FAQ – Dúvidas Frequentes

Dúvidas em como renovar seu livro?

Confira nosso tutorial clicando no link abaixo para ver como é rápido e fácil fazer a renovação do livro.

manualrenovacaodelivros

QUAL O VALOR DA MULTA EM CASO DE ATRASO DE MATERIAIS?

  • Em caso de atraso, será cobrada multa de R$1,00 (um real) ao dia por livro, sábados e domingos contam como dias em atraso, porém não geram multa.

É NECESSARIO EFETUAR O PAGAMENTO DA MULTA NO ATO DA DEVOLUÇÃO DO MATERIAL EM ATRASO?

  • Não, porém o usuário ficará impossibilitado de realizar novos empréstimos até que a situação seja regularizada.

QUAL A FINALIDADE DO
E-MAIL DE COBRANÇA DE MATERIAIS DAS BIBLIOTECAS?

  • O e-mail tem a finalidade de:
  • Lembrá-lo da data de devolução do material emprestado;
  • Auxiliá-lo a organizar seu calendário;
  • Tornar a cobrança individual.
  • IMPORTANTE:
  • O não envio da mensagem pelo e-mail, independentemente do motivo, não o isenta de pagamento de multa na devolução com atraso. A justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, por impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo online, não é aceita. A multa pelo atraso é irrevogável. O empréstimo de obras em atraso não pode ser renovado via web. O usuário deve comparecer à biblioteca com os livros em mãos para a devolução e pagamento da multa, uma vez que o Sistema não renova empréstimo de material em atraso.
  • Obs.: Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso da data de devolução, acesse a página da Biblioteca Opet no link consulta ao acervo – acesso ao usuário, informe seu número de matrícula ou código funcional (campo usuário) e sua senha (se não possuir senha, cadastre-a em um das Bibliotecas Opet), faça as alterações necessárias no seu cadastro clicando em dados pessoais.

QUAL A FINALIDADE DO AVISO DE RESERVA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO?

  • O aviso de reserva tem a finalidade de lembrar o aluno que o material reservado está à sua disposição por 24 horas.
  • Obs.: Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso de reserva, acesse a página da Biblioteca Opet no link Consulta ao Acervo – Acesso ao Usuário, Informe seu número de matrícula ou código funcional (campo usuário) e sua senha (se não possuir senha, cadastre-a em um das Bibliotecas Opet), faça as alterações necessárias no seu cadastro.

Para fazer reservas via Pergamum: faça a Pesquisa, clique sobre o título desejado, verifique se todos os exemplares estão emprestados, clique no botão Reservas. Será solicitada sua matrícula e senha cadastrada na biblioteca, Confirmar. O material reservado ficará à disposição do usuário por 24 horas corridas. Após este período passará para a próxima pessoa da lista de espera.

Para renovação via “Meu Pergamum” informe seu login e senha da Biblioteca (selecione os materiais a serem renovados). IMPORTANTE: O material poderá ser renovado 5 vezes, se não estiver em atraso e não possuir outras reservas.

Somente para Consulta Local.

Para o material devolvido em atraso, a multa cobrada é de R$ 1,00 por obra e por dia (pagamento somente em dinheiro).

Posso devolver o material emprestado em outra unidade? SIM.

Doações serão aceitas, porém, o UniOpet possui autonomia para selecionar o material e encaminhar a outras bibliotecas, que possam interessar-se pelo mesmo, ou descartá-lo.

Procure um atendente no balcão de empréstimo.

Mantenha seus dados sempre atualizados.