A educação bilíngue e as possibilidades profissionais

20 de May de 2019 0 min

Por Mara Rúbia Muniz Monteiro

Falar em globalização não é uma novidade nos tempos atuais. Mas a intensidade com que vivemos o modo de vida globalizado é maior a cada momento. Globalização significa também viver em um mundo multicultural, ou seja, em um ambiente onde diferentes culturas e modos de vida se misturam e se sobrepõe. Descobrir novas culturas, novas línguas, novos gostos, é um dos grandes aspectos positivos desse mundo.

Mas para aproveitar tais vantagens é preciso estar cada vez mais preparado. Nesse sentido, observamos o crescimento das Escolas Bilíngues no Brasil. “As escolas bilíngues têm como foco oferecer aos alunos altos níveis de proficiência nas duas línguas utilizadas na escola, por meio de uma abordagem baseada na aprendizagem de conteúdos” (MEGALE, 2018, s/p). Ou seja, nessas escolas a segunda língua está presente nos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos disciplinares.

Para lecionar em uma escola bilíngue, ter conhecimento e capacitação sobre a metodologia bilíngue é fundamental. Professores atualizados e em constante formação estão atentos às novidades do sistema educacional brasileiro, e por isso, estão atualizando suas metodologias de ensino. Portanto, reforça-se a importância da formação desse profissional, para atuar com expertise na área, com competência para atuar com práticas pedagógicas aplicada ao ensino bilíngue na Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como planejar processos e projetos pedagógicos, e aplicar as metodologias ativas para inovação em sala de aula.

A globalização chegou de vez na educação e as escolas bilíngues são as portas para práticas inovadoras. De tal modo, o educador precisa estar preparado para novos desafios, experiências e formas criativas do ensino bilíngue para o desenvolvimento cognitivo dos educandos.

Referências

MEGALE, Antonieta. Educação bilíngue no Brasil. Revista Educação. 9 ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/educacao-bilingue-no-brasil/>. Acesso em: 23 jan. 2019.

EDUCAÇÃO Bilíngue no Brasil: Plurilinguismo, Interculturalidade e Educação no Brasil. Disponível em: <https://educacaobilingue.com>. Acesso em: 23 jan. 2019.

Comentários

Acompanhe
nossas novidades

Cadastre-se agora mesmo e fique por dentro de tudo o que ocorre de destaques e notícias do Grupo Opet!

O campo email é obrigatório