MBA em Gestão de Risco e Compliance

Titulação

MBA

Modalidade

Presencial

Carga Horária

360 horas + 60 horas (Projeto Final)

Inicio das Aulas

A confirmar

Dias e Horários das aulas

Sexta-feira (das 19h30 às 22h00) e Sábado (das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00).
Encontros quinzenais

Localização

Campus Centro/Rebouças

Av. Getúlio Vargas, 892.

Mensalidade*

24x 598,16


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O curso tem o objetivo de proporcionar ao aluno a compreensão e o aprofundamento dos conhecimentos necessários para implementar ou revisar programas de compliance. O conteúdo proposto irá abordar além das estruturas necessárias de identificação e gestão de risco: controles internos e os programas de anticorrupção, sanções e prevenção ao financiamento do terrorismo, prevenção a lavagem de dinheiro, programas de segurança da informação, cybersecurity, entre outros. Os estudos têm o intuito de objetivar a ampliação de análise, estruturação e sintetização de informações gerenciais, comportamentais, financeiras e estratégicas necessárias para atingir os objetivos empresariais.

A quem se destina

Profissionais com perfil analítico e estratégico. Advogados; auditores; gestores de equipes; gerentes das áreas financeiras, recursos humanos, jurídicas, planejamento estratégico e secretaria geral; analistas de riscos; além de profissionais que atuam com órgãos governamentais e demais interessados na área de compliance e governança corporativa.

Diferenciais do curso

  • Programa estruturado para dar suporte aos profissionais que pretendem implementar um programa de compliance e/ou participar de um projeto de implementação.
  • Proporcionar conhecimentos necessários para a aplicação prática do conhecimento adquirido.
  • Docentes referência no mercado em que atuam.
  • Conteúdo alinhado com certificadoras e órgãos internacionais como: ICA (International Compliance Association); ACAMS (Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists); FATF/GAFI (Financial Action Task Force).

Disciplinas do Curso

  • Auditoria Baseada em Riscos 24h

    OBJETIVOS GERAIS
    Apresentar aos participantes os princípios e metodologias da auditoria, provendo subsídios para o planejamento e execução da auditoria como instrumento de avaliação para controle de riscos empresariais e também capacitá-los para validação da efetividade dos procedimentos de controles internos de forma que contribuam para a melhoria continua da gestão e para atingimento dos interesses dos investidores.

    EMENTA
    Auditoria; Habilitação do Profissional de Auditoria; Princípios e Normas; Procedimentos de Auditoria (planejamento, execução, papéis de trabalho);
    Controle Interno; e a sua Relação com Auditoria Interna; As Diferentes Abordagens de Auditoria em Controles Internos, Segundo Órgãos Internacionais de Auditoria; COBIT, COSO; Principais aspectos da Sarbanes Oxley (SOX) na avaliação de controle Interno;
    Auditoria Baseada em Riscos (Abr): Auditoria Convencional versus Auditoria Baseada em riscos: Aspectos diferenciais; A Importância da Auditoria nos Processos de Gestão de Riscos; Gestão de Risco e ISO 31000:2018.

    Professor(a)

    Sandra Manosso

    Profissional da área financeira desde 1996, atuante como gerente contábil, fiscal e auditorias em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente atua como auditora de projetos de pesquisa e desenvolvimento em atendimento as normas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Auditoria de Gestão Tributária pela Unirondon, Pós Graduada em Administração de Empresas pela London School of Technology and Management e MBA em Negócios Internacionais pela University of East London.

  • Business Analytics 36h

    Sistemas de informação na era digital, conceitos e definições; perspectivas na tecnologia da informação; objetivos do business analytics e elementos para um projeto bem-sucedido; coleto e tratamento de dados; dados estruturados e não estruturados; tratamento e carga de dados; temperatura, latência e frequência; qualidade de dados; data blending; construção de modelos analíticos; implantação e manutenção; tomada de decisão e gestão de conhecimento.

