MBA em Finanças e Controladoria

Titulação

MBA

Modalidade

A Distância ou Presencial

Carga Horária

360h + Projeto de Conclusão de Curso

Duração do Curso

12 meses

Inicio das Aulas

Presencial:
Fevereiro/2019 - Módulo 07: Governança Corporativa

A distância:
18/02/2019 - Compliance e Governança Corporativa

Dias e Horários das aulas

Terças e Quintas das 19h00 às 22h30 (turma em andamento)

Localização

Campus Centro Cívico

Nilo Peçanha, 1635

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

A Distância: 24 x 244,59
Presencial: 24X 532,13


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Inteligência financeira na prática.

Objetivos do curso

O coração de uma empresa passa pela gestão financeira. O fracasso ou o sucesso de uma iniciativa está diretamente ligado a como as finanças são tratadas: Elas podem ser somente números, ou podem tornar-se uma estratégia poderosa para alavancar uma empresa. A Pós-Graduação em Finanças e Controladoria da Opet visa oferecer a você uma visão estratégica sobre a área das finanças, oferecendo ferramentas que o habilitarão a converter simples dados numéricos em inteligência de negócio. Aprenda como transformar a área financeira da iniciativa para a qual você trabalha em um case de sucesso no mercado.

A quem se destina

Administradores, Economistas, Contadores, Engenheiros, Advogados e profissionais que atuam áreas afins que desejam aprofundar conhecimentos em finanças e controladoria, em sintonia com as tendências da especialidade.

Diferenciais do curso

Metodologia de ensino com aulas expositivas, trabalhos em grupo, apresentação e discussão de casos reais, fórum de debates e palestras com executivos e profissionais do mercado.

Disciplinas do Curso

Presencial

  • 01. Gestão Empresarial Estratégica (presencial) 36h

    Neste módulo você irá conhecer um pouco mais sobre o ambiente de negócios e suas transformações; o papel do gestor nas empresas; a Integração das gestões de marketing, finanças, produção, logística e cadeia de suprimentos, pessoas, negócios internacionais e estratégias.

    Irá analisar os modelos de gestão (análise dos modelos tradicionais de gestão, análise de modelos contemporâneos de gestão, análise dos modelos emergentes de gestão).  Terá condições de elaboração de cenários ; conhecer melhor o Canvas como ferramenta estratégica.

    Praticar sobre o Processo de tomada de decisão; entender a tecnologia no processo estratégico; conhecer melhor a Gestão de riscos.

    Trabalhar com Mudanças e a inovação na gestão empresarial do futuro.

  • 02.Liderança e Desenvolvimento de Equipes (presencial) 36h

    Esta é a hora de olhar a empresa e os velhos paradigmas; repensar sobre a Gestão do capital humano nas organizações e os Mecanismos de Gestão empresarial;

    Relacionar o Desenvolvimento de talentos e a competitividade organizacional, o processo de Formação de times e a prática estratégica do processo de Liderança de pessoas;

    Identificar na prática os Estilos de Liderança, do conservador ao situacional e o perfil do Lider Coach.

    Entender a importância da Educação Corporativa continuada e suas aplicabilidades.

  • 03. Finanças empresariais (presencial) 36h

    Finanças Empresariais tratará de maneira muito prática os seguintes assuntos:

    Análise das demonstrações econômico/financeiras (tipos e principais indicadores); Fatores que afetam a capacidade de pagamento das empresas (administração de estoques, administração de duplicatas a receber, prazo médio de pagamento dos fornecedores, administração do capital de giro); Administração do capital de giro (estratégias para reduzir o ciclo operacional e o ciclo financeiro); Negociação de antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; Fluxo de caixa e controle; Ponto de equilíbrio (econômico e financeiro); Decisão de investimento (ativo de longo prazo); Mercado de capitais; Orçamento empresarial (visão) e Parceria público-privada (visão).

  • 04. Contabilidade aplicada (presencial) 36h
    • A contabilidade gerencial como sistema de informação para tomada de decisões;
    • O papel da análise das demonstrações contábeis;
    • A gestão de impostos;
    • A contabilidade divisional;
    • Fundamentos de contabilidade de custos;
    • Análise Custo – Volume – Lucro.
  • 05. Gestão tributária (presencial) 36h

    Neste módulo será apresentado:

    • Sistema Tributário Nacional;
    • Entendimento e aplicação dos cálculos dos tributos incidentes sobre as transações de venda e de resultado da entidade;
    • Estudo e análise dos regimes tributários;
    • Exploração das características da substituição tributária, da elisão e da evasão fiscal para melhorar o desempenho fiscal da entidade, por meio da reorganização empresarial e do planejamento tributário.

