento, de um mundo feito de imagens com a finalidade de distorcer a realidade. O consumismo, o prazer, o aqui e agora, o viver o presente é a marca dessa geração da pós-modernidade 19.

Na pós-modernidade, as possibilidades de muitas sociabilidades e comportamentos dos idosos são vistos como adequados, a responsabilidade, o cuidado com a saúde, sua aparência, ou seja, uma decisão para o seu próprio bem-estar 20.

Duas principais características podem ser destacadas na pós-modernidade: o presentismo, e as neo-comunidades, onde os idosos buscam seu espaço, participam e ocupam seu lugar na sociedade e gostam de ter uma atividade econômica. Vários fatores influenciam suas escolhas: sua saúde, família, escolaridade, capacidade funcional, sua renda, sua autonomia e a busca do seu reconhecimento na sociedade 21.

Para avaliar a pós modernidade foi realizado um questionário com vários perguntas relativa ao tema. Dentre as 16 questões da entrevista feita com os idosos foi selecionada 6 perguntas consideradas mais relevantes ao estudo.

Foi perguntado ao grupo de idosos se participavam de algum grupo social como bailes de terceira idade, grupos de lazer ou viagens, de igrejas, entre outros, setenta e seis por cento responderam que sim (Gráfico 1).

Gráfico 1: resultado em relação a participação na sociedade

Este tipo de interação ajuda os idosos a ter um círculo de a     migos íntimos ou somente de ocasião, diminuindo a solidão melhorando a autoestima e promovendo um espírito de coletividade o fazendo se sentir útil.

Quando perguntado aos idosos sobre a prática de atividade física noventa e dois por cento responderam que praticam exercícios de alongamento, caminhadas, condicionamento físico e até mesmo musculação, sempre com orientação de um profissional especializado (Gráfico 2).

Gráfico 2: resultado na prática de atividade física

A prática de exercícios diariamente fortalece a musculatura, ajuda na fixação no cálcio nos ossos, melhora o equilíbrio e a mobilidade, prevenindo algum tipo de limitação e diminuindo o risco de quedas.

O idoso foi questionado em relação a sua atividade intelectual, noventa por cento dos que responderam que participam de atividades intelectuais como artesanato, grupos de leituras, cinema ou teatro (Gráfico 3). Essas atividades mantêm a agilidade e coordenação motora e também a mente ativa, estarem sempre atentos aos detalhes e interessados no conhecimento cultural e artístico.

Gráfico 3: porcentagem em relação a atividade intelectual

Quando questionado sobre redes sociais, oitenta por cento dos idosos responderam que utilizam algum tipo: whatsapp, facebook ou outros (Gráfico 4). As redes sociais ajudam os idosos possibilitando uma proximidade com sua família até mesmo no exterior e favorece a participação em grupos de amigos, os ajudando a se manterem antenados na tecnologia das mídias facilitando integração com a sociedade atual.

Gráfico 4: resultado em relação a participação em rede sociais

Na questão sobre ficar em casa nos fins de semana, sessenta por cento responderam que só ficam em casa às vezes, pois costumam visitar parentes e ou amigos, visitar parques e praças, ou ir ao shopping, entre outros (Gráfico 5). Essa pratica evita os sentimentos de solidão e tristeza, os colocando em contato com pessoas e promovendo sua interação com a natureza.

Gráfico 5: porcentagem em relação a atividade nos finais de semana

Noventa e dois por cento dos idosos entrevistados responderam que tem perspectivas para o futuro, uma grande parte pretende viajar a algum destino muito desejado, outros querem se manter ativos e com saúde, e outros ainda querem estar presentes ao nascimento e ou casamento de netos (Gráfico 6). Ter perspectivas para o futuro os mantém motivados a cuidarem da saúde e fortalecer seu vínculo com a família e amigos, e também os matem ligados aos avanços da sociedade atual.

Gráfico 6: resultado em relação a perspectivas para o futuro.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse estudo mostra por meio da pesquisa realizada a importância da interatividade e da socialização do indivíduo da terceira idade. Observa-se o quanto a rotina de atividades se faz necessária para a manutenção da saúde e inclusão do idoso, ao meio em que ele convive.