    Professor(a)

    Márcio José Flores
  • Compliance e Governança Corporativa 24h

    OBJETIVOS GERAIS
    Habilitar o profissional interessado em atuar na área de Compliance com os conhecimentos necessários e uma visão generalizada de toda a estrutura envolvida na definição, planejamento e execução de um Programa de Compliance junto à alta-direção de uma organização. Apresentar uma introdução geral do programa de forma que o profissional obtenha conhecimento necessário para definir as necessidades (materiais, estratégicas e financeiras), de modo que, possa dimensionar a abrangência que o Programa terá dentro da organização. A visão geral viabilizará a possibilidade do profissional poder planejar Etapas de implementação de modo a adequar orçamento interno às necessidades empresariais atuais.

    EMENTA
    Conceito de Compliance, diferença entre Auditoria, Governança Corporativa, Compliance e Programa de Integridade; contexto regulatório Internacional e Nacional; planejamento estratégico dentro do contexto de Controles Internos; o envolvimento da alta-direção na definição do programa e a participação no processo de implementação (“Tone from the Top”); a Estrutura e independência do departamento de Compliance; os comitês, seus integrantes e a participação deles no processo de implementação (COSO: SOX/ERM e COBIT), planejamento e execução; o custo da não conformidade; vantagens e desvantagens da implementação de um programa de compliance; a diferença entre compliance e programa de integridade, finalizando com canal de denúncias.

    Professor(a)

    Atílio Augusto Segantin Braga

    Possui experiência na área de Controles Internos (Res. 2.554/98) desde 2002, enquanto Advogado, Coordenador e posteriormente Gerente do Departamento Jurídico de um grande Banco. Possui MBA Executivo em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho. Graduado em Direito. Foi instrutor de cursos na Universidade Corporativa do Grupo Bradesco – Unibrad durante o período de 2004 a 2017. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo e da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, Membro do Potencial Compliance Brasil, Mentor do InovAtiva Brasil – 2018, Professor no Curso de Especialização em Direito Empresarial nos módulos de Direito Contratual e Responsabilidade Civil Empresarial e Professor no MBA em Gestão de Risco e Compliance no Grupo UniOpet.

  • Ética Empresarial e Cultural 24h

    OBJETIVOS GERAIS
    A abordagem histórica, temporal e conceitual sobre ética é demasiadamente ampla, e a intenção neste módulo não será oferecer um “baú” de verdades doutrinadoras ou um resgate teórico e impositivo das disciplinas de Filosofia ou Moral & Cívica. De forma customizada e pontual, o objetivo geral da disciplina será problematizar para produzir sentidos e o autoquestionamento, promovendo uma compreensão horizontal e o pensamento emancipador, e ainda, estimular a criação de projetos alternativos e regeneradores com impacto na cultura de organizações que intencionam criar ou fortalecer programas de Compliance.

    EMENTA
    Valores e princípios éticos; pressupostos de conduta ética; consciência moral: comportamento ético ou consciência social; Responsabilidade social: modismo ou obrigação legal; Ética ou sobrevivência: dilemas organizacionais; Traços culturais, gestão e organizações; Cultura e controle em organizações; Mudança de cultura

    Professor(a)

    Fabiola Caldeira

    Carreira construída há mais de 19 anos no segmento de Telecomunicações. Atuando, neste período, em diversas áreas, entre elas: Desenvolvimento Organizacional, Operações Comerciais, Controladoria e Finanças. Nos últimos anos, liderou equipe de Planejamento de Performance Comercial e Financeira. Professora UniOpet área de Negócios, possui Especialização em Inteligência de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), cursa Docência do Ensino Superior – Associada da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO). Atual responsável pelo Curso MBA em Gestão de Negócios e professora do MBA em Gestão de Risco e Compliance, ambos na UniOpet.

  • Gerenciamento Integrado de Riscos 36h

    OBJETIVOS GERAIS
    Habilitar o profissional interessado em atuar na área de Compliance com os conhecimentos necessários e uma visão generalizada de toda a estrutura envolvida na definição, planejamento e execução de um Programa de Compliance junto à alta-direção de uma organização.
    Apresentar uma introdução geral do programa de forma que o profissional obtenha conhecimento necessário para definir as necessidades (materiais, estratégicas e financeiras), de modo que, possa dimensionar a abrangência que o Programa terá dentro da organização. A visão geral viabilizará a possibilidade do profissional poder planejar Etapas de implementação de modo a adequar orçamento interno às necessidades empresariais atuais.

