MBA Executivo em Gestão de Negócios

Titulação

MBA

Modalidade

A Distância ou Presencial

Carga Horária

360h + Projeto de Conclusão de Curso

Duração do Curso

12 meses

Inicio das Aulas

A Distância:
18/02/2019 - Compliance e Governança Corporativa

Presencial:
Campus - Rebouças
Fevereiro/2019 - Módulo 03: Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Fevereiro/2019 - Módulo 09: Plano de Negócios

Dias e Horários das aulas

Campus Rebouças
Terças e Quintas das 19h00 às 22h30
Segundas e Quartas das 19h00 às 22h30

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

A Distância: 24 x 244,59
Presencial: 24X 532,13


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Ganhe experiência. Destaque-se na prática.

Objetivos do curso

O profissional de destaque é aquele que tem a capacidade de olhar uma empresa como um todo. Proatividade e visão empreendedora são habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho, tanto para quem quer abrir seu próprio negócio quanto para quem já trabalha em outras iniciativas. Pensando nisso, a pós-graduação em gestão de negócios Opet oferece a você um ferramental completo para torná-lo apto a lançar um olhar holístico para qualquer empreendimento, analisar problemas e propor soluções inovadoras. Com a ajuda de profissionais experientes no mercado, aprenda como tornar-se um case de sucesso na área de gestão.

A quem se destina

  • Gestores de negócios;
  • Profissionais que ocupem posições estratégicas de liderança;
  • Profissionais que buscam ascensão na carreira;
  • Interessados em atuar em cargos de gestão, como Executivos ou Empresários;
  • Economistas;
  • Administradores.

Diferenciais do curso

  • Traz uma visão global das estratégias empresarias, com foco na inovação, no empreendedorismo e na visão sistêmica das especificidades dos cenários econômicos;
  • Utilização de estudos de casos atuais de negócios globais;
  • Aulas com profissionais que são referência no mercado de atuação.

Disciplinas do Curso

Presencial

  • 01. Gestão Empresarial Estratégica (presencial) 36h

    Neste módulo você irá conhecer um pouco mais sobre o ambiente de negócios e suas transformações; o papel do gestor nas empresas; a Integração das gestões de marketing, finanças, produção, logística e cadeia de suprimentos, pessoas, negócios internacionais e estratégias.

    Irá analisar os modelos de gestão (análise dos modelos tradicionais de gestão, análise de modelos contemporâneos de gestão, análise dos modelos emergentes de gestão).  Terá condições de elaboração de cenários ; conhecer melhor o Canvas como ferramenta estratégica.

    Praticar sobre o Processo de tomada de decisão; entender a tecnologia no processo estratégico; conhecer melhor a Gestão de riscos.

    Trabalhar com Mudanças e a inovação na gestão empresarial do futuro.

  • 02. Planejamento de Vendas (presencial) 36h

    Ao final deste módulo, você irá entender na prática como funciona a Gestão do funil de vendas; como elaborar o Forecast; qual o Relacionamento horizontal,  vertical,  inter e intra áreas dentro do cliente;

    Conseguirá Identificar/Criar oportunidades de negócios, avaliando os canais de Vendas diretas e Indiretas, assim como irá entender melhor a importância da eficaz Gestão do tempo.

  • 03. Liderança e desenvolvimento de equipes (presencial) 36h

    Esta é a hora de olhar a empresa e os velhos paradigmas; repensar sobre a Gestão do capital humano nas organizações e os Mecanismos de Gestão empresarial;

    Relacionar o Desenvolvimento de talentos e a competitividade organizacional, o processo de Formação de times e a prática estratégica do processo de Liderança de pessoas;

    Identificar na prática os Estilos de Liderança, do conservador ao situacional e o perfil do Lider Coach.

    Entender a importância da Educação Corporativa continuada e suas aplicabilidades.

  • 04. Ferramentas de marketing (presencial) 36h

    Dentre os principais processos que serão visto neste módulos elencamos: Planejamento de Marketing; Gestão de Preços; Marketing promocional e eventos; Marketing Digital e redes sociais; Gestão de produtos e serviços e Marketing Internacional.

