MBA em Governança, Risco e Compliance

Titulação

MBA

Modalidade

A Distância

Carga Horária

400h

Duração do Curso

12 meses

Inicio das Aulas

18/02/2019 - MBA Governança, Risco e Compliance

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

A Distância: 24 x 362,54


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O MBA em Governança, Risco e Compliance desenvolve os conhecimentos técnicos e práticos necessários para os profissionais atuarem como especialistas em Integridade Corporativa.Com essa formação, o profissional terá recursos para exercer importante papel em impulsionar as organizações na criação e no fortalecimento de Programas de Compliance. O curso aborda fundamentos necessários para o desenvolvimento de iniciativas estratégicas de gestão, de acordo com os riscos enfrentados pela empresa, independente do porte e segmento de mercado. O curso ainda apresenta boas práticas em assuntos vitais como sanções, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, anticorrupção, ética concorrencial, reguladores, entre outros temas importantes do mundo corporativo e relacionados ao Compliance.

A quem se destina

  • Bacharéis em Direito;
  • Executivos;
  • Gestores de equipes;
  • Gerentes de Controladoria (Controllers);
  • Analistas de riscos;
  • Profissionais que atuam com órgãos de governos;
  • Interessados em atuar na área de Compliance e Governança Corporativa

Diferenciais do curso

  • Temática que ganha cada vez mais representatividade e necessidade no cenário global, o MBA  em Governança, Risco e Compliance amplia as oportunidades de ascensão na carreira profissional;
  • Aulas com profissionais que são referência no mercado de atuação;
  • Conteúdo alinhado com certificadoras e órgãos internacionais tais como ICA (International Compliance Association) , ACAMS (Association of Certified Anti Money Laudering Specialists) e FATF/GAFI (Financial Action Task Force).

Disciplinas do Curso

  • Anticorrupção 36h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. Combate ao Suborno e a corrupção.
    2. A Lei Anticorrupção no Brasil
    3. Responsabilidades da alta administração
    4. Anticorrupção nos USA (FCPA)
    5. Programas e políticas anticorrupção e antisuborno.
    6. Programa de Conheça o seu funcionário e conheça o seu fornecedor

     

    Flávia Mendes

    Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. 20 anos de experiencia em Recursos Humanos em Multinacional. 1 ano e 4 meses de experiencia em Educação de Compliance. Responsável por ações de mudança cultural envolvendo Compliance e RH.

  • Compliance e Governança Corporativa 40h

    Ementa: Conceito “compliance”. Governança e Compliance. Linhas de defesa, auditoria. A estrutura de um programa de Compliance. Legislação aplicada. Consequências da não conformidade. Consequências econômicas e sociais. Crimes financeiros. Introdução aos assuntos: ética, ética concorrencial, anticorrupção, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, fraudes e sanções.

     

    Ronald Fast

    Pós-Graduação em Tecnologia da Informação pela UFPR. MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School. Formado em Tecnologia em Processamento de Dados. É certificado pela CAMS (Certified Anti Money laundering Specialist), ACAMS e pela Internacional Compliance Association de Londres.

  • Conhecendo o seu Cliente (KYC, CDD e EDD) 36h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. KYC, CDD e EDD. Legislação aplicada.
    2. Como utilizar uma abordagem baseada no risco no processo CDD
    3. Atribuindo níveis de risco a clientes e a utilização de procedimentos específicos para cada tipo de risco.
    4. O que é e quando se aplica a EDD (Enhanced due diligence)
    5. O que são e como lidar com clientes PEP
    6. Exemplos de relacionamento com clientes de alto risco
    7. Identificação do cliente. Enxergando além da documentação, identificação do beneficiário real.
    8. Monitoramento contínuo e saída de relacionamentos

     

    Ronald Fast

    Pós-Graduação em Tecnologia da Informação pela UFPR. MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School. Formado em Tecnologia em Processamento de Dados. É certificado pela CAMS (Certified Anti Money laundering Specialist), ACAMS e pela Internacional Compliance Association de Londres.

  • Ética e Ética Concorrencial 36h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. O que é ética? O que é ética concorrencial?
    2. Declaração de Missão, Visão e Valores
    3. Tone from the TOP
    4. Código de conduta
    5. Princípios e responsabilidades sociais
    6. Implementação de canais de denuncia
    7. Legislação aplicada.

