Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Titulação

Especialização

Modalidade

A Distância

Carga Horária

600h

Duração do Curso

15 meses

Inicio das Aulas

11/02/2019 - Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vugotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva)

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

A Distância: 24 x 219,75


* Mensalidade em reais (R$) para 2019. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa aprimorar o conhecimento dos profissionais da Educação, no exercício da psicopedagogia. Ao estudar e avaliar como as pessoas desenvolvem o conhecimento nos diferentes contextos educacionais, o curso incentiva a permanente investigação sobre práticas e ferramentas educacionais inclusivas, com foco em reduzir os índices de insucesso escolar. Com a Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, os profissionais entrarão em contato com conceitos sobre neurolinguística e aquisição de linguagem, neuropsicologia da aprendizagem, psicanálise e educação, entre outros, que darão subsídios teóricos e técnicos para contribuir na qualidade de vida de comunidades, grupos e indivíduos, ao influenciar a resolução de problemas de aprendizagem numa perspectiva clínica e institucional.

A quem se destina

  • Docentes e educadores;
  • Pedagogos;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Profissionais que tem interesse no campo da psicopedagogia.

Diferenciais do curso

  • Grade curricular elaborada por profissionais com expertise em sua área de atuação;
  • Módulos ministrados também por profissionais com expertise em sua área de atuação;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem que oportuniza interação, compartilhamento de experiências e conhecimentos, o que enriquece o aprendizado;
  • Atividades realizadas online com casos práticos apresentados em módulos específicos do curso;

 

 

Disciplinas do Curso

  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica 40h

     

     

     

  • Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional 40h

     

     

     

  • Dificuldades de Aprendizagem 40h

    Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

  • Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h

    Ementa: Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

     

    Priscila Festa

    Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Mestre em Distúrbios da Comunicação (UTP, 2012), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX (2009) , Libras/Língua Portuguesa: Educação Bilíngue para Surdos pelo IPE (2009), Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela PUCPR (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora universitária, com experiência em educação infantil , ensino fundamental, EJA, educação especial, educação a Distância e coordenação pedagógica. Possui certificação PROLIBRAS/MEC de Tradutora Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa e Ensino da Libras. 

  • Epistemologia Genética e Convergente 40h

    Ementa: Linguagem e pensamento. O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo. Afetividade e inteligência. Formação do juízo moral e a construção do conhecimento.

     

    Flavia Luiza Percegona Zanoni

    Atualmente é web-tutora do curso de Pedagogia, Processos Gerenciais e Recursos Humanos à Distância e supervisora de estágio de Educação Infantil do curso de Pedagogia da Opet. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino a Distância. É Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua como professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Curitiba.

  • Ludicidade e avaliação na psicopedagogia 40h

    Ementa: As manifestações da ludicidade e a psicopedagogia. Tipos de Brincar e Joga. Brincar livre e dirigido. Tipos de brinquedos/jogos/brincadeiras por faixa-etária. Espaço, ambiente e jogo. O jogo como recurso de aprendizagem. Materiais e a psicopedagogia. O papel do psicopedagogo e a Ludicidade. Práticas sobre a intervenção psicopedagógica e o brincar.

     

    Michelle Souza Julio Knaut

    Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista em Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem pela PUC -PR, Licenciada Plena em Educação Física e Bacharel em Recreação e Lazer pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós graduanda em Fundamentos da Educação à Distância. Coordenadora de Estágios do Curso de Pedagogia na Faculdade OPET. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade OPET: ministra as seguintes disciplinas: Fundamentos da Educação a Distância, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Educação Física, Ludicidade e a Prática Pedagógica e Educação para Contextos não escolares. Professora vinculada a SME ministrando cursos e palestras voltadas á área de formação continuada. Professora do Curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica na UFPR.

     

     

  • Neurolinguística e Aquisição da Linguagem 40h

    Ementa: A neurolinguística. O que é aprendizagem. Fases do Aprendizado na PNL. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. A aquisição da linguagem por meio das interações. Programação Neurolinguística aplicada à aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e escrita no contexto psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagens.

     

    Liliane Salles

    Mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação em Supervisão Escolar, Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina.  Professora de cursos pós graduação de instituições privadas, assim como Professora do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na modalidade de Educação Especial.

     

     

  • Neuropsicologia da Aprendizagem 40h

    Ementa: Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Fundamentos básicos da Neuropsicologia. Estudo das funções cognitivas. Distúrbios da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem em situações específicas e Plasticidade Cerebral.