  • 05. Gestão da produção e suprimentos (presencial) 36h

    Os novos contornos econômicos, tecnológicos, sociais e políticos globais afetam a gestão das operações trazendo mais complexidade e demandando maior flexibilidade nos processos estratégicos e de produção. Este módulo apresenta os principais conceitos ligados à gestão da produção e suprimentos, conectando-os com os desafios contemporâneos, como por exemplo, o gerenciamento de sistemas de produção e de serviços mais sustentáveis.

  • 06. Coaching e orientação de carreira (presencial) 36h

    Ao final deste módulo, você irá compreender melhor o que são competências organizacionais, pessoais e profissionais; associar as técnicas para equilibrar os diversos campos da vida e preparar-se para lidar com as adversidades corporativas.

    Poderá também manter-se em constante evolução, amadurecer conceitos, lapidar competências de gestão; desenvolver um plano de vida corporativa, com ferramentas estratégicas que possibilitem um repensar executivo. Em que momento estou e para aonde vou?

  • 07. E-commerce (presencial) 36h

    Entendimento dos conceitos de e-business e e-commerce, identificando tendências no comércio eletrônico. Compreensão dos formatos e modelos de empresas virtuais, nos ambientes Web e Mobile. Assimilação de aspectos referentes a integração com clientes e fornecedores, bem como o planejamento da logística e da logística reversa no e-commerce. Estudo da transação digital, segurança da informação, fraudes no comércio eletrônico e portais de pagamento.

    Objetivos do módulo:

    Explorar e entender as variáveis relacionadas ao planejamento do e-commerce, nos ambientes Web e Mobile. Ser capaz de planejar a logística da loja virtual. Habilitar no conhecimento dos riscos advindos das transações digitais.

  • 08. Governança corporativa (presencial) 36h
    • A importância da governança
    • Aspectos da Governança Corporativa
    • O Conselho de Administração
    • O Conselho Fiscal
    • A Auditoria Externa.
    • O IBGC
    • A relação com Stakeholders
  • 09. Plano de negócios (presencial) 36h
    • Empreendedorismo
    • A estrutura e componentes do Plano de Negócios
    • Planejamento estratégico
    • Estratégias de Marketing e Finanças
    • Elaboração do Plano de Negócios
    • Aplicação do Plano de negócios
    • Avaliação de Resultados
  • 10. Finanças empresariais (presencial) 36h

    Finanças Empresariais tratará de maneira muito prática os seguintes assuntos:

    Análise das demonstrações econômico/financeiras (tipos e principais indicadores); Fatores que afetam a capacidade de pagamento das empresas (administração de estoques, administração de duplicatas a receber, prazo médio de pagamento dos fornecedores, administração do capital de giro); Administração do capital de giro (estratégias para reduzir o ciclo operacional e o ciclo financeiro); Negociação de antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; Fluxo de caixa e controle; Ponto de equilíbrio (econômico e financeiro); Decisão de investimento (ativo de longo prazo); Mercado de capitais; Orçamento empresarial (visão) e Parceria público-privada (visão).

  • Projeto XP 60 h

    logo_VOOPYN

    Aqui a teoria dos TCCs dá lugar à experiência prática do seu projeto final. O Projeto XP é a conclusão da sua Pós, mas ele é feito durante todo o curso. Em cada módulo, uma etapa do seu projeto prático será construído.

    Através de parceria firmada com a Voopyn, uma plataforma online que funciona como uma Vitrine de talentos para as empresas, os alunos e seus projetos reais terão maior visibilidade perante as empresas parceiras.

    Conheça mais em www.voopyn.com

A Distância

  • Coaching e Orientação de Carreira 36h
    1. Compreender o que são competências organizacionais, pessoais e profissionais.
    2. Desenvolvimento pessoal e organizacional.
    3. Técnicas para equilibrar os diversos campos da vida e preparar-se para lidar com as adversidades corporativas.
    4. Manter-se em constante evolução, amadurecer conceitos, lapidar competências de gestão.
    5. Desenvolver um plano de vida corporativa, com ferramentas estratégicas que possibilitem um repensar executivo. Em que momento estou e para aonde vou?
  • E-commerce 36 h

    Ementa: Entendimento dos conceitos de e-business e e-commerce, identificando tendências no
    comércio eletrônico. Compreensão dos formatos e modelos de empresas virtuais, nos ambientes Web
    e Mobile. Assimilação de aspectos referentes a integração com clientes e fornecedores, bem como o
    planejamento da logística e da logística reversa no e-commerce. Estudo da transação digital, segurança
    da informação, fraudes no comércio eletrônico e portais de pagamento.