     

  • 06. Controladoria (presencial) 36h
    • Fundamentos de controladoria;
    • Sistemas, métodos e modelos de controladoria;
    • O papel do “controller” nas empresas;
    • Sistemas de informações contábeis;
    • Controle de custos;
    • Tomadas de decisão.
  • 07. Governança corporativa (presencial) 36h
    • A importância da governança;
    • Aspectos da Governança Corporativa;
    • O Conselho de Administração;
    • O Conselho Fiscal;
    • A Auditoria Externa;
    • O IBGC
    • A relação com Stakeholders
  • 08. Coaching e orientação de carreira (presencial) 36h

    Ao final deste módulo, você irá compreender melhor o que são competências organizacionais, pessoais e profissionais; associar as técnicas para equilibrar os diversos campos da vida e preparar-se para lidar com as adversidades corporativas.

    Poderá também manter-se em constante evolução, amadurecer conceitos, lapidar competências de gestão; desenvolver um plano de vida corporativa, com ferramentas estratégicas que possibilitem um repensar executivo. Em que momento estou e para aonde vou?

  • 09. Matemática financeira (presencial) 36h

    Ementa: entendimento do valor do dinheiro no tempo, por meio de operações com juros simples e com juros compostos. Análise dos cálculos que envolvam desconto de títulos, taxas e fluxos de caixa equivalente. Percepção da diferença entre taxas nominais, taxas efetivas e taxas proporcionais. Aprendizado das operações e análise de sistemas de amortização de empréstimos, de análise de projetos, de valor presente líquido, da taxa de retorno interna, do valor futuro, do payback e das séries uniformes de pagamentos.

  • 10. Planejamento financeiro (presencial) 36h

    Entendimento da relação entre os agentes econômicos e os agentes superavitários. Estudo das técnicas utilizadas para controlar os gastos e os resultados. Estudo da projeção de receitas e despesas. Conhecimento de técnicas para determinação de estratégias que proporcionem o direcionamento para aplicação de dinheiro disponível ou a necessidade em buscar capital de terceiros.  Percepção das técnicas para a gestão orçamentária por meio da elaboração do plano orçamentário, simulando cenários e analisando resultados. Compreensão da elaboração e dos critérios de análise da viabilidade econômica e das escolhas de projetos.

  • Projeto XP 60 h

    logo_VOOPYN

    Aqui a teoria dos TCCs dá lugar à experiência prática do seu projeto final. O Projeto XP é a conclusão da sua Pós, mas ele é feito durante todo o curso. Em cada módulo, uma etapa do seu projeto prático será construído.

    Através de parceria firmada com a Voopyn, uma plataforma online que funciona como uma Vitrine de talentos para as empresas, os alunos e seus projetos reais terão maior visibilidade perante as empresas parceiras.

    Conheça mais em www.voopyn.com

A Distância

  • Coaching e Orientação de Carreira 36h
    1. Compreender o que são competências organizacionais, pessoais e profissionais.
    2. Desenvolvimento pessoal e organizacional.
    3. Técnicas para equilibrar os diversos campos da vida e preparar-se para lidar com as adversidades corporativas.
    4. Manter-se em constante evolução, amadurecer conceitos, lapidar competências de gestão.
    5. Desenvolver um plano de vida corporativa, com ferramentas estratégicas que possibilitem um repensar executivo. Em que momento estou e para aonde vou?
  • Contabilidade Estratégica e Tesouraria 36h

    Compreensão do sistema de informações que integra a análise do ambiente da instituição. Domínio dos critérios e métodos de custeio variável e custeio por absorção. Assimilação da relação custo, volume e lucro. Análise do resultado e avaliação do desempenho.  Conhecimento do funcionamento da criação de valor e o valor da empresa. Aplicação dos principais indicadores de desempenho financeiro. Entendimento das perspectivas do Balanced Scorecard. Compreensão das principais operações financeiras.

     

    Claudio Nogas

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.  Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná Unespar – Paranaguá. Membro do Comitê Local e Estadual de Iniciação da Unespar. Controller da Unespar – Paranaguá. Coordenador do Programa Bom Negócio Paraná. Consultor nas áreas: Financeira, Gestão, Auditoria, Controladoria,Contabilidade. Planejamento Estratégico. Palestrante com os seguintes temas: Sustentabilidade Empresarial – Visão Estratégica, Finanças Pessoais, Controladoria. Parecerista junto a diversas Instituições de Ensino. Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

  • Finanças Empresariais 36 h

    Finanças Empresariais tratará de maneira muito prática os seguintes assuntos:

    Análise das demonstrações econômico/financeiras (tipos e principais indicadores); Fatores que afetam a capacidade de pagamento das empresas (administração de estoques, administração de duplicatas a receber, prazo médio de pagamento dos fornecedores, administração do capital de giro); Administração do capital de giro (estratégias para reduzir o ciclo operacional e o ciclo financeiro); Negociação de antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; Fluxo de caixa e controle; Ponto de equilíbrio (econômico e financeiro); Decisão de investimento (ativo de longo prazo); Mercado de capitais; Orçamento empresarial (visão) e Parceria público-privada (visão).