A possibilidade de continuar aprendendo através de projetos sociais, melhorando sua interação com a família e amigos, trazendo uma nova realidade para a vida da pessoa idosa.

Conclui-se também que uma vida ativa traz para a pessoa da terceira idade uma experiência de vida mais leve e de muita gratidão por suas conquistas.

6. REFERENCIAS

  1. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população brasileira envelhece em ritmo acelerado. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/
  2. VECCHIA, R. D. et al. Qualidade de Vida na Terceira Idade: Um Conceito Subjetivo. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2005. 246-252p.
  3. VERAS, R. P.; CALDAS, C. P. Promovendo a Saúde e a Cidadania do Idoso: O Movimento das Universidades da Terceira Idade. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2004. 423-432p.
  4. AMODEO, M. T., NETTO, T. M., FONSECA, R. P. Desenvolvimento de Programas de Estimulação Cognitiva Para Adultos Idosos: Modalidades da Literatura e da Neuropsicologia. Revista Eletrônica Letras de Hoje, Rio Grande do Sul, v 45. 2010.
  5. ROCHA, R. G. O. et al. Idosos e a Acessibilidade aos Computadores Desktop – Mouse como Dispositivo de Entrada. 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada, 2016.
  6. ARGENTO, R. S. V. Benefícios da Atividade Física na Saúde e Qualidade de Vida do Idoso. Biblioteca Digital UniCamp. Campinas, 2010.
  7. DOURADO, S. P. da C. Envelhecimento, corpo e esporte: novas percepções da velhice. Associação Brasileira de Antropologia, 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Natal, 2014.
  8. BARROS NETO, T. L; MATSUDO, S. M.; MATSUDO, V. K. Impacto do Envelhecimento nas Variáveis Antropométricas, Neuromotoras e Metabólicas da Aptidão Física. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, 2000. 21-32p.
  9. França LHFP, Soares DHP. Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicol Cienc Prof. 2009;29(4):738-51
  10. Brasil. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988..
  11. Brasil. Decreto nº 8.114, de 30 de setembro de 2013. Estabelece o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo e institui Comissão Interministerial para monitorar e avaliar ações em seu âmbito e promover a articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação. Brasília: Diário Oficial da União; 2013.
  12. CARNEIRO, R. S. et al. Qualidade de Vida, Apoio Social e Depressão em Idosos: Relação com Habilidades Sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio de Janeiro, 2007. 229-237p.
  13. FAE Centro Universitário. FAE Sênior – Faculdade Aberta à Terceira Idade. 2016.
  14. Matsudo, S.M, Matsudo V.K, Neto, T.L.B. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Bras. Med. Esporte vol.7 no.1 Niterói 2001
  15. JACOB FILHO, W. Atividade Física e Envelhecimento Saudável. Revista Brasileira de Educação Física. 2006. 73-77p.
  16. MINISTÉRIO da Saúde do Brasil. Programa Para Estimular a Prática de Atividade Física. Portal Brasil 2017.
  17. PASCHOAL, S. M. P. Desafios da Longevidade: Qualidade de Vida. “Bioética e Longevidade Humana”. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; Ed. Loyola, 2006. 329-337p.
  18. SILVEIRA, M. M. da. Educação e Inclusão Digital Para Idosos. Renote – Revista Novas Tecnologias na Educação v.8. 2010.
  19. LINCK, C. L. et al. A Inserção do Idoso no Contexto da Pós-Modernidade. Ciência, Cuidado e Saúde, Pelotas, 2009. 130-135p.
  20. DEBERT, G. G. Velho, Terceira Idade, Idoso ou Aposentado? Sobre Diversos Entendimentos Acerca da Velhice. http://www.academia.edu. Acessado em maio/2017
  21. GARCES, S. B. B. Sujeito Idoso na Sociedade Pós-Moderna: Sociabilidades Possíveis. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas v. 11, Florianópolis, 2010. 54-71p.

No Comments

Post a Comment