     

    Fernanda Pucci

    Doutoranda e Mestre em comunicação e linguagens, especialista em marketing e graduada em publicidade e propaganda. Atualmente é professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação em várias instituições de Curitiba e no Paraná. Coordenou o curso de Tecnologia em Marketing da FIPAR. Consultora, tem experiência na área de Comunicação e Marketing com ênfase em Promoção e planejamento estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, propaganda, linguagem, comunicação, marketing, planejamento, branding e mídia. 

  • Ferramentas de Marketing 36 h

    Dentre os principais processos que serão visto neste módulos elencamos: Planejamento de Marketing; Gestão de Preços; Marketing promocional e eventos; Marketing Digital e redes sociais; Gestão de produtos e serviços e Marketing Internacional.

     

    Fernanda Pucci

    Doutoranda e Mestre em comunicação e linguagens, especialista em marketing e graduada em publicidade e propaganda. Atualmente é professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação em várias instituições de Curitiba e no Paraná. Coordenou o curso de Tecnologia em Marketing da FIPAR. Consultora, tem experiência na área de Comunicação e Marketing com ênfase em Promoção e planejamento estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, propaganda, linguagem, comunicação, marketing, planejamento, branding e mídia. 

  • Finanças Empresariais 36 h

    Finanças Empresariais tratará de maneira muito prática os seguintes assuntos:

    Análise das demonstrações econômico/financeiras (tipos e principais indicadores); Fatores que afetam a capacidade de pagamento das empresas (administração de estoques, administração de duplicatas a receber, prazo médio de pagamento dos fornecedores, administração do capital de giro); Administração do capital de giro (estratégias para reduzir o ciclo operacional e o ciclo financeiro); Negociação de antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; Fluxo de caixa e controle; Ponto de equilíbrio (econômico e financeiro); Decisão de investimento (ativo de longo prazo); Mercado de capitais; Orçamento empresarial (visão) e Parceria público-privada (visão).

     

    Luciano Cardoso

    Mestre em Gestão de Cooperativas, Especialista em Controladoria e Finanças, Especialista em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos, e Graduado em Administração, todos cursos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na carreira executiva atualmente é Coordenador na Controladoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Como docente ministra aulas, cursos e treinamento sobre o Microsoft Excel, com experiência em ensino superior e em ensino médio e técnico. 

  • Gestão da Produção e Suprimentos 36 h

    Os novos contornos econômicos, tecnológicos, sociais e políticos globais afetam a gestão das operações trazendo mais complexidade e demandando maior flexibilidade nos processos estratégicos e de produção. Este módulo apresenta os principais conceitos ligados à gestão da produção e suprimentos, conectando-os com os desafios contemporâneos, como por exemplo, o gerenciamento de sistemas de produção e de serviços mais sustentáveis.

     

    Marcelo Cestari

    Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas com projetos de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade em Organizações sem fins lucrativos (projeto entre PUCPR e Virginia Tech/USA). Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em informática também pela UFPR. Com certificações PMP, Lead Auditor ISO-9001:2000, ITIL e COBIT Foundation, IBM (Rational Unified Process), MCTS (MS Project), Information Security Foundation (ISO 27002), Implementador e avaliador MPS.BR (Software e Serviços). Atua há mais de 15 anos na área de engenharia de software, incluindo Gestão de Projetos e implantações de modelos de maturidade (tais como CMMI e MPS.BR). Atualmente é arquiteto corporativo para a Aliança Renault – Nissan.

  • Gestão de Projetos 36h

    Entender o conceito relativo sobre gestão de projetos com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge); identificar os principais processos e etapas; entender os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos; verificar a aplicação dos temas abordados com a aplicação educacional.

    Ao final desta disciplina você deverá ser capaz de:

    1. Atuar de maneira mais proativa na gestão de projetos e conseguir pensar e organizar suas atividades como projetos (incluindo até mesmo a organização de processos que definam as atividades dos projetos).
    2. Conhecer o ciclo e as disciplinas abordadas no guia PMBOK (o guia mais adotado para gerenciamento de projetos no mundo).
    3. Organizar e estruturar um projeto.
    4. Conhecer as partes que compõem um projeto a fim de poder organizá-lo.
    5. Controlar e acompanhar os riscos de um projeto.