     

    Luciano Cardoso

    Mestre em Gestão de Cooperativas, Especialista em Controladoria e Finanças, Especialista em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos, e Graduado em Administração, todos cursos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na carreira executiva atualmente é Coordenador na Controladoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Como docente ministra aulas, cursos e treinamento sobre o Microsoft Excel, com experiência em ensino superior e em ensino médio e técnico. 

  • Gestão de Projetos 36h

    Entender o conceito relativo sobre gestão de projetos com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge); identificar os principais processos e etapas; entender os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos; verificar a aplicação dos temas abordados com a aplicação educacional.

    Ao final desta disciplina você deverá ser capaz de:

    1. Atuar de maneira mais proativa na gestão de projetos e conseguir pensar e organizar suas atividades como projetos (incluindo até mesmo a organização de processos que definam as atividades dos projetos).
    2. Conhecer o ciclo e as disciplinas abordadas no guia PMBOK (o guia mais adotado para gerenciamento de projetos no mundo).
    3. Organizar e estruturar um projeto.
    4. Conhecer as partes que compõem um projeto a fim de poder organizá-lo.
    5. Controlar e acompanhar os riscos de um projeto.

    Marcelo Cestari

    Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas com projetos de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade em Organizações sem fins lucrativos (projeto entre PUCPR e Virginia Tech/USA). Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em informática também pela UFPR. Com certificações PMP, Lead Auditor ISO-9001:2000, ITIL e COBIT Foundation, IBM (Rational Unified Process), MCTS (MS Project), Information Security Foundation (ISO 27002), Implementador e avaliador MPS.BR (Software e Serviços). Atua há mais de 15 anos na área de engenharia de software, incluindo Gestão de Projetos e implantações de modelos de maturidade (tais como CMMI e MPS.BR). Atualmente é arquiteto corporativo para a Aliança Renault – Nissan.

     

  • Gestão Empresarial Estratégica 36 h

    Neste módulo você irá conhecer um pouco mais sobre o ambiente de negócios e suas transformações; o papel do gestor nas empresas; a Integração das gestões de marketing, finanças, produção, logística e cadeia de suprimentos, pessoas, negócios internacionais e estratégias.

    Irá analisar os modelos de gestão (análise dos modelos tradicionais de gestão, análise de modelos contemporâneos de gestão, análise dos modelos emergentes de gestão).  Terá condições de elaboração de cenários ; conhecer melhor o Canvas como ferramenta estratégica.

    Praticar sobre o Processo de tomada de decisão; entender a tecnologia no processo estratégico; conhecer melhor a Gestão de riscos.

    Trabalhar com Mudanças e a inovação na gestão empresarial do futuro.

     

    Clayton Gronovicz

    Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão de Projetos pela KEYANO COLLEGE, no Canadá. Possui experiência na área de Gestão de Negócios, Análise de Mercado e Marketing em empresas como Bombardier Aeroespacial, Mikisew Energy Suncor Oil Sand,TIM Celular e Trade Show Brazil.

  • Gestão Tributária 36 h

    Neste módulo será apresentado:

    • Sistema Tributário Nacional;
    • Entendimento e aplicação dos cálculos dos tributos incidentes sobre as transações de venda e de resultado da entidade;
    • Estudo e análise dos regimes tributários;
    • Exploração das características da substituição tributária, da elisão e da evasão fiscal para melhorar o desempenho fiscal da entidade, por meio da reorganização empresarial e do planejamento tributário.

     

    Daiane Lolatto

    Mestre em Contabilidade na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira e Finanças pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Ciências Contábeis pela UESPAR – União de Ensino Superior do Paraná e especialização em Gestão Tributária pela UNIVEL – União Educacional de Cascavel. Experiência na área de contabilidade como assistente contábil e professora.

  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes 36h

    Ementa: Concepções e paradigmas atuais de liderança. Estilos, competências e estratégias de liderança. Liderança de alta performance. Planejamento de desenvolvimento de equipe. Gestão e avaliação em desenvolvimento de equipe. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Desenvolvimento de talentos e competitividade organizacional. Perfil do líder Coach.