    EMENTA
    Conceito de Compliance, diferença entre Auditoria, Governança Corporativa, Compliance e Programa de Integridade; contexto regulatório Internacional e Nacional; planejamento estratégico dentro do contexto de Controles Internos; o envolvimento da alta-direção na definição do programa e a participação no processo de implementação (“Tone from the Top”); a Estrutura e independência do departamento de Compliance; os comitês, seus integrantes e a participação deles no processo de implementação (COSO: SOX/ERM e COBIT), planejamento e execução; o custo da não conformidade; vantagens e desvantagens da implementação de um programa de compliance; a diferença entre compliance e programa de integridade, finalizando com canal de denúncias.

    Professor(a)

    Atílio Augusto Segantin Braga

    Possui experiência na área de Controles Internos (Res. 2.554/98) desde 2002, enquanto Advogado, Coordenador e posteriormente Gerente do Departamento Jurídico de um grande Banco. Possui MBA Executivo em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho. Graduado em Direito. Foi instrutor de cursos na Universidade Corporativa do Grupo Bradesco – Unibrad durante o período de 2004 a 2017. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo e da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, Membro do Potencial Compliance Brasil, Mentor do InovAtiva Brasil – 2018, Professor no Curso de Especialização em Direito Empresarial nos módulos de Direito Contratual e Responsabilidade Civil Empresarial e Professor no MBA em Gestão de Risco e Compliance no Grupo UniOpet.

  • Gestão da Segurança da Informação 36h

    Fundamentos em segurança da informação; leis, normas e padrões de segurança da informação; crimes cibernéticos; gestão de riscos, ameaças e vulnerabilidades; continuidade de negócios; governança, cultura e tendências da segurança da informação.

    Professor(a)

    Ricardo Valério

    Engenheiro de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência de mais de 15 anos em tecnologia da informação e gerenciamento de riscos. Ex-gerente sênior de banco internacional, responsável pela área de estratégia de prevenção a fraudes. Atualmente, Co-fundador da RM2 Intelligence Partner, consultoria especializada em gestão de riscos.

  • Gestão de Clientes (KYC, CDD, EDD) 24h

    Compreensão dos conceitos; Costumer due dilligence; gestão de risco aplicado à CDD; procedimentos para clientes novos e existentes; Enhanced due dilligence; categorias especiais de clientes de maior risco; risco não aceitáveis; encerramento de relacionamentos.

    Professor(a)

    Ronald Fast

    Coordenador e professor do MBA em Gestão de Risco e Compliance da UniOpet. Profissional de compliance desde 2008, iniciou sua carreira de compliance em um grande banco internacional, apos uma carreira de 18 anos em tecnologia da informação. Atualmente atua no departamento de compliance de um grande banco de varejo no cenário nacional. Possui formação em processamento de dados; pós-graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Tecnologia da Informação; MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School (EBS); é certificado como especialista em combate à lavagem de dinheiro pela Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists (ACAMS), e pela International Compliance Association (ICA).

  • Gestão de Pessoas e Treinamento Corporativo voltado ao Compliance 24h

    Comportamento e estilos de liderança; cultura organizacional; business partner; inteligência emocional; gestão de conhecimento; métodos de treinamento para integridade corporativa; evidências para fins de auditoria; aspectos jurídicos das relações trabalhistas nos programas de compliance.

    Professor(a)

    Mara Rúbia Muniz Monteiro

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuação na área de empreendedorismo, análise de impactos sociais, governança, inovação e tecnologia na educação, educação corporativa com enfoque em desenvolvimento de equipes.

  • Gestão de Projetos 24h

    Conceitos essenciais de gestão de projetos; grupos de processos, áreas de conhecimento e principais boas práticas alinhadas com Project Management Body of Knowledge (PMBOK) 6ª Edição; ciclo de vida tradicional e metodologias ágeis de gestão de projetos; aplicação prática dos temas apresentados no contexto da condução de projetos para atender as demandas de uma área de compliance; tendências inovadores em gestão de projetos.