     

    Juliana de Toledo Machado

    Mestre do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da UTFPR, na linha de pesquisa Tecnologia e Sociedade estudando Redes Sociais e Era da Generosidade Coletiva. Possui Pós-graduação em História Econômica pela UFJF, além de MBA em Gestão de Projetos pelo SENAI – SC. Graduada em Estudos Sociais -Licenciatura plena em História. Já realizou estudos sobre gênero, que resultaram em artigo apresentado no Primeiro Congresso de História Econômica da Zona da Mata Mineira. Certificada em Investigação Apreciativa pela Case Western Reserve University (EUA), em Value Drivers pelo Instituto Oneto (Argentina) e certificada em Biologia Cultural Pela Escuela Matriztica de Santiago (Chile). Responsável pelo eixo temático Sociedade Inovadora do Global Forum 2011 além de ter atuado na Gerência de Ações Estratégicas do SESI PR, na qual desenvolveu projetos voltados para a Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social. Editora da Revista Científica Eletrônica Conhecimento Interativo da Faculdade da Indústria – IEL, coordenou o comitê Enade e o Centro de Empreendedorismo, além de participar da CPA. Ministra aulas da disciplina Metodologia Científica de Pesquisa e Metodologia de Projetos Científicos e Economia Globalizada em cursos de Pós-Graduação, bem como atua também em cursos de Graduação nas modalidades presencial e EaD.

     

  • Gestão de Projetos 36h

    Entender o conceito relativo sobre gestão de projetos com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge); identificar os principais processos e etapas; entender os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos; verificar a aplicação dos temas abordados com a aplicação educacional.

    Ao final desta disciplina você deverá ser capaz de:

    1. Atuar de maneira mais proativa na gestão de projetos e conseguir pensar e organizar suas atividades como projetos (incluindo até mesmo a organização de processos que definam as atividades dos projetos).
    2. Conhecer o ciclo e as disciplinas abordadas no guia PMBOK (o guia mais adotado para gerenciamento de projetos no mundo).
    3. Organizar e estruturar um projeto.
    4. Conhecer as partes que compõem um projeto a fim de poder organizá-lo.
    5. Controlar e acompanhar os riscos de um projeto.

    Marcelo Cestari

    Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas com projetos de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade em Organizações sem fins lucrativos (projeto entre PUCPR e Virginia Tech/USA). Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em informática também pela UFPR. Com certificações PMP, Lead Auditor ISO-9001:2000, ITIL e COBIT Foundation, IBM (Rational Unified Process), MCTS (MS Project), Information Security Foundation (ISO 27002), Implementador e avaliador MPS.BR (Software e Serviços). Atua há mais de 15 anos na área de engenharia de software, incluindo Gestão de Projetos e implantações de modelos de maturidade (tais como CMMI e MPS.BR). Atualmente é arquiteto corporativo para a Aliança Renault – Nissan.

     

  • Identificação e Análise de Riscos 36h

    Ementa: Avaliação de Riscos em programas de Compliance. Fatores internos e externos. Aspectos comerciais, operacionais e estratégicos. Definição de grau de risco. Matriz de gravidade e probabilidade. Ecossistema empresarial, comprometimento de parceiros, riscos de violações e ações de mitigação. Melhores práticas de identificação e controle. Como atuar com os resultados obtidos.

     

    Caio Cesar Buck Fonseca

    Pós-graduado em Finanças e Controladoria pela Estação Business School. Bacharel em Administração de Empresas pela FAE. Mais de 6 anos de experiência profissional, em âmbito nacional e internacional,
    atuando em projetos relacionados à Governança Corporativa; Gestão de Riscos e Controles (tanto em Processos de Negócio quanto em Tecnologia da informação); Análise e implementação de controles internos de acordo com COSO e compliance com a lei SOx. Fez parte de equipes de auditoria de grandes clientes em setores diversos, além de ter sido o líder em campo em projetos de consultoria em riscos e controles internos. Entre 2014 e 2016 atuou como auditor sênior na Bélgica com foco de atuação em projetos de implementação e auditoria dos requisitos da SOx, onde fui o principal líder em campo para os trabalhos de auditoria SOx em uma das maiores cervejarias do mundo, além de ter sido o líder em campo pela implementação de Controles Internos afim de atender os requisitos da SOx em uma empresa belga, emergente no ramo farmacêutico. Atualmente é supervisor responsável pelas auditorias de controles internos de grandes clientes no Brasil, além de ser responsável por treinamentos técnicos sobre controles internos e metodologia de auditoria em Curitiba.