     

    Raquel Kämpf

    Doutoranda em Educação pela UFPR, Mestre em Ciências da Linguagem com Área de Concentração em linguagem, estética e processos discursivos; Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência, graduada em Psicologia pela UFSC. Professora do Ensino Superior, atua na clínica com vínculos pais-bebê, crianças, adolescentes, orientação a pais e Orientação Profissional. 

  • Prática Clínica 60h
  • Prática Institucional 60h
  • Processos Construtivos do Raciocínio Lógico-Matemático 40h

    Ementa: Processos construtivos do raciocínio lógico-matemático. Correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação – conceitos piagetianos. Pensando em práticas: como tratar do processo construtivo do raciocínio lógico-matemático?

     

    Manuela Pires Weissböck Eckstein

    Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós graduada em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Guairacá. Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pitanga/PR e Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Educação a Distância da UNICENTRO. Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Formação de Professores, Metodologias de ensino e História da Educação.

  • Psicanálise e Educação 40h

    Ementa: Freud e a psicanálise – aproximação e contexto histórico. Freud – sua trajetória e teoria. A histeria para Freud. Consciente, pré-consciente e inconsciente. Os níveis de personalidade: id, ego, superego. Interpretações sobre sonhos. A sexualidade para Freud. As pulsões. Os estágios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade. O complexo de Édipo. Anna Freud e a Psicanálise Infantil. Melanie Klein e a teoria da relação entre os objetos. D.W. Winnicott e a mãe suficientemente boa. Jacques Lacan: a linguagem e os sintomas da família na criança. Escritos e ideias de Freud sobre a educação. A criança e a aprendizagem numa visão da Psicanálise. Aproximações da Psicanálise para a atuação da Psicopedagogia.

     

    Anelise Coelho

    Possui Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007), Especialização em Gestão, Inovação e Docência em EAD pela Universidade Positivo (2015), especialização em Psicopedagogia e Administração Escolar pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2001), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2001), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Atua como professora de cursos de Pedagogia, Letras e História. Atuou como Coordenadora de Educação a Distância, implantando cursos a distância e com atividades online nos cursos presenciais de janeiro a abril de 2017. Atuou em projetos de EAD com implantação e coordenação de curso de graduação, de pós graduação e de disciplinas online em cursos presenciais e em sala de aula. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, formação de professores, educação infantil, formação e desenvolvimento docente, prática de ensino, ensino fundamental e direito, linguagem e educação.

  • Psicopedagogia Clínica e Institucional 40h

    Ementa: Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas. Ética no trabalho psicopedagógico. Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia. Sociologia: cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo.

     

     

  • Psicopedagogia na família: abordagem comportamental 40h

    Ementa: Novas formações familiares.  Relações familiares numa visão comportamental. Função da família, o lugar que ocupa. Psicopedagogia e intervenções junto aos familiares e as dificuldades de aprender.  Relações interpessoais.

     

    Elisângela Gonçalves Branco Gusi

    Mestre em Educação pela Puc/PR, possui graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional e Educação em EAD. Professora do Ensino Superior. Psicomotricista Relacional no Centro de Educação Infantil Ponto a Ponto, Professora capacitadora da prefeitura de Curitiba. Professora de cursos de pós-graduação na Opet e outras instituições. Proprietária, professora e Supervisora no Instituto Siel de formação continuada e consultoria escolar. Psicomotricista Relacional clínica na Lúdica Espaço Terapêutico e Clínica Equilíbrio. Tem experiência na área de Pedagogia, Psicopedagogia e Psicomotricidade com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Escolar, nas modalidades presenciais e à distância.

  • Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva) 40h

    A teoria de Piaget e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Vygotsky e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Wallon e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Ausubel e sua aplicação no processo de aprendizagem. Análise contextual das teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Wallon e relações entre elas. As teorias Comportamentais e Cognitivas. A relação entre as principais teorias da aprendizagem. Aplicabilidade conceitual das teorias da aprendizagem.

     

    Evellyn Ledur

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Especialização em Gestão Educacional pela UNICENTRO (2016) e graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente cursa a Especialização em Mídias Integradas na Educação na Universidade Federal do Paraná (2016). Pedagoga do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Professora do município de São José dos Pinhais, Professora de Cursos de Pedagogia e Design Instrucional.

  • Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h