    Professor(a)

    Flávio Limberger

    Graduado em Tecnologia da Informação pela UniOpet, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Personal & Professional Coach (PPC), Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Membro do PMI #1142881 (Project Management Institute, USA). Certificado como PMP #1206658 (Project Management Professional), pelo PMI, desde 2008. Membro do APM #P02779074 (Association for Project Management, UK). Atuou como Project Manager em empresas de grande porte. Experiência em Projetos nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, desenvolvimento de software, logística, telecom, marketing, novos produtos e implantação de ERP, entre outros. Foi gerente de fábrica de software CMMI e consultor na estruturação de PMOs e planejamento de portfólio de projetos. Instrutor do curso preparatório para a certificação PMP do PMI (Project Management Institute) pelo ISAE/FGV. Pesquisador internacional pelo ISAE Research Center. Sócio Fundador da PMCoach, onde atualmente dedica-se a serviços de Mentoring, Coaching e Treinamentos em Gestão de Projetos e Business Management.

  • Prevenção ao Crime de Lavagem de Dinheiro 36h

    Entender os conceitos e o cenário brasileiro; fases da lavagem de dinheiro; sistema de remessas alternativas; cenário internacional; principais legislações nacionais e internacionais; gerenciamento de riscos de PLD; identificando os riscos; a responsabilidade do processo e o papel da alta gestão; treinamento e auditoria do processo; monitoramento de clientes e transações; análise de alertas; tipologias elencadas pela Carta Circular de Bacen Nº 3.542, o processo de comunicações ao regulador, produtos, serviços e segmentos de maior risco.

    Professor(a)

    Ronald Fast

    Coordenador e professor do MBA em Gestão de Risco e Compliance da UniOpet. Profissional de compliance desde 2008, iniciou sua carreira de compliance em um grande banco internacional, após uma carreira de 18 anos em tecnologia da informação. Atualmente atua no departamento de compliance de um grande banco de varejo no cenário nacional. Possui formação em processamento de dados; pós-graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Tecnologia da Informação; MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School (EBS); é certificado como especialista em combate à lavagem de dinheiro pela Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists (ACAMS), e pela International Compliance Association (ICA).

  • Programa Anticorrupção 24h

    Conceitos e definições; a corrupção e suas variações; instituições nacionais de combate a corrupção; instituições, leis e convenções internacionais de combate a corrupção; dados sobre a corrupção no Brasil e no mundo; leis brasileiras; visão geral da lei anticorrupção; impactos da lei anticorrupção; Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) e UK Bribery Act; melhores práticas e programas de integridade.

    Professor(a)

    Flávia Mendes

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com certificação internacional em Compliance pela International Compliance Association (ICA), possui experiencia de 24 anos em multinacional. Foi Superintendente de Educação de Compliance no Brasil para mais de 20 mil funcionários, sendo responsável pela implementação e desenvolvimento de uma cultura de compliance com foco no combate ao crime financeiro. Implementou treinamentos e aperfeiçoamentos nas áreas de sanções, prevenção a lavagem de dinheiro, anticorrupção e financiamento ao terrorismo.

  • Programa de Controle de Qualidade 24h

    Conceitos e definições; a importância de um programa de qualidade na estrutura de compliance. Estruturação de programas de qualidade, métricas e indicadores; treinamento; capacitação.

    Professor(a)

    Keron Marques

    Graduada em Administração e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Direito de Curitiba (UniCuritiba), Six Sigma / Green Belt, auditora certificada ISSO 9001:2008. Experiencia consolidada de 20 anos em empresas de grande porte nacionais e multinacionais, atuando nas áreas de finanças. Expertise no desenvolvimento de projetos corporativos globais, maximização de resultados, controle de qualidade e planejamento financeiro. Atua há quase 5 anos como gerente sênior de compliance, responsável por qualidade de prevenção à lavagem de dinheiro, sendo responsável pela implementação dos mais altos padrões globais de qualidade e monitoramento de riscos. Realizou diversos cursos de PLD/FT, entre eles o de Prevenção à lavagem de Dinheiro, e ao Financiamento ao Terrorismo da Escola de Administração Fazendária ESAF e ao Treinamento Operacional em Inteligência Financeira do COAF.

  • Sanções e Prevenção ao Financiamento do Terrorismo 24h

    O que são e como funcionam as sanções internacionais; programas de sanções; marco regulatório das sanções internacionais; marco regulatório no Brasil; financiamento do terrorismo; lei antiterrorismo dos Estados Unidos; prevenção ao financiamento do terrorismo no Brasil; convenções internacionais para reprimir e combater o terrorismo; risco de exposição a sanções; penalidades pelo não cumprimento das determinações sancionatórias.

    Professor(a)

    Márcio José Flores