  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes 36h

    Ementa: Concepções e paradigmas atuais de liderança. Estilos, competências e estratégias de liderança. Liderança de alta performance. Planejamento de desenvolvimento de equipe. Gestão e avaliação em desenvolvimento de equipe. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Desenvolvimento de talentos e competitividade organizacional. Perfil do líder Coach.

     

    Mara Rubia Muniz Monteiro

    Doutora em Sociologia (UFPR). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA). Com formação em Inovação e Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Projetos. Atuação na área de gestão de projetos, análise de impactos sociais, governança, projetos educacionais para empresas e associações. Professora e consultora em educação digital para formação de professores. Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação, bem como Coordenadora dos cursos de Especialização em Educação a Distância e Especialização em Metodologia para Educação Bilíngue na Uniopet.

  • Prevenção e Lavagem de Dinheiro 72h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. Legislação. Qual o papel do setor financeiro neste assunto? Quais são as fases e como o dinheiro pode ser ‘lavado’
    2. O elo entre lavagem de dinheiro e a corrupção
    3. Diferenças e semelhanças entre lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
    4. Legislação nacional, internacional e organismos internacionais
    5. A utilização do perfil de clientes e das informações de CDD para o processo de monitoramento.
    6. Programas de monitoramento de transações de clientes
    7. Segmentos de alto risco (metais preciosos, joias, obras de arte, ONG´s ), Riscos geográficos, riscos de produtos
    8. Tipologias mais comuns, estruturação/‘Smurfing’
    9. Análise de transações suspeitas
    10. Programas de qualidade.
    11. Processos de escalonamento e comunicação de suspeitas

     

    Ronald Fast

    Pós-Graduação em Tecnologia da Informação pela UFPR. MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School. Formado em Tecnologia em Processamento de Dados. É certificado pela CAMS (Certified Anti Money laundering Specialist), ACAMS e pela Internacional Compliance Association de Londres.

  • Sanções e Prevenção do Financiamento do Terrorismo 36h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. Por que devemos gerenciar estes riscos.
    2. O que é o financiamento do terrorismo. De que forma o terrorismo pode ser financiado? O que são os sistemas de remessa alternativos como o HAWALA. Quais são os tipos de negócio mais suscetíveis? O que é e como gerenciar o Risco Geográfico.
    3. O que são sanções e como são aplicadas? Por quem são impostas e porque são tão importantes?
    4. O custo da não conformidade. Multas, penalidades aplicadas. Risco de imagem, risco reputacional.
    5. Processos de monitoramento para sanções

     

    Márcio Flores

    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Logística Empresarial pela PUC-PR e possui MBA em Estratégia e Gestão Empresarial. Graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Gerente de Compliance no Banco Bradesco S.A. Tem larga experiência na área de gestão empresarial, com ênfase em Administração de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Sanções, Modelagem e Riscos de Crédito, Gestão de Portfólio e Sistemas de Informação. 

  • Segurança, Fraudes e Tecnologia para Compliance 36h
    1. Introdução. Entendendo os conceitos. Segurança física. Segurança Digital. Controle de acessos, Capital intelectual. Obrigações legais.
    2. Ameaças, vulnerabilidades e impactos
    3. Análise de risco. Plano de continuidade de negócios.
    4. Sistemas de controle de acesso.
    5. Sistemas de monitoramento de transações de clientes
    6. Sistemas de “screening” de clientes

     

    Ronald Fast

    Pós-Graduação em Tecnologia da Informação pela UFPR. MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela Estação Business School. Formado em Tecnologia em Processamento de Dados. É certificado pela CAMS (Certified Anti Money laundering Specialist), ACAMS e pela Internacional Compliance Association de Londres.