    Marcelo Cestari

    Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas com projetos de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade em Organizações sem fins lucrativos (projeto entre PUCPR e Virginia Tech/USA). Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em informática também pela UFPR. Com certificações PMP, Lead Auditor ISO-9001:2000, ITIL e COBIT Foundation, IBM (Rational Unified Process), MCTS (MS Project), Information Security Foundation (ISO 27002), Implementador e avaliador MPS.BR (Software e Serviços). Atua há mais de 15 anos na área de engenharia de software, incluindo Gestão de Projetos e implantações de modelos de maturidade (tais como CMMI e MPS.BR). Atualmente é arquiteto corporativo para a Aliança Renault – Nissan.

     

  • Gestão Empresarial Estratégica 36 h

    Neste módulo você irá conhecer um pouco mais sobre o ambiente de negócios e suas transformações; o papel do gestor nas empresas; a Integração das gestões de marketing, finanças, produção, logística e cadeia de suprimentos, pessoas, negócios internacionais e estratégias.

    Irá analisar os modelos de gestão (análise dos modelos tradicionais de gestão, análise de modelos contemporâneos de gestão, análise dos modelos emergentes de gestão).  Terá condições de elaboração de cenários ; conhecer melhor o Canvas como ferramenta estratégica.

    Praticar sobre o Processo de tomada de decisão; entender a tecnologia no processo estratégico; conhecer melhor a Gestão de riscos.

    Trabalhar com Mudanças e a inovação na gestão empresarial do futuro.

     

    Clayton Gronovicz

    Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão de Projetos pela KEYANO COLLEGE, no Canadá. Possui experiência na área de Gestão de Negócios, Análise de Mercado e Marketing em empresas como Bombardier Aeroespacial, Mikisew Energy Suncor Oil Sand,TIM Celular e Trade Show Brazil.

  • Indicadores de desenvolvimento e BSC 36h
    1. Indicador de desempenho e planejamento estratégico;
    2. Tipos de indicadores;
    3. A seleção, implantação e gestão de indicadores;
    4. Uso de indicadores na tomada de decisão;
    5. Processo de coleta, armazenamento e geração de relatórios;
    6. Ferramentas tecnológicas e os indicadores de desempenho
    7. BSC: Definição, componentes, perspectivas e relacionamento com o negócio, vantagem e desvantagem no uso dessa ferramenta.

     

    Marcelo Cestari

    Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas com projetos de Gestão de Indicadores de Sustentabilidade em Organizações sem fins lucrativos (projeto entre PUCPR e Virginia Tech/USA). Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em informática também pela UFPR. Com certificações PMP, Lead Auditor ISO-9001:2000, ITIL e COBIT Foundation, IBM (Rational Unified Process), MCTS (MS Project), Information Security Foundation (ISO 27002), Implementador e avaliador MPS.BR (Software e Serviços). Atua há mais de 15 anos na área de engenharia de software, incluindo Gestão de Projetos e implantações de modelos de maturidade (tais como CMMI e MPS.BR). Atualmente é arquiteto corporativo para a Aliança Renault – Nissan.

  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes 36h

    Ementa: Concepções e paradigmas atuais de liderança. Estilos, competências e estratégias de liderança. Liderança de alta performance. Planejamento de desenvolvimento de equipe. Gestão e avaliação em desenvolvimento de equipe. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Desenvolvimento de talentos e competitividade organizacional. Perfil do líder Coach.

     

    Mara Rubia Muniz Monteiro

    Doutora em Sociologia (UFPR). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA). Com formação em Inovação e Tecnologia na Educação, Empreendedorismo e Projetos. Atuação na área de gestão de projetos, análise de impactos sociais, governança, projetos educacionais para empresas e associações. Professora e consultora em educação digital para formação de professores. Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação, bem como Coordenadora dos cursos de Especialização em Educação a Distância e Especialização em Metodologia para Educação Bilíngue na Uniopet.

  • Planejamento de Vendas 36 h

    Ao final deste módulo, você irá entender na prática como funciona a Gestão do funil de vendas; como elaborar o Forecast; qual o Relacionamento horizontal,  vertical,  inter e intra áreas dentro do cliente;

    Conseguirá Identificar/Criar oportunidades de negócios, avaliando os canais de Vendas diretas e Indiretas, assim como irá entender melhor a importância da eficaz Gestão do tempo.