     

    Mara Rubia Muniz Monteiro

    Doutora em Sociologia (UFPR). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA). Com formação em Inovação e Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Projetos. Atuação na área de gestão de projetos, análise de impactos sociais, governança, projetos educacionais para empresas e associações. Professora e consultora em educação digital para formação de professores. Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação, bem como Coordenadora dos cursos de Especialização em Educação a Distância e Especialização em Metodologia para Educação Bilíngue na Uniopet.

  • Matemática Financeira 36 h

    Ementa: entendimento do valor do dinheiro no tempo, por meio de operações com juros simples e com juros compostos. Análise dos cálculos que envolvam desconto de títulos, taxas e fluxos de caixa equivalente. Percepção da diferença entre taxas nominais, taxas efetivas e taxas proporcionais. Aprendizado das operações e análise de sistemas de amortização de empréstimos, de análise de projetos, de valor presente líquido, da taxa de retorno interna, do valor futuro, do payback e das séries uniformes de pagamentos.

     

    Caio Cesar Buck Fonseca

    Pós-graduado em Finanças e Controladoria pela Estação Business School. Bacharel em Administração de Empresas pela FAE. Mais de 6 anos de experiência profissional, em âmbito nacional e internacional,
    atuando em projetos relacionados à Governança Corporativa; Gestão de Riscos e Controles (tanto em Processos de Negócio quanto em Tecnologia da informação); Análise e implementação de controles internos de acordo com COSO e compliance com a lei SOx. Fez parte de equipes de auditoria de grandes clientes em setores diversos, além de ter sido o líder em campo em projetos de consultoria em riscos e controles internos. Entre 2014 e 2016 atuou como auditor sênior na Bélgica com foco de atuação em projetos de implementação e auditoria dos requisitos da SOx, onde fui o principal líder em campo para os trabalhos de auditoria SOx em uma das maiores cervejarias do mundo, além de ter sido o líder em campo pela implementação de Controles Internos afim de atender os requisitos da SOx em uma empresa belga, emergente no ramo farmacêutico. Atualmente é supervisor responsável pelas auditorias de controles internos de grandes clientes no Brasil, além de ser responsável por treinamentos técnicos sobre controles internos e metodologia de auditoria em Curitiba.

  • Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade – IFRS 36h

    Ementa: Assimilação da estrutura e da finalidade das demonstrações financeiras após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), por meio dos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, entendendo a primazia da essência sobre a forma. Entendimento da importância da Contabilidade para tomada de decisão das instituições. Conhecimento e análise das obrigações acessórias federais, estaduais e municipais, bem como dos documentos e livros fiscais e contábeis necessários a existência da entidade. Compreensão dos procedimentos da consolidação das demonstrações contábeis de empresas pertencentes ao mesmo controlador.

     

    Claudio Nogas

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.  Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná Unespar – Paranaguá. Membro do Comitê Local e Estadual de Iniciação da Unespar. Controller da Unespar – Paranaguá. Coordenador do Programa Bom Negócio Paraná. Consultor nas áreas: Financeira, Gestão, Auditoria, Controladoria,Contabilidade. Planejamento Estratégico. Palestrante com os seguintes temas: Sustentabilidade Empresarial – Visão Estratégica, Finanças Pessoais, Controladoria. Parecerista junto a diversas Instituições de Ensino. Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. 

  • Planejamento Financeiro, Gestão Orçamentária e Análise de Projetos 36h

    Ementa: Entendimento da relação entre os agentes econômicos e os agentes superavitários. Estudo das técnicas utilizadas para controlar os gastos e os resultados. Estudo da projeção de receitas e despesas. Conhecimento de técnicas para determinação de estratégias que proporcionem o direcionamento para aplicação de dinheiro disponível ou a necessidade em buscar capital de terceiros.  Percepção das técnicas para a gestão orçamentária por meio da elaboração do plano orçamentário, simulando cenários e analisando resultados. Compreensão da elaboração e dos critérios de análise da viabilidade econômica e das escolhas de projetos.

     

    Claudio Nogas

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia.  Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná Unespar – Paranaguá. Membro do Comitê Local e Estadual de Iniciação da Unespar. Controller da Unespar – Paranaguá. Coordenador do Programa Bom Negócio Paraná. Consultor nas áreas: Financeira, Gestão, Auditoria, Controladoria,Contabilidade. Planejamento Estratégico. Palestrante com os seguintes temas: Sustentabilidade Empresarial – Visão Estratégica, Finanças Pessoais, Controladoria. Parecerista junto a diversas Instituições de Ensino. Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.